segunda-feira, 23 de junho de 2014

"Pancadaria na Vila dos Arcos"

SABIAS?




In, O ARCOENSE, nº nº862, de 21 de Setembro de 1902:

                                                          "Pancadaria"

No dia de feira houve grossa pancadaria entre uns indivíduos de Prozelo e do Soajo, aí para o Largo da Valeta, chegando alguns a cair ao rio, o que por certo lhes havia de refrear os ímpetos guerreiros. Informam-nos que esta desordem foi consequência de outra que os de Soajo fizeram na romaria da Peneda.


Ora, é preciso pôr cobro a estas contendas que, além de darem uma má ideia dos povos deste concelho, muito prejudicam as feiras e romarias. Para o ano muita gente deixará de concorrer à romaria da Peneda com medo a estas exibições selvagens. Aquela romaria não deve deixar de ser convenientemente policiada."


O nº 868, de 2 de Novembro, refere uma desordem ainda maior. Com o título de:

"Grande desordem. A vila em estado de sítio. Feridos graves"

A notícia descreve uma nova cena de pancadaria, na feira de gado, provocada pelos de Soajo, que vieram em grande força até à vila. No final, tiveram que bater em retirada. Choveram pedradas e atá se ouviram tiros de revólver.

"Por momentos julgamo-nos transportados a África, assistindo a um combate entre selvagens", escreve o articulista.

A notícia termina referindo que houve imensos feridos, tendo a gravidade de alguns levado ao seu internamento no hospital. Um de Prozelo e outro do Soajo estavam em perigo de vida.





Em 18.9.52, começou a funcionar o telefone em Soajo com o nº 7804, instalado provisoriamente na padaria da Sr.ª D. Maria Joaquina Fernandes, tendo sido deslocado mais tarde e após a conclusão das obras, para a Casa do Povo de Soajo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seja crítico, mas educado e construtivo nos seus comentários, pois poderão não ser publicados. Obrigado.