sexta-feira, 26 de julho de 2024

O amor

 

Pintura, MRodas

Gostava de te fazer um poema de amor

Que falasse de sol, terra e mar, fogo e seiva, de mim e de ti

Gostava mesmo

Como havia de declinar compromisso e crescimento interior, em todos os tempos e modos

Que falasse de florestas e flores nas rugas do teu corpo

Na volúpia do estertor da alma

Com rios e cordas de ternura e beijos

Sim, como eu gostava de inventar um poema de palavras úteis e sensíveis, quadras, versos, música e danças numa única estrofe, com muitas folhas verdes

E como eu saberia dançar dentro de ti, num mar de anémonas e festas, ondas de posse e partilha,  rios de fluídos ternos, êxtase vibrante de amor


Mas não consigo

Não, porra, não consigo evitar esta crueldade que nos ameaça de vida e morte

Não consigo esquecer ou fazer de conta que não vejo

A guerra à minha porta, os sem abrigo, a morte de crianças palestinas e ucranianas, de muitas crianças no mundo

Corpos tenros que nunca hão de amar e já desistiram de correr e brincar. E como suas maes morrem por dentro negando aos olhos o que o útero criou e o coração embalou

Morrem todos sem saber de que morrem

Sem saberem porque morrem

Não há pior morte do que não saber 

Porque se tem de morrer


Morrem os mortos com a dor dos vivos

Que também não sabem porque têm de viver. É a morte que desejam, porque a vida os matou vivos

Os matou em vida para que a morte não os torture novamente

Mais tortura

Na água que não há, 

na comida que não há

Na esperança que não há

Nem ar ou fogo, ou terra ou mar

Não há mais nada

Nada. Apenas a dança da morte, que de tanto dançar na tv, adormeceu a nossa revolta e indignação

Como queres que te fale de amor? 

Para isso é preciso estar vivo, sentir na pele a aragem do teu sorriso

Se estou morto, porque sorrirás tu? 

Se morreste comigo porque estarei eu vivo a cantar o amor? 

Qual amor? 

Não há amor com a morte deitada a meu lado, o escuro fétido, o horror de sentir que morremos porque nos deixamos matar

E nos matam mesmo  assim 

Eu queria escrever um poema de amor que parasse esta hemorragia

Que dissesse que todo o homem e toda a mulher são meus irmãos

Que todas as crianças são nossos filhos

Que juntos prosseguimos a viagem que vai daqui onde quisermos num caminho sempre por fazer

Queria caminhar com a humanidade em direção ao horizonte com promessas de paz e liberdade

Eu queria ser uma areia viva e brilhante neste deserto de humanidade decente

Mesmo rente ao que a gente sente

Vou escrever o poema de amor

Vou escrever para que saibam que o amor nunca se sabe onde começa e onde acaba

Mas que passa aqui, por mim e por ti, no ranger das horas sumidas de cada dia

No compromisso e respeito

Da atração e desejo

Da verdade e liberdade

Que só amor nos pode salvar

A passar do ontem para o amanhã 

O amor é um cavaleiro de ar e vento, de sol e fantasia autêntica de realidade

Que nos abraça e nos leva pela mão

A semear cada semente

Que cresce e diz NÃO.

Afinal, sempre escrevi o poema de amor!

MRodas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seja crítico, mas educado e construtivo nos seus comentários, pois poderão não ser publicados. Obrigado.