segunda-feira, 12 de agosto de 2024

Paixão

Esse poema explora a intensidade e a beleza passageira da paixão, comparando-a ao fogo de artifício, que, embora breve, deixa uma marca duradoura.

 













**Paixão em Faíscas**


Nasce na escuridão fria,  

Um brilho frio e ardente,  

Escondido nas arestas da noite,  

Como uma paixão que desperta,  

Silenciosa, roseira cheia de promessas.


Ela sobe, trémula, decidida

No horizonte do leque sentimental,  

Cada batida a compasso do coração,  

Um jato a cores, entre o bem e o mal.


Então, num frémito de alma,  

Rasga o véu da noiva,  

E explode em mil cores,  

Que iluminam tudo ao redor,  

Por um breve e eterno instante.


A paixão é assim,  

Uma faísca que ascende e ilumina  

Incontrolável, indomável,  

Queima o peito atormentado  

Aurora boreal  da alma, cor da vida!


Cada centelha, cada lampejo 

É uma emoção que recorda  

Um desejo que não se contém,  

Uma fusão que transborda!


Mas logo, como todo fogo de artifício,  

Ela se desfaz em silêncio, sem ti 

Deixa apenas o rastro de fumaça,  

E o eco de um suspiro por realizar !


Ainda assim, é impossível esquecer,  

O brilho nos teus olhos, que ela trouxe,  

O calor que incendiou o coração,  

Mesmo que por um breve momento.


Porque na paixão,  

O instante vale mais que a eternidade,  

E o fogo que nos aquece é amor  

Pelo qual vale a pena  viver e morrer!


Alexandre Inácio



Presidentes críticos da extrema direita

 


Aqui estão alguns exemplos de presidentes e líderes que se têm pronunciado contra a extrema-direita em entrevistas e discursos:


1. **Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente de Portugal:** Rebelo de Sousa tem expressado preocupação com o crescimento da extrema-direita em Portugal e na Europa em geral. Ele tem enfatizado a importância de manter os valores democráticos e evitar o discurso de ódio e a polarização, que são características frequentemente associadas à extrema-direita. Em várias ocasiões, o presidente português destacou a necessidade de combater o populismo e preservar a coesão social.


2. **Alberto Fernández, Presidente da Argentina:** Fernández frequentemente critica a extrema-direita na Argentina e na América Latina, associando-a a políticas neoliberais que, segundo ele, aumentam as desigualdades sociais e enfraquecem a democracia. Ele também critica as tentativas de desestabilização política promovidas por setores extremistas e defende um Estado que promova justiça social e igualdade.


3. **Frank-Walter Steinmeier, Presidente da Alemanha:** Steinmeier, atuando em um país com um passado doloroso ligado ao extremismo de direita, tem sido um forte crítico da ascensão da extrema-direita na Alemanha. Ele alerta contra os perigos do nacionalismo e da xenofobia, frequentemente associando essas tendências ao período nazista. Em suas declarações, Steinmeier defende a importância da memória histórica e do fortalecimento da democracia.


4. **Sergio Mattarella, Presidente da Itália:** Mattarella tem se posicionado contra o crescimento da extrema-direita na Itália, especialmente em um contexto de aumento do populismo e do nacionalismo. Ele tem alertado para os perigos de políticas que promovem a divisão social, a exclusão e a xenofobia, defendendo a unidade e os valores constitucionais da Itália.


5. **Andrzej Duda, Presidente da Polônia:** Embora Duda seja frequentemente associado a políticas de direita, ele tem, em momentos específicos, feito críticas à extrema-direita mais radical. Por exemplo, ele criticou os grupos neonazistas que surgem na Polônia e enfatizou que tais ideologias não têm lugar em uma sociedade democrática. No entanto, sua posição é mais complexa, pois ele também é criticado por adversários por ter políticas que flertam com o nacionalismo.


Aqui estão mais exemplos de presidentes e líderes que fizeram críticas à extrema-direita em diferentes contextos:


6. **Pedro Sánchez, Primeiro-Ministro da Espanha:** Embora não seja presidente, Sánchez é um líder influente na Europa e tem criticado fortemente a extrema-direita, especialmente o partido Vox na Espanha. Ele acusa a extrema-direita de tentar dividir a sociedade espanhola, promovendo discursos xenófobos e contrários aos direitos das minorias. Sánchez defende uma política de inclusão e alerta sobre os perigos do retrocesso democrático.


7. **Alexander Van der Bellen, Presidente da Áustria:** Van der Bellen, conhecido por seu histórico como ambientalista e defensor dos direitos humanos, tem sido um crítico constante da extrema-direita austríaca. Ele frequentemente adverte contra o ressurgimento de ideologias nacionalistas e xenófobas, lembrando os austríacos dos perigos que tais movimentos representaram no passado. Suas críticas são direcionadas principalmente ao Partido da Liberdade da Áustria (FPÖ), que tem raízes no extremismo de direita.


8. **Stevo Pendarovski, Presidente da Macedônia do Norte:** Pendarovski tem criticado a influência crescente da extrema-direita nos Balcãs, uma região historicamente marcada por conflitos étnicos. Ele alerta que o nacionalismo extremo pode desestabilizar a região e atrapalhar o progresso em direção à integração europeia. Pendarovski também defende a cooperação regional e a reconciliação entre os povos dos Balcãs.


9. **Michael D. Higgins, Presidente da Irlanda:** Higgins é conhecido por sua postura progressista e por sua oposição às políticas de extrema-direita, tanto na Irlanda quanto no cenário global. Ele critica o nacionalismo exacerbado e as políticas que promovem a exclusão social e a discriminação. Higgins tem defendido o multilateralismo, a paz e a justiça social como antídotos contra a ascensão da extrema-direita.


10. **Sahle-Work Zewde, Presidente da Etiópia:** Embora o contexto africano seja diferente do europeu, Zewde tem falado sobre os perigos do extremismo, incluindo o extremismo étnico, que pode ser comparável à extrema-direita em outras regiões. Ela alerta contra a polarização e a violência baseadas em identidades étnicas e defende uma abordagem inclusiva para a paz e o desenvolvimento no país.


11. **Kersti Kaljulaid, ex-Presidente da Estônia:** Durante seu mandato, Kaljulaid criticou abertamente os movimentos de extrema-direita na Estônia e na Europa em geral. Ela destacou a importância de resistir ao discurso de ódio e às políticas divisórias que ameaçam os valores democráticos. Kaljulaid também se posicionou contra a manipulação do medo para ganhos políticos, algo que muitas vezes está associado à extrema-direita.


12 Lula da Silva, Presidente do Brasil (2023):** Desde que reassumiu a presidência, Lula tem criticado abertamente a extrema-direita brasileira, especialmente em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores. Ele condena as políticas que considera prejudiciais à democracia e aos direitos humanos, além de criticar a propagação de fake news e o extremismo que, segundo ele, enfraquecem as instituições democráticas.


13 *Joe Biden, Presidente dos Estados Unidos:** Biden tem repetidamente criticado a extrema-direita americana, especialmente em relação ao ataque ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021. Ele tem falado sobre os perigos que o extremismo de direita representa para a democracia dos Estados Unidos, criticando o "MAGA extremism" (referindo-se ao movimento "Make America Great Again" associado a Donald Trump).


14 **Emmanuel Macron, Presidente da França:** Macron frequentemente faz críticas à extrema-direita francesa, especialmente em relação à líder Marine Le Pen e ao seu partido. Ele argumenta que as políticas da extrema-direita são divisivas e que ameaçam os valores republicanos da França, como a igualdade e a laicidade.


Esses exemplos mostram que a crítica à extrema-direita é uma preocupação global, refletindo-se em discursos e entrevistas de líderes em diversos continentes. As abordagens variam, mas o denominador comum é a defesa da democracia, dos direitos humanos e da coesão social frente ao crescimento do radicalismo e do nacionalismo exacerbado. Esses líderes, em seus respectivos contextos, expressam preocupações com o crescimento da extrema-direita, associando-a a riscos para a democracia, a coesão social e os direitos humanos. Suas críticas variam de acordo com a situação política de seus países, mas todos compartilham uma postura de defesa contra o radicalismo e a divisão.

Alexandre Inácio


domingo, 11 de agosto de 2024

Rendas de bilros




História das Rendas de Bilros

As rendas de bilros começaram a ganhar popularidade na Europa no final da Idade Média, e durante o Renascimento, se tornaram um símbolo de status e riqueza. Inicialmente, eram usadas principalmente pela nobreza para adornar roupas, acessórios e itens domésticos. Como os tecidos rendados exigiam muito tempo e habilidade para serem produzidos, eram artigos de luxo, caros e apreciados.

Na Itália, especialmente em regiões como Veneza, e nas Flandres (que inclui partes da atual Bélgica), as rendas de bilros foram rapidamente reconhecidas pela sua qualidade e beleza. Esses centros tornaram-se os principais produtores e exportadores de rendas, influenciando outras regiões da Europa.

Técnica da Renda de Bilros

A técnica da renda de bilros é complexa e exige grande habilidade manual. Os principais componentes do processo são:

- **Bilros:** Pequenos bastões de madeira (ou, menos frequentemente, de osso ou marfim) nos quais o fio é enrolado. Cada bilro é manipulado individualmente, e o número de bilros pode variar de algumas dezenas a centenas, dependendo da complexidade do desenho.

- **Almofada (ou rolo):** Uma almofada firme e cilíndrica, sobre a qual o padrão é fixado. A almofada permite que os bilros sejam manuseados sem que os fios deslizem ou saiam do lugar.

- **Padrão:** Geralmente é um desenho em papel perfurado ou marcado, fixado na almofada, que serve como guia para a colocação dos alfinetes e, consequentemente, para a formação da renda.

- **Alfinetes:** São utilizados para fixar os fios no lugar enquanto os bilros são cruzados e torcidos, ajudando a manter a tensão correta do fio e a formar os pontos do padrão.

Os movimentos básicos na renda de bilros envolvem o cruzamento e torção dos fios, que, combinados de diferentes maneiras, criam os padrões intricados característicos desse tipo de renda.

### Variações Regionais

Cada região que adotou a renda de bilros desenvolveu suas próprias variações estilísticas, técnicas e padrões. Alguns exemplos incluem:

- **Portugal:** Em Portugal, a renda de bilros é especialmente famosa na cidade de Peniche. As rendas de Peniche são conhecidas pela delicadeza dos motivos florais e pela complexidade dos desenhos. 

- **Espanha:** Em Espanha, a renda de bilros tem uma presença forte em regiões como Galícia e Catalunha. A renda galega é famosa por seus motivos geométricos e florais, enquanto a catalã pode incluir desenhos mais elaborados.

- **Bélgica:** As rendas belgas, como as produzidas em Bruges e Mechelen, são algumas das mais conhecidas do mundo. As rendas de Bruges, por exemplo, são conhecidas pela complexidade e pelo uso de motivos naturais como folhas e flores.

- **Inglaterra:** A renda de bilros em Honiton, Devon, tornou-se famosa por seus padrões de flores delicadas e folhas, que eram frequentemente usadas para adornar vestidos de noiva e acessórios da realeza.

### Presença Contemporânea

Embora o auge da produção de rendas de bilros tenha ocorrido entre os séculos XVI e XVIII, a técnica continua viva até hoje, com comunidades em várias partes do mundo mantendo essa tradição artesanal. Em muitos lugares, a produção de renda de bilros é passada de geração em geração, e em algumas regiões, há escolas e oficinas dedicadas a ensinar essa arte.

Nos tempos modernos, a renda de bilros não é mais usada apenas para roupas e acessórios de luxo, mas também em decoração, joias e arte contemporânea. Além disso, muitas rendas de bilros são valorizadas como itens de colecionador e como parte do patrimônio cultural.

Conclusão

As rendas de bilros representam uma tradição artesanal rica e complexa, que reflete a história, a cultura e a habilidade técnica das regiões onde foram desenvolvidas. Embora tenham suas raízes no passado, continuam a ser apreciadas e praticadas hoje, tanto como uma forma de arte quanto como um símbolo de identidade cultural.
Alexandre Inácio
























 

Fotos, MRodas
Museu das rendas de Bilros, Peniche

PS Criada em 1987, a Escola Municipal de Renda de Bilros de Peniche surgiu com o propósito de salvaguardar a arte de tecer a renda de bilros. Está localizada no edifício do Posto de Turismo de Peniche, no centro da cidade, e é hoje uma referência como baluarte na defesa deste património local. É frequentada por alunas de todas as idades.


Matar, matar e matar.

 Como perdoar estas mortes? O que dizer às crianças e à nossa consciência?



Diário Notícias, 11 agosto 2024


sábado, 10 de agosto de 2024

Aleluia

 Em Óbidos.





Como fazer férias sem dinheiro

 



O meu amigo Alexandre Inácio tem uma sentido prático da vida muito invejável. Vejam o que ele aconselha.

Fazer férias sem gastar dinheiro pode ser desafiador, mas é possível se você for criativo e estiver disposto a explorar opções alternativas. Aqui estão algumas ideias:


1. **Staycation (férias em casa)**:

   - Aproveite sua cidade ou região como um turista. Visite parques, museus gratuitos, trilhas, ou participe de eventos locais.

   - Planeje atividades especiais em casa, como noites de filmes, maratonas de séries, ou um dia de spa caseiro.


2. **Troca de casas**:

   - Considere trocar de casa com amigos ou familiares por um período. Isso permite que você viaje para outra cidade ou região sem pagar por hospedagem.


3. **Voluntariado**:

   - Procure programas de voluntariado que ofereçam alojamento e alimentação em troca do seu trabalho. Algumas opções incluem fazendas orgânicas (como WWOOF) ou hostels que aceitam voluntários.


4. **Acampamento gratuito**:

   - Se você gosta de natureza, procure áreas onde é permitido acampar gratuitamente. Lembre-se de verificar as regras locais e levar o equipamento necessário.


5. **Visitar amigos e familiares**:

   - Passe as férias na casa de amigos ou familiares em outra cidade. Isso pode proporcionar uma mudança de cenário sem custos de hospedagem.


6. **Caminhadas e trilhos**:

   - Planeje uma série de caminhadas ou trilhos pela natureza. Isso é gratuito e uma ótima maneira de relaxar e se conectar com a natureza.


7. **Atividades comunitárias gratuitas**:

   - Procure por eventos gratuitos na sua comunidade, como festivais, shows ao ar livre, ou workshops.


8. **Exploração local**:

   - Faça um passeio de bicicleta, descubra novas áreas da sua cidade ou simplesmente explore a pé. Muitas vezes, passamos por lugares interessantes no dia a dia sem realmente conhecê-los.


9. **Programas de aprendizagem**:

   - Use o tempo livre para aprender algo novo. Existem muitos cursos online gratuitos em diversas áreas, como fotografia, culinária, ou artesanato.


10. **Troca de habilidades**:

    - Ofereça algo que você saiba fazer em troca de uma estadia ou atividades. Por exemplo, você pode ensinar inglês, ajudar na jardinagem ou cuidar de crianças em troca de hospedagem ou refeições.


11. **Couchsurfing**:

    - Use plataformas como Couchsurfing para encontrar pessoas dispostas a oferecer hospedagem gratuita. Além de economizar, você pode fazer amigos e aprender mais sobre a cultura local.


12. **Exploração de bibliotecas**:

    - Muitas bibliotecas oferecem mais do que apenas livros. Elas podem ter filmes, exposições, palestras e eventos culturais gratuitos que você pode aproveitar.


13. **Passeios de bicicleta**:

    - Se você tiver uma bicicleta, planeje passeios longos por áreas rurais ou parques. É uma forma de explorar novos lugares, fazer exercício e se divertir sem custos.


14. **Visitas a locais históricos**:

    - Visite locais históricos ou culturais em sua área que não cobram entrada. Muitas vezes, há ruínas, monumentos, ou centros culturais que oferecem visitas gratuitas.


15. **Jardinagem comunitária**:

    - Participe de um projeto de jardinagem comunitária. Além de ser uma atividade ao ar livre, você pode aprender sobre plantas e até levar para casa alguns alimentos frescos.


16. **Eventos em universidades**:

    - Universidades frequentemente oferecem palestras, exibições de filmes, peças de teatro, e outros eventos culturais abertos ao público. Verifique o calendário das universidades próximas.


17. **Intercâmbio de experiências**:

    - Organize um grupo de amigos para compartilhar experiências sem custos. Cada pessoa pode ensinar algo que sabe, como cozinhar, pintar, tocar um instrumento, etc.


18. **Desafios pessoais**:

    - Crie desafios para si mesmo, como fotografar todos os dias algo que você nunca havia notado antes, escrever um diário de viagem mesmo sem sair da sua cidade, ou fazer uma série de receitas novas.


19. **Aulas e workshops gratuitos**:

    - Muitas lojas ou centros comunitários oferecem aulas gratuitas de artesanato, culinária, yoga, etc. Participar dessas atividades pode ser uma forma de aprender algo novo e conhecer pessoas.


20. **Caminhadas urbanas**:

    - Planeje uma caminhada urbana explorando bairros que você normalmente não visita. Você pode descobrir novos cafés, lojas locais e arte de rua sem gastar nada além de energia.


21. **Explorar feiras e mercados**:

    - Visite feiras e mercados locais, onde você pode observar a cultura, provar amostras grátis e conhecer melhor a economia local.


22. **Caça ao tesouro**:

    - Organize uma caça ao tesouro para si mesmo ou para amigos, com desafios ou objetivos específicos para serem encontrados na cidade.


23. **Roteiro gastronômico caseiro**:

    - Recrie em casa a experiência de um roteiro gastronômico, experimentando receitas de diferentes culturas ou regiões em cada refeição.


24. **Passeios de transporte público**:

    - Se a sua cidade tem um bom sistema de transporte público, embarque em um ônibus ou trem para um bairro ou cidade vizinha, apenas para explorar e observar a vida local.


25. **Projetos de arte ao ar livre**:

    - Use materiais que você tem em casa para fazer arte ao ar livre, como pintar pedras, criar colagens com folhas e flores, ou fazer esculturas de areia em uma praia ou parque.


Essas atividades podem tornar suas férias memoráveis sem comprometer seu orçamento, incentivando você a redescobrir o valor das pequenas coisas e da criatividade.


Alexandre Inácio

sexta-feira, 9 de agosto de 2024

Árvores

 





Abraço-te árvore 
Por me seguires até aqui
Por andares na minha sombra
A lembrar me os sonhos verdes
Eu que só sabia sonhar azul!


Abraço-te porque choras
Lágrimas de cristal e seiva
A desgraça de existir sem verde
Tombada e resignada
Abraço que foi e se perde.



Abraço-te porque tombaste
Num vale estrito e solitário
Frondosa e pujante que foste
E agora jazes relíquia 
Testemunha de combate milenário! 





É nos teus veios secos e perfumados
Que reconheço a nossa aventura conjunta
Filhos de deuses alados
Romeiros de  promessa alheia
Sem bordão abraço ou epopeia!







quinta-feira, 8 de agosto de 2024

Como lidar com um filho da p…

 



Lidar com alguém que você considera extremamente difícil ou que causou muito dano emocional pode ser desafiador. Aqui estão algumas estratégias que podem ajudar:


1. **Manter a Calma**: É fundamental manter a calma ao interagir com essa pessoa. Respire fundo e conte até dez antes de responder, para evitar reações impulsivas que possam piorar a situação.


2. **Estabelecer Limites Claros**: Seja assertivo ao estabelecer limites. Deixe claro o que você não tolerará e mantenha-se firme em suas decisões. Dizer "não" é uma parte importante de proteger seu bem-estar.


3. **Não Levar para o Lado Pessoal**: Muitas vezes, o comportamento negativo da outra pessoa reflete mais sobre ela do que sobre você. Tente não internalizar suas ações ou palavras.


4. **Comunicação Clara e Direta**: Quando precisar falar com essa pessoa, seja claro e direto. Evite ambiguidades e mantenha a conversa focada nos fatos, evitando ataques pessoais.


5. **Distância e Espaço**: Sempre que possível, limite o tempo que passa com essa pessoa. Criar distância pode ajudar a reduzir o estresse e a tensão.


6. **Buscar Apoio**: Converse com amigos, familiares ou um terapeuta sobre a situação. Obter uma perspectiva externa pode ser útil e fornecer suporte emocional.


7. **Documentação**: Se a situação envolver um ambiente de trabalho ou outro contexto formal, documente as interações problemáticas. Isso pode ser útil se for necessário envolver autoridades ou superiores.


8. **Autocuidado**: Priorize seu próprio bem-estar. Envolva-se em atividades que o relaxem e tragam alegria, como hobbies, exercícios físicos e práticas de relaxamento.


9. **Escolha Suas Batalhas**: Decida quais questões valem a pena discutir e quais podem ser ignoradas. Nem toda provocação merece uma resposta.


10. **Buscar Soluções**: Tente encontrar soluções construtivas para os problemas, em vez de se concentrar apenas nos conflitos. Isso pode envolver mediação ou encontrar compromissos.


11. **Evitar Confrontos Públicos**: Confrontos em público podem escalar rapidamente. Tente resolver conflitos em ambientes privados onde ambos possam falar abertamente sem pressões externas.


12. **Planejar a Saída**: Em casos extremos, onde a relação se torna insustentável, considere planejar uma saída da situação, seja terminando um relacionamento pessoal, mudando de emprego ou afastando-se dessa pessoa.


Essas estratégias podem ajudar a lidar com pessoas difíceis de maneira mais eficaz e proteger sua saúde mental e emocional.

Alexandre Inácio

segunda-feira, 5 de agosto de 2024

Questionário sobre diferenças dos últimos 50 anos, em Portugal

 



Aqui está um questionário focado nas diferenças entre a vida em Portugal há 50 anos e atualmente, com ênfase na repressão política, falta de liberdade, pobreza, atraso cultural e analfabetismo.


 Questionário: Diferenças entre a vida em Portugal há 50 anos e agora.


1. **Liberdade e Repressão Política**

    - a) Como era a situação política em Portugal há 50 anos (durante o Estado Novo)?

        - ( ) Existia uma polícia política (PIDE/DGS) que reprimia opositores

        - ( ) Havia censura e controle da imprensa

        - ( ) Participação política limitada e sem eleições livres

        - ( ) Todas as alternativas acima

    - b) Como é a situação política em Portugal atualmente?

        - ( ) Democracia plena com eleições livres

        - ( ) Liberdade de imprensa e expressão

        - ( ) Participação política aberta a todos os cidadãos

        - ( ) Todas as alternativas acima


2. **Liberdade de Expressão**

    - a) Como era a liberdade de expressão em Portugal há 50 anos?

        - ( ) Severamente limitada e controlada pelo regime

        - ( ) Censura de livros, jornais e outras publicações

        - ( ) Perseguição de opositores e dissidentes

        - ( ) Todas as alternativas acima

    - b) Como é a liberdade de expressão em Portugal hoje?

        - ( ) Protegida pela Constituição

        - ( ) Diversidade de opiniões na mídia

        - ( ) Livre acesso a informações e debates públicos

        - ( ) Todas as alternativas acima


3. **Educação e Analfabetismo**

    - a) Como era o nível de alfabetização e acesso à educação em Portugal há 50 anos?

        - ( ) Alto índice de analfabetismo

        - ( ) Educação básica limitada e com poucos recursos

        - ( ) Ensino superior acessível a poucos

        - ( ) Todas as alternativas acima

    - b) Como é o nível de alfabetização e acesso à educação em Portugal atualmente?

        - ( ) Baixo índice de analfabetismo

        - ( ) Educação básica gratuita e universal

        - ( ) Ensino superior mais acessível e diversificado

        - ( ) Todas as alternativas acima


4. **Condições Econômicas e Pobreza**

    - a) Como eram as condições econômicas e a pobreza em Portugal há 50 anos?

        - ( ) Alta taxa de pobreza e desigualdade

        - ( ) Baixo salário médio e poucas oportunidades de emprego

        - ( ) Dependência da agricultura e setores primários

        - ( ) Todas as alternativas acima

    - b) Como são as condições econômicas e a pobreza em Portugal hoje?

        - ( ) Melhoria nos índices de pobreza e desigualdade

        - ( ) Maior diversificação da economia e setores de emprego

        - ( ) Melhoria dos salários e condições de trabalho

        - ( ) Todas as alternativas acima


5. **Cultura e Acesso à Informação**

    - a) Como era o acesso à cultura e à informação em Portugal há 50 anos?

        - ( ) Acesso restrito a eventos culturais e literários

        - ( ) Informação controlada pelo Estado

        - ( ) Poucas oportunidades de expressão cultural livre

        - ( ) Todas as alternativas acima

    - b) Como é o acesso à cultura e à informação em Portugal atualmente?

        - ( ) Amplo acesso a eventos culturais e literários

        - ( ) Informação livre e acessível a todos

        - ( ) Oportunidades variadas de expressão cultural

        - ( ) Todas as alternativas acima


6. **Liberdade de Movimento e Imigração**

    - a) Como era a liberdade de movimento e imigração em Portugal há 50 anos?

        - ( ) Restrição de viagens ao exterior

        - ( ) Emigração forçada devido à pobreza e repressão

        - ( ) Controle rigoroso das fronteiras

        - ( ) Todas as alternativas acima

    - b) Como é a liberdade de movimento e imigração em Portugal atualmente?

        - ( ) Livre circulação dentro da União Europeia

        - ( ) Políticas de imigração mais abertas

        - ( ) Acesso a oportunidades internacionais de estudo e trabalho

        - ( ) Todas as alternativas acima


7. **Saúde e Assistência Social**

    - a) Como era o acesso a cuidados de saúde e assistência social em Portugal há 50 anos?

        - ( ) Sistema de saúde limitado e com poucos recursos

        - ( ) Acesso restrito a serviços de saúde para os mais pobres

        - ( ) Pouca assistência social e suporte do governo

        - ( ) Todas as alternativas acima

    - b) Como é o acesso a cuidados de saúde e assistência social em Portugal atualmente?

        - ( ) Sistema Nacional de Saúde acessível a todos

        - ( ) Melhoria na qualidade dos serviços de saúde

        - ( ) Ampla rede de assistência social e suporte governamental

        - ( ) Todas as alternativas acima


8. **Habitação e Qualidade de Vida**

    - a) Como eram as condições de habitação e qualidade de vida em Portugal há 50 anos?

        - ( ) Condições de habitação precárias para muitos

        - ( ) Infraestrutura urbana limitada e desigual

        - ( ) Baixo acesso a serviços básicos

        - ( ) Todas as alternativas acima

    - b) Como são as condições de habitação e qualidade de vida em Portugal atualmente?

        - ( ) Melhoria significativa nas condições de habitação

        - ( ) Infraestrutura urbana desenvolvida

        - ( ) Maior acesso a serviços básicos e de qualidade

        - ( ) Todas as alternativas acima


9. **Direitos Humanos e Igualdade**

    - a) Como eram os direitos humanos e a igualdade em Portugal há 50 anos?

        - ( ) Violação frequente dos direitos humanos

        - ( ) Desigualdade de gênero e discriminação

        - ( ) Limitação dos direitos civis e políticos

        - ( ) Todas as alternativas acima

    - b) Como são os direitos humanos e a igualdade em Portugal atualmente?

        - ( ) Proteção dos direitos humanos garantida por lei

        - ( ) Promoção da igualdade de gênero e combate à discriminação

        - ( ) Direitos civis e políticos assegurados para todos

        - ( ) Todas as alternativas acima


10. **Participação e Mobilização Social**

    - a) Como era a participação e mobilização social em Portugal há 50 anos?

        - ( ) Repressão a movimentos sociais, partidos e sindicatos

        - ( ) Proibição de manifestações e protestos

        - ( ) Controle estatal sobre a mobilização social

        - ( ) Todas as alternativas acima

    - b) Como é a participação e mobilização social em Portugal atualmente?

        - ( ) Liberdade de manifestação e protesto

        - ( ) Fortalecimento dos movimentos sociais, partidos e sindicatos

        - ( ) Participação ativa da sociedade civil

        - ( ) Todas as alternativas acima


Este questionário pode ajudar a explorar as profundas mudanças em Portugal ao longo das últimas cinco décadas, destacando os avanços em liberdade, educação, economia e qualidade de vida.

PS Nao deixa de ser interessante, como a IA se esqueceu da guerra colonial!

Alexandre Inácio


terça-feira, 30 de julho de 2024

Leitores



 Muito obrigado pela vossa escolha! Partilhem com os amigos. 

Singapura ultrapassou a Rússia!

Obrigado.

sexta-feira, 26 de julho de 2024

O amor

 

Pintura, MRodas

Gostava de te fazer um poema de amor

Que falasse de sol, terra e mar, fogo e seiva, de mim e de ti

Gostava mesmo

Como havia de declinar compromisso e crescimento interior, em todos os tempos e modos

Que falasse de florestas e flores nas rugas do teu corpo

Na volúpia do estertor da alma

Com rios e cordas de ternura e beijos

Sim, como eu gostava de inventar um poema de palavras úteis e sensíveis, quadras, versos, música e danças numa única estrofe, com muitas folhas verdes

E como eu saberia dançar dentro de ti, num mar de anémonas e festas, ondas de posse e partilha,  rios de fluídos ternos, êxtase vibrante de amor


Mas não consigo

Não, porra, não consigo evitar esta crueldade que nos ameaça de vida e morte

Não consigo esquecer ou fazer de conta que não vejo

A guerra à minha porta, os sem abrigo, a morte de crianças palestinas e ucranianas, de muitas crianças no mundo

Corpos tenros que nunca hão de amar e já desistiram de correr e brincar. E como suas maes morrem por dentro negando aos olhos o que o útero criou e o coração embalou

Morrem todos sem saber de que morrem

Sem saberem porque morrem

Não há pior morte do que não saber 

Porque se tem de morrer


Morrem os mortos com a dor dos vivos

Que também não sabem porque têm de viver. É a morte que desejam, porque a vida os matou vivos

Os matou em vida para que a morte não os torture novamente

Mais tortura

Na água que não há, 

na comida que não há

Na esperança que não há

Nem ar ou fogo, ou terra ou mar

Não há mais nada

Nada. Apenas a dança da morte, que de tanto dançar na tv, adormeceu a nossa revolta e indignação

Como queres que te fale de amor? 

Para isso é preciso estar vivo, sentir na pele a aragem do teu sorriso

Se estou morto, porque sorrirás tu? 

Se morreste comigo porque estarei eu vivo a cantar o amor? 

Qual amor? 

Não há amor com a morte deitada a meu lado, o escuro fétido, o horror de sentir que morremos porque nos deixamos matar

E nos matam mesmo  assim 

Eu queria escrever um poema de amor que parasse esta hemorragia

Que dissesse que todo o homem e toda a mulher são meus irmãos

Que todas as crianças são nossos filhos

Que juntos prosseguimos a viagem que vai daqui onde quisermos num caminho sempre por fazer

Queria caminhar com a humanidade em direção ao horizonte com promessas de paz e liberdade

Eu queria ser uma areia viva e brilhante neste deserto de humanidade decente

Mesmo rente ao que a gente sente

Vou escrever o poema de amor

Vou escrever para que saibam que o amor nunca se sabe onde começa e onde acaba

Mas que passa aqui, por mim e por ti, no ranger das horas sumidas de cada dia

No compromisso e respeito

Da atração e desejo

Da verdade e liberdade

Que só amor nos pode salvar

A passar do ontem para o amanhã 

O amor é um cavaleiro de ar e vento, de sol e fantasia autêntica de realidade

Que nos abraça e nos leva pela mão

A semear cada semente

Que cresce e diz NÃO.

Afinal, sempre escrevi o poema de amor!

MRodas

domingo, 21 de julho de 2024

Processo criativo




 O processo criativo, para além das características e sensibilidade do seu autor, tem em conta o que as gerações de pensadores e artistas anteriores fizeram e pensaram sobre o tema.


1. **Influência e Inspiração**: Artistas muitas vezes se inspiram no trabalho de seus predecessores, usando suas técnicas, estilos e temas como ponto de partida para novas criações. Isso é evidente em movimentos artísticos onde cada geração reage à anterior, como o  Impressionismo reagindo ao Realismo, e o Modernismo reagindo ao Impressionismo.


2. **Diálogo e Continuidade**: O trabalho de artistas pode ser visto como um diálogo contínuo ao longo do tempo. Artistas podem responder ou comentar diretamente sobre as obras de seus antecessores, expandindo ou desafiando suas ideias. Por exemplo, Pablo Picasso e Georges Braque desenvolveram o Cubismo em parte como uma resposta às obras de Paul Cézanne.


3. **Aprendizagem Técnica**: Muitos artistas aprendem habilidades e técnicas estudando as obras de mestres anteriores. Isso pode envolver a cópia de obras-primas, o estudo da teoria da arte, ou o aprendizado em escolas que ensinam métodos tradicionais.


4. **Contexto Histórico e Cultural**: A compreensão do contexto histórico e cultural em que as obras anteriores foram criadas pode influenciar a produção artística contemporânea. Artistas podem refletir sobre os eventos históricos que influenciaram as obras do passado e como esses eventos se relacionam com a realidade atual.


5. **Inovação e Rejeição**: Em alguns casos, artistas deliberadamente se afastam ou rejeitam as práticas de gerações anteriores para criar algo novo e inovador. Esse impulso pode levar a movimentos de vanguarda que rompem com tradições estabelecidas, como o Dadaísmo ou o Surrealismo.


6. **Reinterpretação e Apropriação**: Artistas contemporâneos frequentemente reimaginam ou apropriam obras do passado, colocando-as em novos contextos ou alterando-as para fazer declarações atuais. Este processo pode ser visto no trabalho de artistas como Sherrie Levine, que recria fotografias de Walker Evans, ou em movimentos como o Pop Art, que se apropriam de imagens da cultura de massa.


7. **Estudo Crítico e Teórico**: A crítica de arte e a teoria desempenham um papel importante no entendimento e na evolução da prática artística. Muitos artistas leem e respondem a teorias críticas e análises de obras anteriores, usando esses insights para informar suas próprias criações. Por exemplo, a teoria pós-moderna questiona a ideia de originalidade, o que influencia artistas a explorarem a reciclagem de ideias e formas.


8. **Revitalização de Técnicas Tradicionais**: Em alguns casos, artistas contemporâneos podem reviver ou reinterpretar técnicas tradicionais que caíram em desuso. Isso pode ser visto na cerâmica, no bordado, na tapeçaria e em outras formas de arte que são revisitadas e renovadas por artistas contemporâneos, trazendo novas dimensões e significados.


9. **Confronto e Provocação**: Muitas vezes, a relação com o passado pode ser de confronto ou provocação. Artistas como Marcel Duchamp, com seu famoso "Fountain", desafiaram as convenções artísticas estabelecidas e as percepções do que pode ser considerado arte, influenciando gerações subsequentes a questionarem e redefinirem essas fronteiras.


10. **Influência Multidisciplinar**: O processo criativo de muitos artistas não se limita às artes visuais, mas é influenciado por outras disciplinas como literatura, música, filosofia e ciência. Por exemplo, o Surrealismo foi fortemente influenciado pelas teorias psicanalíticas de Sigmund Freud, enquanto muitos artistas contemporâneos se inspiram em avanços tecnológicos e científicos.


11. **Mentoria e Linhagens Artísticas**: As tradições de mentoria e aprendizagem de mestres desempenham um papel crucial na transmissão de conhecimentos e técnicas de uma geração para a outra. Grandes mestres como Michelangelo e Leonardo da Vinci não só criaram suas próprias obras, mas também influenciaram diretamente seus alunos e assistentes, perpetuando e evoluindo estilos e abordagens artísticas.


12. **Intercâmbio Cultural e Globalização**: A globalização e o intercâmbio cultural permitem que artistas contemporâneos tenham acesso a uma vasta gama de influências históricas e culturais de diferentes partes do mundo. Isso resulta em um enriquecimento do processo criativo, onde elementos de várias tradições artísticas são combinados e recontextualizados.


13. **Documentação e Arquivamento**: A existência de arquivos, museus, e coleções de obras de arte proporciona aos artistas contemporâneos acesso a uma vasta documentação visual e teórica. O estudo de catálogos raisonné, escritos de artistas e críticos do passado, e exposições retrospectivas permite um entendimento profundo das trajetórias artísticas anteriores e como elas podem ser reinterpretadas.


14. **Resgate e Resgate Crítico**: O processo de redescobrir e valorizar artistas que foram negligenciados ou marginalizados ao longo da história também faz parte do processo criativo contemporâneo. Movimentos como o feminismo e a revisão pós-colonial têm trazido à tona o trabalho de artistas cujas contribuições foram subestimadas, influenciando a produção artística atual.


Cada uma dessas facetas contribui para um processo criativo que é dinâmico e constantemente em evolução, mantendo um diálogo contínuo com o passado ao mesmo tempo que olha para o futuro.

Alexandre Inácio