segunda-feira, 30 de junho de 2014

Mais pancadaria em Arcos de Valdevez e ...Lavradas!



Na procura de vários documentos encontrei estes recortes, que o meu amigo Luís Lucena me tinha mandado,In,O ARCOENSE, nº nº862, de 21 de Setembro de 1902:

                                                          "Pancadaria"

No dia de feira houve grossa pancadaria entre uns indivíduos de Prozelo e do Soajo, aí para o Largo da Valeta, chegando alguns a cair ao rio, o que por certo lhes havia de refrear os ímpetos guerreiros. Informam-nos que esta desordem foi consequência de outra que os de Soajo fizeram na romaria da Peneda.


Ora, é preciso pôr cobro a estas contendas que, além de darem uma má ideia dos povos deste concelho, muito prejudicam as feiras e romarias. Para o ano muita gente deixará de concorrer à romaria da Peneda com medo a estas exibições selvagens. Aquela romaria não deve deixar de ser convenientemente policiada."


O nº 868, do mesmo jornal de 2 de Novembro, refere uma desordem ainda maior. Com o título de:

"Grande desordem. A vila em estado de sítio. Feridos graves"

A notícia descreve uma nova cena de pancadaria, na feira de gado, provocada pelos de Soajo, que vieram em grande força até à vila. No final, tiveram que bater em retirada. Choveram pedradas e até se ouviram tiros de revólver.

"Por momentos julgamo-nos transportados a África, assistindo a um combate entre selvagens", escreve o articulista.


A notícia termina referindo que houve imensos feridos, tendo a gravidade de alguns levado ao seu internamento no hospital. Um de Prozelo e outro do Soajo estavam em perigo de vida.

Foi neste regresso ao passado que deixei ecoar as vozes e as memórias dentro de mim.
Quando meu avó Marujo, da Várzea, contava as suas histórias verdadeiras – quem as inventava era a minha avó Ana - os seus olhos brilhavam mais e endireitava-se na cadeira, à procura do contexto dos acontecimentos, indiferente à minha pouca idade e ao sorriso complacente da minha mãe:
-       os de Soajo tinham mandado recado para os lugares. A data estava marcada para o dia de feira. Que fossemos os que pudéssemos. Era preciso mostrar que havia homens em Soajo…
-       E não tinha medo, meu sogro?
-       Medo toda a gente tem! Coragem, poucos!
Eu brincava com pedrinhas a esgaravatar o terreiro em Ramil, enquanto à minha frente passavam aventureiros, de barrete e varapaus de levar tudo na frente, destemidos a defender as damas e crianças, a justiça e a verdade!
Foi assim que soube que os meus heróis levaram tudo na frente. Por entre tachos e galinhas, porcos e tecidos, pipos e alfaias, tudo aos gritos espavoridos de pânico. Mas… havia uma curva, uns socalcos, onde as mulheres dos perdedores tinham enchido os aventais de pedras, solidárias com os maridos e filhos.
- Ora, começam a chover pedras de todos os lados. Ninguém estava à espera daquilo. Como nos podíamos defender das pedradas com os paus? Toca de recuar…
- Fugiram, meu sogro?- perguntava a minha mãe, levantando a cabeça da costura.
- Fugir, não! Recuamos!
E sorria!
Eu levantei a cabeça do terreiro a espreitar um sorriso maroto e divertido. Ele afagava o queixo e sorria:
- Demos conta deles… mas perdemos com as mulheres!

Deve ter sido por estas alturas que começou a minha admiração pelas mulheres! Valentes, heróicas, em cima dos socalcos, Marias da Fonte, saias negras esvoaçando ameaças mais duras que as pedras vencedoras!

Mas a história continuou guardada na minha memória.
O tempo foi passando e já em Braga, pelos meus dezassete anos, aceito o convite dum fim de semana em casa dos pais do meu amigo de estudos e quarto, o Agostinho de Sousa Gomes, de Lavradas, Ponte da Barca.

Recebidos em casa dos pais como príncipes. Ainda hoje lhes agradeço.
A avó com 90 e tal anos, acamada, mas com um cérebro mais luminoso que as madrugadas de abril, quando soube que era de Soajo, tinha uma história para me contar.
-       Eu não sei bem o ano, mas tinha 12 ou 13 anos e fui à feira dos Arcos. Fui com a minha mãe comprar novidades e curiosidades! Mas na verdade só me lembro de ouvir dizer: - Fujam, fujam que vêm aí os de Soajo. Eu não os vi, mas quando ouvi isto, peguei nas minhas sandálias na mão e toca de correr por ali fora, como toda a gente… a fugir.  Soube mais tarde que era um rixa com os de Prozelo, mas não sei bem as razões…parece que os de Prozelo se metiam com as mulheres e moças de Soajo, quando vinham à feira … elas contaram aos homens e eles resolveram tirar satisfações nesse dia! Alguns achavam que os de Soajo eram muito maus, mas eu achava que eles tinham razão…
 Obrigado, avó!
Eu ouvia extasiado a confirmação das histórias dos heróis da minha infância. Ali no meio do verde de Lavradas!
Afinal o meu avô não inventava as histórias. Isso, quem o fazia muito bem era a minha avó!




Mnauel Rodas
Oeiras, 30-6-2014 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seja crítico, mas educado e construtivo nos seus comentários, pois poderão não ser publicados. Obrigado.