quinta-feira, 31 de outubro de 2024

4. Dia

 


Hoje foi o 4. dia da aventura à vela no Tejo. Ontem tivemos treino físico e cognição, em terra. O treino físico é simples, exercícios de força, equilíbrio e concentração. O treino cognitivo também é simples, mas reconheço a minha dificuldade em fazer nós utilizados no mar. Talvez se fossem exercícios práticos com cordas, seriam mais fáceis, mas não há remédio, é treinar, treinar, treinar…com cordéis!
Nós em oito, nó direito, nó do fiel, nó lais de guia, nó volta de cunho, etc…Fui à internet e encontrei, https://blog.clickandboat.com/pt/nos-de-marinheiro/
 Os exercícios com os dedos da mão, em movimentos alternados com as duas mãos, mostraram-se um verdadeiro quebra-cabeças. Não imaginava como é difícil sincronizar movimentos com o polegar e mindinho da mão esquerda com os equivalentes na mão direita. E fazer uma sequência de 4 movimentos sincronizados, com as duas mãos, ainda é mais difícil!
No intervalo estive a conversa com o Vi, que com o seu ar enérgico, se mostrava muito interessado. Falamos de parques e de como se começou pelo interesse paisagístico, por influência do Arq. Gonçalo Ribeiro Teles. Só mais tarde, apareceu o interesse na preservação da natureza e ultimamente interessa se dá dinheiro, senão não tem interesse. Tempos que vivemos.
Por sugestão dele vou telefonar para o ICNF para tentar saber onde está o arquivo dos Serviços Florestais no Norte, desde os anos 40, até a sua passagem para o Parque Nacional Soajo Gerês, em 1972. Seria interessante fazer uma procura sobre os Serviços Florestais em Arcos de Valdevez e em Soajo e ver a correspondência entre o Engenheiro Oliveira e o meu pai, José de Sousa Rodas, Guarda-Florestal, bem como o expediente normal do serviço.
Mas voltemos ao Tejo. O dia foi ficando cada vez mais escuro e no final já caíam gotas de água.

Se a proa estiver apontada a barlavento ( donde vem o vento) o barco não anda. Por isso, é necessário arribar, afastar a proa da direção do vento. O contrário é orçar.
Para que isso aconteça é preciso caçar ou folgar a vela, como mostra a imagem. É um jogo de cordas e de coordenação entre a tripulação , enquanto o do leme tenta manter o barco no ângulo desejado, em relação ao vento.
Ainda me sinto pouco à vontade, porque são atividades novas para mim, e seis tripulantes atrapalham me. 
Propus ao piloto Antó que nos levasse até ao Bugio, mas ele disse que como a maré estava vazante, seria preciso mais tempo, pois a maré arrasta  ou puxa o barco e não havia vento suficiente para o trazer de volta em tempo útil.



No final, no regresso para atracar, o mestre Antó, ao leme, deixou descair o barco, e este embateu ligeiramente no cais. Serviu para lembrar como é difícil controlar a sua inércia. São muitas toneladas, talvez nove ou dez.
Deixo aqui 7ma recolha de provérbios ligados ao mar.

Provérbios sobre o Mar

Grande nau, grande tormenta.
Quem é do Mar, não enjoa.
Quem vai ao Mar, perde o lugar.
Gaivotas em terra, tempestade no Mar.
Não se afoga no Mar, o que lá não entrar.
Os Mares mais calmos, são os mais profundos.
O Mar aproxima as terras que ele separa.
Antes o Mar por vizinho, do que, cavaleiro mesquinho.
O Mar que  é Mar, nem sempre dá, hoje não dá, amanhã haverá.
Quando o Mar bate na rocha, quem se lixa é o mexilhão.
Alto Mar e não de vento, não promete seguro tempo.
Sem razão se queixa do Mar, quem outra vez navega.
Quem anda no Mar, não faz do vento o que quer.
Não pude passar o Mar, sem de fortuna me queixar.
Enquanto o Mar bonança, todos são bons pilotos.
Quem não entrar no Mar, nele não se afogará.
Nem com o Mar contar, nem a muitos fiar.
Vista bela é ver o Mar e morar em terra.
Quem o Mar gaba, não tem visto a praia.
Nem muito ao Mar, nem muito à terra.
Quem vai ao Mar, avia-se em terra.
Não há Mar bravo, que não amanse.
Repartiu-se o Mar e fez-se sal.
No Mar bravo, às vezes há bonança.
No Mar anda, para quem nós ganha.
Jornada de Mar, não se pode taxar.
Homem do Mar, cabeça no ar.
Há Mar e Mar, há ir e voltar.
Nau grande, pede Mar fundo.
É inútil levar água ao Mar.

E ainda um poema meu sobre a viagem.




Viagem

Era apenas um pau perdido nas arestas das rochas
Trazia a memória dos sonhos da árvore sua mãe
Que cedo lhe dizia
Faz-te ao mar, faz-te ao mar...

E o pau, resto desse sonho
Já chegara à praia
Onde as ondas continuavam as orações da mãe
Faz-te ao mar, faz- te ao mar

Adormecia enrolada na areia
A ouvir as gaivotas e o ronronar das ondas
Mas ao mar para quê? Tanta àgua...

Foi preciso vir uma criança
E transformar a madeira em vela e casco
A oração em viagem
E o sonho em aventura
Vai pau! Faz-te ao mar!

E o pau se fez caravela
Flor, vento e promessa
Acenar aos continentes
Que a viagem vale a pena quando me solto de mim
olhos meus nos olhos teus, água e floresta

O mar acalenta o sonho
E tu me levas na doce brisa do teu sorriso
Quando num abraço levamos o mundo dentro de nós
E encontramos naus e bandeiras
De braços abertos
A dar- nos voz

Faz-te ao mar, faz-te ao mar!

MRodas



sexta-feira, 25 de outubro de 2024

O caracol

  •  

  • Caldas da Rainha, 2024 
  • Fotografia, Manuel Rodas



  •  Análise técnica:
  • 1. **Perspectiva e ponto de vista:** A fotografia foi tirada de baixo para cima, uma escolha que dá um ar monumental à escultura e à luminária. A visão inclinada não apenas adiciona dinamismo, mas também faz com que o espectador se sinta "menor" em relação ao caracol e à lâmpada, como se estivesse no papel de observador de algo maior e mais impactante. Essa perspectiva acentua a sensação de uma narrativa entre os elementos da imagem.
  •    
  • 2. **Geometria e formas:** As formas curvas da escultura do caracol são contrapostas às linhas retas da arquitetura e aos detalhes angulares da luminária. Esse contraste entre formas orgânicas e geométricas cria um equilíbrio estético interessante. As curvas da luminária e os arabescos no suporte de metal também se conectam visualmente com a concha do caracol, sugerindo uma harmonia subjacente entre os elementos.

  • 3. **Foco e nitidez:** A foto apresenta nitidez nos elementos principais (caracol e luminária), enquanto o fundo, como as árvores, está levemente desfocado. Isso direciona o olhar do observador para o primeiro plano, enfatizando a importância da escultura e da lâmpada no contexto da cena.

  • 4. **Linhas condutoras:** O telhado e os fios que atravessam a imagem ajudam a conduzir o olhar do espectador. As linhas verticais e diagonais presentes na composição criam uma estrutura que sugere movimento e continuidade além da moldura da foto, fazendo com que o olhar percorra todo o espaço visual.

  • Análise artística:
  • 1. **Surrealismo e estranheza:** O grande destaque é a escultura do caracol em uma escala que contrasta com o cenário realista ao redor. Essa justaposição de algo fora de contexto em um ambiente cotidiano cria um efeito surrealista. O caracol, um animal pequeno e discreto na natureza, é aqui transformado em algo monumental e digno de nota, desafiando a percepção comum. Isso pode evocar interpretações sobre a transformação de pequenos detalhes da vida em algo digno de atenção e reflexão.

  • 2. **Simbologia do caracol:** O caracol é frequentemente associado à lentidão, paciência e à natureza cíclica da vida (devido à sua concha em espiral). Sua presença em uma parede de uma cidade moderna pode sugerir uma crítica sutil ao ritmo acelerado da vida urbana. A imagem pode estar provocando uma reflexão sobre a importância de desacelerar e observar o que está ao redor, algo que a fotografia em si permite — congelar um momento para contemplação. 

  • 3. **Contraste entre o natural e o construído:** A parede lisa e a estrutura do prédio simbolizam o mundo feito pelo homem, enquanto o caracol representa a natureza, mesmo que neste caso seja uma criação artística. Essa interação pode ser vista como uma metáfora para o modo como a natureza e a humanidade estão sempre em tensão, coexistindo e muitas vezes se moldando mutuamente. O fato de a luminária estar presente sugere uma intervenção humana sobre a natureza, enquanto o caracol parece permanecer impassível.

  • 4. **Temporalidade e permanência:** Há também um jogo de temporalidade implícito. A luminária é um objeto utilitário, que ilumina temporariamente, enquanto o caracol, tanto na sua forma quanto no simbolismo, é uma figura que representa o tempo prolongado e a permanência. A escultura é fixa, duradoura, enquanto a luz é algo efêmero, que se acende e apaga. Esta dualidade pode sugerir uma reflexão sobre a passagem do tempo e o que permanece ou desaparece com o tempo.

  • 5. **Atmosfera minimalista:** Apesar dos detalhes ricos, a imagem tem uma atmosfera minimalista por causa do uso de preto e branco. A ausência de cor reforça o foco nas formas, texturas e contrastes, permitindo que o espectador se concentre na mensagem visual sem distrações cromáticas. Isso cria um ambiente mais contemplativo e poético.

  •  Contextualização possível:
  • 1. **Arte pública e urbanismo:** Se a escultura faz parte de um projeto de arte pública, ela também pode estar desempenhando o papel de questionar o espaço urbano e como interagimos com ele. Ao colocar um caracol gigante numa parede, o artista pode estar destacando a relação entre o espaço natural e urbano, ou até mesmo convidando os transeuntes a verem o cotidiano de uma nova perspectiva. A arte pública tem o poder de desafiar percepções e recontextualizar ambientes familiares, como essa obra parece fazer.

  • 2. **Fotografia de rua e a captura de momentos inusitados:** O fotógrafo, ao escolher capturar essa cena, pode estar celebrando o inesperado que existe nos cenários urbanos. A escolha de enquadrar o caracol junto à luminária pode ser uma forma de transformar algo ordinário (a lâmpada) em parte de uma narrativa visual mais ampla e criativa, mostrando como pequenos detalhes arquitetônicos ou esculturas podem transformar um ambiente.

  • Em resumo, a imagem que você compartilhou é rica em camadas de interpretação tanto técnica quanto artisticamente. Ela consegue capturar um momento que mescla o mundano e o surreal, enquanto utiliza a fotografia em preto e branco para criar uma atmosfera de introspecção e contemplação visual.

  • Alexandre Inácio


3. Dia

 


Depois duma interrupção de duas semanas, voltei ao convívio destas marinheiras intrépidas e marinheiros valentes. 

Hoje saímos pela primeira vez da doca de Alcântara e inicialmente com motor, para logo de seguida, desfraldarmos as velas. Pena o pouco vento, mas foi aproveitado para ensaiarmos e experimentarmos várias posições do barco, com vento à proa e a bombordo e estibordo.

Os nomes dos objectos e locais do barco são muito estranhos, para mim. Apenas há um nome igual em mar e em terra, manivela! Tudo o resto são diferentes. Alguns, ainda são conhecido e familiares, como popa (parente da frente )e proa, (parte de trás). Bombordo e estibordo também são conhecidos, mas difíceis distinguir. Parece que os marinheiros portugueses encontraram uma forma de não se enganarem. A parte lateral do navio próxima de terra, é bombordo. A outra, estibordo. Outra forma, quando estamos virados para a proa, o lado do coracao é sempre bombordo.Mas há outros bem estranhos, por exemplo, amura. São as partes laterais da frente do navio. As partes laterais de trás do navio são as alhetas. Só me lembro quando queremos mandar alguém embora, furiosos dizemos: põe-te na alheta! Deve ser esta a origem, vai lá para trás! 

Penso que com tempo, lá chegarei a outros nomes.









2. Dia

 


 Hoje é dia d’água.

Cheguei mais cedo. O tempo está com muita humidade e ameaça chover.

Aguardo nas Docas de Alcântara.  

O Vi não esteve presente, mas o Ed e a Paula vieram. A Ri muito simpática foi demonstrando os nomes das posições do navio, bombordo e estibordo, proa e ré, etc..um conjunto de nomes desconhecidos apenas usados  na água.

Experimentamos fazer nós e admiro-me com a minha dificuldade. Lá consegui memorizar 3 tipos, vamos ver até quando. O ambiente é muito cordial, senti-me bem, mas saí a pensar, vale a pena dar-me a esta atividade durante os próximos meses, pois não tenho barco, os meus amigos também não têm, que perspectivas tenho eu de vir a usar estes conhecimentos e esta prática? 

Tinha prometido a mim mesmo fazer em cada ano, algo que nunca tinha feito antes. A vela é um bom exemplo. No ano que está a terminar, experimentei a pintura, mas reconheço que é preciso energia para aprender pintura desde a pintura nas cavernas até hoje e praticar, praticar diariamente. Eu gosto de pintura, mas prefiro ver a que os outros fazem e talvez vá fazendo uma ou outra, quando a vontade for muito grande e não poder deixar de responder quando se tornar uma obsessão. Vou aguardar e talvez amanhã encontre essa lucidez para o desejo de continuar na vela. Também não é muito tempo. Apenas 3 meses.

quinta-feira, 24 de outubro de 2024

1. Dia



 

 Fui o primeiro a chegar a um espaço no Alto da Loba, uma zona de construção social. Parece uma associação de bairro, mas com condições modernas.
O ambiente é agradável, apesar dum início tímido. Somos todos seniores, 4 homens e 8 mulheres desejam aprender e praticar vela. Engraçado como esta dificuldade inicial se mantém ao longo dos anos. 
Exercícios iniciais de actividade física, jogos promotores de interação social, alongamentos e de memória social: reconhecimento do nome dos participantes.
No intervalo alargado, o Vi, o Ed e eu, ficamos a conversar, conhecendo-nos melhor. 
O Ed é engenheiro electrónico. Tem uma empresa e ficou a contar histórias da sua própria empresa. Veio de mota, Honda Varadero. Também tem uma autocaravana, mas não tem tempo para desfrutar.
O Vi é geógrafo de formação mas diz que é ornitólogo de profissão. Ficamos a conversar sobre os flamingos, aves marinhas, e as cagarras que vem dos Açores até ao continente e só vêm a terra para nidificar! 

Inscrevi-me nas actividades de vela da Associação SeaWomen e são compostas de 3 actividades: treino físico, treino mental, em terra e no mar, se são prática da arte de bem navegar a vela! 

ASeaWomen é uma associação de mulheres, mas também aberta a participação masculina. Sem fins lucrativos desenvolve e promove o papel da Mulher no desporto, independentemente da sua cultura, raça ou estatuto socioeconómico, tendo todas as suas atividades como fim a promoção de uma causa social. A Seawoman desenvolve atividades em 3 áreas principais: Formação, Competição e Projetos Sociais.

Amanhã vamos ter aula de vela. São duas vezes por semana em terra e uma na água. Veremos. 

segunda-feira, 21 de outubro de 2024

Habitantes das árvores

 

Dominar a bola é auto-controlar a penumbra dos movimentos involuntários.


Parar para ver o que ainda não é, mas existe, à espera da revelação.


Correr e brincar a apanhada nas sombras da tua indiferença, onde nós existimos!

Sorrio, ao ver-te passar solitário, sem imaginares a minha existência, que te observa!

A lua é uma invenção da noite, onde todas as sombras desenham significados.

Um , dois e …três! Salta outra vez!


domingo, 20 de outubro de 2024

Foto de Rui Lucas

 



A imagem enviada mostra uma onda quebrando com força, capturada num momento de impacto e dispersão da água. A análise técnica e artística pode ser dividida em alguns pontos:


Análise técnica:

1. Composição

A fotografia utiliza a regra dos terços de forma eficaz, com a onda centralizada e o horizonte discreto ao fundo. Isso cria uma sensação de equilíbrio, permitindo que o foco esteja na ação da água.


2. Velocidade do obturador: 

Parece que uma alta velocidade de obturador foi usada para congelar o movimento da água. Esse detalhe é crucial para captar as gotas e o spray da onda em pleno movimento, proporcionando uma sensação de intensidade.


3. Iluminação: 

A luz natural foi bem aproveitada, especialmente na forma como incide sobre o mar, destacando os brilhos das gotas d'água. A tonalidade clara da espuma contrasta bem com o mar mais escuro ao fundo, realçando o drama da cena.


4. Foco: 

A profundidade de campo parece ser moderada, com o foco principal na água mais próxima. A nitidez nas texturas da espuma está bem destacada, enquanto o fundo permanece mais suave, sem distrair o olhar.


Análise artística:

1. Dinâmica e Movimento: 

A escolha do momento exato da quebra da onda transmite força e energia. A sensação de movimento é palpável, quase que se pode sentir o impacto da água ao olhar para a imagem.


2. Contraste e Cores:

Embora a paleta de cores seja limitada (tons de azul, cinza e branco), a composição é forte. O contraste entre o céu mais escuro e a brancura espumosa das ondas dá profundidade à imagem, tornando-a visualmente atraente.


3. Tema e Emoção:

O tema do poder da natureza é evidente. A fotografia capta uma das expressões mais poderosas do oceano – a quebra de uma onda –, e isso evoca sentimentos de respeito e admiração pela força natural.


4. Textura: 

As texturas da água, especialmente nas gotículas suspensas no ar, adicionam uma camada de riqueza visual, criando uma imagem quase tátil.


Conclusão:

Rui Lucas conseguiu capturar um momento fugaz e poderoso do oceano, transmitindo uma sensação de movimento e força natural. Tecnicamente bem executada, a fotografia também se destaca artisticamente pela sua simplicidade e impacto visual. É uma imagem que impressiona tanto pela estética quanto pela mensagem implícita sobre a força da natureza.


Alexandre Inácio




Vota!

 







São os outros?

 







Quem tem medo da democracia?

 





sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Apreciação crítica de uma fotografia

 


Pedi ao amigo Alexandre Inácio que me fizesse um guião de apreciação duma fotografia. Vejam o que disse!

2024-09-24 


Para fazer uma análise crítica e histórica de uma fotografia, é essencial seguir alguns passos fundamentais que permitem a interpretação mais completa da imagem. Aqui está um guia que pode te ajudar a estruturar esse tipo de análise:


1. Contexto Histórico da Fotografia


Data e Localização: Quando e onde a foto foi tirada? Isso oferece uma compreensão inicial do período histórico em que a imagem foi capturada e ajuda a correlacionar o momento com eventos históricos significativos.

Acontecimentos Relevantes: Quais eram os eventos sociopolíticos, culturais ou econômicos que estavam ocorrendo na época? Esse aspecto ajuda a entender por que a fotografia foi tirada e como ela pode estar relacionada a esses eventos.

Fotógrafo: Quem tirou a foto? É importante conhecer o fotógrafo, suas motivações, o estilo e a intenção por trás de seu trabalho. Grandes fotógrafos são frequentemente conhecidos por documentar aspectos específicos da realidade ou promover uma certa estética.

2. Análise Técnica


Composição: Como os elementos na foto são organizados? Analise o enquadramento, as linhas, os planos de profundidade, o uso do espaço positivo e negativo. Pergunte-se se a composição segue regras clássicas, como a regra dos terços, ou se subverte essas normas.

Uso da Luz e Sombras: A iluminação é um dos elementos mais cruciais na fotografia. Identifique se a luz é natural ou artificial e como ela impacta a atmosfera da imagem. As sombras também podem ter papel central na construção do significado visual.

Textura e Foco: Considere a nitidez da imagem e os detalhes. O foco é nítido em toda a foto ou o fotógrafo decidiu destacar um elemento deixando o fundo em desfoque?

Cor ou Preto e Branco: O uso de cores ou a ausência delas pode alterar drasticamente a percepção de uma imagem. As cores podem simbolizar emoções, enquanto o preto e branco pode enfatizar contrastes ou dar uma sensação atemporal.

3. Análise Crítica


Significado e Interpretação: Qual é o tema central da fotografia? Pode ser uma cena de quotidiano, um protesto, uma paisagem ou uma composição abstrata. Aqui, você deve relacionar os aspectos técnicos com o significado emocional ou simbólico da imagem.

Emoções Evocadas: O que você sente ao ver essa imagem? Qual é a reação emocional pretendida pelo fotógrafo?

Contexto Social e Político: A imagem faz uma declaração ou comentário social? Por exemplo, fotografias de guerra, injustiças sociais ou transformações urbanas podem ser veículos de crítica.

4. Impacto e Relevância


Impacto na Sociedade: A fotografia teve repercussão quando foi publicada? Mudou percepções, influenciou movimentos sociais ou ficou conhecida por documentar um evento importante?

Influência Artística: A fotografia influenciou outros fotógrafos ou movimentos artísticos? Esse aspecto destaca a importância da imagem no campo da fotografia e da arte.

5. Comparação com Outras Obras


Comparação Temporal: Como essa fotografia se compara com outras imagens da mesma época ou do mesmo fotógrafo? Isso ajuda a avaliar a originalidade da obra.

Outras Influências Visuais: A fotografia pode ter sido influenciada por outros estilos artísticos, como pintura ou cinema, ou por eventos históricos específicos.

Exemplo de Aplicação:


Vamos imaginar que você está analisando a famosa fotografia "O Beijo da Times Square", tirada por Alfred Eisenstaedt em 1945, após o anúncio do fim da Segunda Guerra Mundial.


Contexto Histórico: Tirada no dia 14 de agosto de 1945, a foto celebra o Dia da Vitória sobre o Japão, quando a rendição do Japão foi anunciada, marcando o fim da Segunda Guerra.

Composição e Técnicas: O contraste entre o uniforme escuro do marinheiro e o vestido branco da mulher cria um foco visual. A imagem em preto e branco acentua o contraste e imortaliza o momento de euforia pública.

Significado: Simboliza a alegria e o alívio com o fim da guerra, além de representar um momento espontâneo de celebração.

Impacto: A fotografia se tornou icônica, representando uma era de esperança e o fim de um longo conflito mundial.

Com essas diretrizes, você pode estruturar sua análise de qualquer fotografia com uma abordagem crítica e histórica detalhada.

terça-feira, 8 de outubro de 2024

Cuidados a ter com o tratamento do cão sabujo da serra de Soajo e possíveis doenças

 



O cão da serra de Soajo, o famoso Sabujo, que durante séculos desceu o rioLima, embarcava em Viana e seguia ate Lisboa, para que os sucessivos reis o distribuíssem pelas várias coutadas e Montarias reais! Alguns foram nos navios com os pescadores de Viana do Castelo até a Terra Nova e Gronelândia onde cruzaram com o cão nativo e deram origem ao atual Labrador!
Um verdadeiro herói da nossa história, um símbolo de força e resistência!
Este é um exemplar de 14 anos, Leão de nome e valentia!




O Sabujo da Serra de Soajo é uma raça portuguesa robusta e resistente, tradicionalmente utilizada para a caça grossa e guarda. Estes cães são conhecidos pela sua excelente capacidade olfativa, resistência física e lealdade. Para garantir o bem-estar e saúde do Sabujo da Serra de Soajo, é importante levar em consideração alguns cuidados específicos:


### 1. **Exercício e Atividade Física**

   - **Necessidade de Exercício:** Estes cães têm muita energia e resistência, por isso precisam de bastante exercício diário. Caminhadas longas, corridas e até mesmo atividades de rastreamento são recomendadas.

   - **Ambiente de Exercício:** O ideal é ter acesso a um espaço aberto ou uma área rural onde ele possa se movimentar livremente. Caso more em apartamento, será necessário um compromisso firme com atividades físicas diárias e intensas.


### 2. **Estimulação Mental**

   - **Desafios de Rastreio:** Estes cães têm um forte instinto de rastreamento, por isso atividades que envolvem o uso do olfato, como procurar objetos escondidos, são muito benéficas para eles.

   - **Jogos de Enriquecimento Mental:** Brinquedos interativos, jogos de obediência e até mesmo atividades de caça simulada ajudam a estimular o Sabujo mentalmente e a evitar o tédio.


### 3. **Alimentação**

   - **Dieta Equilibrada:** Uma ração de alta qualidade que atenda às necessidades de cães de grande porte e com alto nível de atividade é essencial. Ajuste a quantidade de alimento conforme o peso, idade e nível de atividade do seu cão.

   - **Hidratação Adequada:** Por serem muito ativos, estes cães precisam de acesso constante a água fresca, especialmente após exercícios físicos intensos.


### 4. **Cuidados com a Pelagem e Higiene**

   - **Escovação:** O Sabujo da Serra de Soajo possui um pelo curto e denso que geralmente exige pouca manutenção. No entanto, escovar uma vez por semana ajuda a remover pelos soltos e a manter a pele saudável.

   - **Banhos:** Não precisam de banhos frequentes, mas banhos ocasionais, a cada dois ou três meses, são suficientes. Sempre utilize produtos específicos para cães para evitar irritações.

   - **Higiene das Orelhas:** Verifique as orelhas regularmente e limpe com produtos apropriados para evitar o acúmulo de sujeira e o desenvolvimento de infecções.


### 5. **Saúde e Visitas ao Veterinário**

   - **Check-ups Regulares:** Como qualquer cão, o Sabujo deve ser levado ao veterinário anualmente para exames gerais, controle de vacinas e desparasitação.

   - **Problemas de Saúde Comuns:** Embora sejam resistentes, podem estar propensos a problemas de articulação (como displasia de quadril) devido ao porte e ao nível de atividade. O controle de peso e os exercícios adequados ajudam na prevenção.

   - **Cuidado Dentário:** Ofereça brinquedos próprios para mastigar e, se possível, escove os dentes regularmente para prevenir problemas dentários.


### 6. **Treinamento e Socialização**

   - **Socialização Precoce:** Estes cães podem ser territorialistas e protetores, por isso é importante socializá-los desde filhotes com outros cães, animais e pessoas para garantir um comportamento equilibrado.

   - **Obediência e Controle de Chamamento:** Como possuem um forte instinto de caça, o treinamento de obediência e especialmente o comando de chamamento são fundamentais. Use reforço positivo para fortalecer o vínculo e garantir que o cão responda bem aos comandos.

   - **Treinamento de Rastreio e Caça:** Se tiver interesse em caçar ou apenas quer dar ao seu cão a chance de desenvolver suas habilidades naturais, treinamento específico para caça pode ser muito benéfico.


### 7. **Segurança e Proteção**

   - **Espaço Seguro:** Como são cães com um forte instinto de caça e rastreamento, é importante que o local onde vivem tenha uma cerca segura para evitar que escapem atrás de um cheiro ou presa.

   - **Identificação e Microchip:** Devido ao seu impulso de perseguição, é sempre recomendado que o cão tenha uma coleira com identificação e que seja microchipado, para que seja mais fácil encontrá-lo em caso de fuga.


### 8. **Rotina e Conforto**

   - **Rotina Estável:** Tal como outras raças, o Sabujo da Serra de Soajo beneficia de uma rotina bem estabelecida. Mantenha horários consistentes para as refeições e exercícios, o que contribui para o seu bem-estar e reduz a ansiedade.

   - **Conforto e Repouso:** Embora sejam cães muito ativos, também precisam de descanso. Proporcione um espaço confortável para ele repousar após as atividades físicas, como uma cama acolchoada em um local tranquilo.


### 9. **Adaptação ao Clima e Proteção Contra o Tempo**

   - **Resistência ao Clima:** O Sabujo da Serra de Soajo tem uma pelagem que o protege bem em climas moderados, mas é importante observar como ele se adapta ao clima local. Em regiões muito frias ou muito quentes, é necessário tomar alguns cuidados extras.

   - **Proteção Contra o Calor:** No verão, evite atividades intensas durante as horas mais quentes do dia. Proporcione um lugar fresco e sombra para ele descansar, e ofereça água fresca constantemente para prevenir desidratação.

   - **Proteção Contra o Frio:** Em dias muito frios, especialmente se o cão dormir ao ar livre, considere usar uma roupa de inverno para cães e um local protegido do vento e da chuva. Mesmo sendo resistente, ele apreciará esse cuidado adicional.


### 10. **Manutenção das Garras e Almofadinhas das Patas**

   - **Corte Regular das Garras:** As garras do Sabujo devem ser cortadas regularmente para evitar que quebrem ou causem desconforto ao caminhar. Se ele não gasta as garras naturalmente, um corte mensal é ideal.

   - **Cuidado com as Almofadinhas:** As almofadinhas das patas podem sofrer desgaste devido à atividade física. Verifique regularmente para identificar qualquer rachadura ou ferimento e use pomadas hidratantes próprias para cães, especialmente se ele caminha em terrenos ásperos.


### 11. **Prevenção de Parasitas Externos e Internos**

   - **Controle de Pulgas e Carrapatos:** Como o Sabujo é um cão de campo, está mais exposto a parasitas externos. Utilize produtos preventivos contra pulgas e carrapatos, como coleiras, pipetas ou comprimidos, conforme orientação veterinária.

   - **Desparasitação Interna Regular:** Mantenha a desparasitação interna em dia para prevenir infestações de vermes intestinais. Isso é importante especialmente se o cão vive em áreas rurais e em contato com outros animais.


### 12. **Rotina de Higiene Bucal**

   - **Escovação dos Dentes:** Idealmente, os dentes do Sabujo devem ser escovados algumas vezes por semana. Isso ajuda a evitar o acúmulo de placa bacteriana, prevenir doenças gengivais e mau hálito.

   - **Brinquedos e Petiscos para a Mastigação:** Ofereça brinquedos e petiscos próprios para limpeza dental, que ajudam a manter os dentes saudáveis e limpos de maneira mais prática.


### 13. **Interação e Vínculo com a Família**

   - **Necessidade de Companheirismo:** Apesar de ser um cão independente, o Sabujo da Serra de Soajo também gosta da companhia da família. Passar tempo com ele, interagir e brincar são fundamentais para fortalecer o vínculo e evitar problemas de comportamento, como ansiedade por separação.

   - **Atenção às Crianças:** Esses cães são leais e geralmente se dão bem com crianças, mas devem ser supervisionados em interações com crianças pequenas, especialmente por serem enérgicos e de grande porte.


### 14. **Prevenção de Problemas Comportamentais**

   - **Rotinas de Enriquecimento Ambiental:** Para evitar comportamentos destrutivos ou excesso de latidos, crie uma rotina que inclua atividades físicas e mentais. Isso ajuda a manter o Sabujo engajado e mentalmente estimulado.

   - **Controle da Ansiedade:** Como são cães de trabalho, podem ficar ansiosos se não tiverem uma ocupação. Ofereça brinquedos interativos e desafios diários para que ele se sinta útil e engajado.


### 15. **Treinamento Avançado e Especializado**

   - **Treinamento de Habilidades Naturais:** Se você tiver interesse, inscrever o Sabujo em treinamentos específicos para caça ou rastreamento pode ser uma ótima maneira de desenvolver suas habilidades inatas. Isso proporciona satisfação ao cão e permite que ele utilize suas aptidões de maneira controlada e segura.

   - **Obediência Avançada:** Além dos comandos básicos, treinar o Sabujo para responder a comandos avançados, como “deixa”, “espera” e “aqui”, é muito útil. O controle total do chamamento é especialmente importante, considerando seu forte instinto de caça.


### 16. **Considerações Finais sobre o Ambiente de Vida**

   - **Espaço e Liberdade:** O Sabujo da Serra de Soajo não é ideal para a vida em apartamento, a menos que você se comprometa a realizar muitas atividades ao ar livre. Ele se adapta melhor a lares com quintal ou áreas rurais onde possa explorar.

   - **Rotina de Exploração Supervisionada:** Se tiver um espaço grande, como um quintal, permita que ele explore livremente, mas sempre em um ambiente seguro e com supervisão. O instinto de rastreamento pode fazê-lo explorar além do esperado, caso não haja barreiras adequadas.


Cuidar de um Sabujo da Serra de Soajo pode ser desafiador, mas com atenção às suas necessidades físicas, mentais e emocionais, ele pode ser um companheiro extremamente leal e dedicado. É uma raça que valoriza a liberdade, a atividade física e a interação familiar, e com os cuidados certos, será um ótimo companheiro para quem aprecia um estilo de vida ativo e em contato com a natureza.

II


Cuidados de saúde e possíveis tratamentos


O Cão da Serra de Soajo é uma raça portuguesa conhecida pela sua resistência e adaptabilidade ao clima rigoroso das montanhas. No entanto, como qualquer raça, ele pode ser suscetível a algumas doenças específicas e condições de saúde. Conhecer as possíveis enfermidades e os cuidados necessários ajuda a garantir a saúde e o bem-estar deste cão robusto.


### Principais doenças que podem afetar o Cão da Serra de Soajo:

1. **Displasia de quadril e cotovelo**:

   - Como é um cão de porte médio a grande, está suscetível a problemas nas articulações, como a displasia de quadril e cotovelo.

   - **Sintomas**: Dificuldade em levantar, claudicação, dor ao se movimentar e relutância em subir escadas.

   - **Tratamento**: Pode incluir manejo de peso, fisioterapia, medicamentos anti-inflamatórios e, em casos graves, cirurgia.


2. **Torção gástrica (Dilatação Volvulo-Gástrica)**:

   - Esta é uma condição grave que ocorre em cães de peito profundo, onde o estômago torce e interrompe o fluxo sanguíneo.

   - **Sintomas**: Abdômen distendido, tentativas de vômito sem sucesso, inquietação e sinais de dor.

   - **Tratamento**: É uma emergência médica que requer cirurgia imediata. Como prevenção, recomenda-se dividir a alimentação diária em várias refeições menores.


3. **Problemas de pele e alergias**:

   - Embora seja uma raça resistente, o Cão da Serra de Soajo pode desenvolver dermatites, especialmente se exposto a parasitas como pulgas e carrapatos, ou a alérgenos ambientais.

   - **Sintomas**: Coceira, vermelhidão, perda de pelo, e descamação.

   - **Tratamento**: Depende da causa. Pode incluir o uso de shampoos medicinais, tratamentos tópicos, anti-histamínicos ou, em alguns casos, mudança na dieta.


4. **Doenças oculares**:

   - Algumas raças de cães de trabalho estão sujeitas a doenças oculares, como cataratas e atrofia progressiva da retina.

   - **Sintomas**: Dificuldade de visão, relutância em se mover em ambientes pouco iluminados, ou sinais de irritação ocular.

   - **Tratamento**: Pode incluir colírios específicos, e em alguns casos, cirurgia para remover cataratas.


5. **Problemas cardíacos**:

   - Cães de grande porte podem desenvolver problemas cardíacos, como a cardiomiopatia dilatada.

   - **Sintomas**: Tosse, falta de ar, letargia e intolerância ao exercício.

   - **Tratamento**: Inclui medicamentos para melhorar a função cardíaca, dieta apropriada e controle regular com um veterinário especializado.


### Cuidados Preventivos e Tratamentos:

1. **Exames regulares**: Visitas frequentes ao veterinário para exames de rotina ajudam a detectar doenças precocemente.

2. **Dieta balanceada e controle de peso**: Uma alimentação adequada evita problemas articulares e metabólicos.

3. **Atividade física**: Esta raça é naturalmente ativa e precisa de exercícios regulares para manter a saúde muscular e cardiovascular.

4. **Controle de parasitas**: Uso de antiparasitários para evitar pulgas, carrapatos e vermes é fundamental.

5. **Vacinação e vermifugação**: Manter a vacinação em dia e vermifugar regularmente é essencial para prevenir doenças infecciosas.


III

### Doenças Genéticas e Condições Específicas da Raça


#### 1. **Doenças Autoimunes**:

   - Cães de raças rústicas e de trabalho, como o Cão da Serra de Soajo, podem desenvolver doenças autoimunes, embora seja menos comum. Estas doenças ocorrem quando o sistema imunológico ataca o próprio corpo.

   - **Exemplos**: Lupus eritematoso sistêmico e outras doenças de pele autoimunes.

   - **Sintomas**: Pode variar amplamente, incluindo lesões de pele, febre, fraqueza e perda de apetite.

   - **Tratamento**: Frequentemente envolve imunossupressores e tratamento tópico para controle de sintomas.


#### 2. **Miopatia Inflamatória**:

   - É uma condição que pode afetar cães de trabalho, especialmente aqueles que têm uma vida ativa. Envolve inflamação nos músculos, levando a fraqueza muscular.

   - **Sintomas**: Dificuldade em andar, fraqueza muscular, fadiga excessiva após exercício.

   - **Tratamento**: Inclui anti-inflamatórios, repouso e fisioterapia. Em alguns casos, a dieta pode ser ajustada para melhorar a saúde muscular.


### Prevenção de Doenças e Cuidados Adicionais

Para maximizar a saúde do Cão da Serra de Soajo, algumas práticas de prevenção e cuidados diários são recomendadas:


#### 1. **Higiene e Cuidados com o Pelo**:

   - O Cão da Serra de Soajo possui uma pelagem dupla e densa, adaptada ao frio. Para evitar problemas de pele e manter o pelo saudável, escovações regulares são fundamentais, especialmente durante o período de troca de pelagem (duas vezes ao ano).

   - Banhos devem ser dados apenas quando necessário, pois o excesso pode retirar a oleosidade natural do pelo, prejudicando a barreira protetora da pele.


#### 2. **Exercícios e Atividade Física**:

   - Esta raça foi criada para ser ativa e necessita de exercícios diários. Caminhadas longas, corridas e atividades que envolvam agilidade e força ajudam a manter o peso e fortalecer as articulações.

   - Atividades que simulam o pastoreio podem ser ideais, pois estimulam o cão fisicamente e mentalmente, evitando comportamentos destrutivos.


#### 3. **Socialização e Enriquecimento Mental**:

   - O Cão da Serra de Soajo é protetor e vigilante, características que podem levar a um comportamento reservado. A socialização desde cedo com outros cães, pessoas e diferentes ambientes é essencial para prevenir comportamentos excessivamente protetores ou agressivos.

   - Brinquedos interativos, jogos de busca e quebra-cabeças são ótimos para estimular a mente e reduzir o estresse.


### Suplementação e Dieta Específica


#### 1. **Suplementação para Articulações**:

   - Condroitina e glucosamina são frequentemente recomendados para raças propensas a problemas articulares. Esses suplementos ajudam a proteger as articulações e prevenir a degeneração ao longo do tempo.

   - Omega-3, encontrado em óleos de peixe, ajuda a manter as articulações lubrificadas e tem propriedades anti-inflamatórias.


#### 2. **Dieta Rica em Proteínas**:

   - Como cão de trabalho, ele precisa de uma dieta que apoie seus níveis de energia e manutenção muscular. Proteínas de alta qualidade são essenciais.

   - A inclusão de vegetais e carboidratos complexos na dieta ajuda a manter a energia e promover a digestão saudável.


### Cuidados Veterinários Regulares


Para garantir que o Cão da Serra de Soajo mantenha-se saudável e evite doenças, é importante:


- **Consultas semestrais ao veterinário** para check-ups completos, especialmente à medida que o cão envelhece.

- **Exames de sangue regulares**, para monitorar a saúde de órgãos internos e detectar problemas precocemente.

- **Testes genéticos**: Se houver histórico familiar de doenças hereditárias, testes genéticos podem ajudar a identificar predisposições e adotar estratégias preventivas.


Em suma, o Cão da Serra de Soajo, embora rústico e resistente, necessita de atenção constante para prevenir e tratar qualquer condição que possa surgir. O acompanhamento veterinário, aliados a uma rotina de cuidados adequados, garantem a longevidade e qualidade de vida da raça.

domingo, 29 de setembro de 2024

Fluir

 

Pintura e foto MRodas


Fluir 

Vem afluir ou incluir
concluir, construir, destruir, diluir, excluir, incluir, influir, instruir, obstruir, poluir, possuir,


quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Apreciação artística da fotografia



Igreja de Oeiras 
Fotografia, Manuel Rodas


 

Pedi ao amigo Alexandre Inácio que me fizesse um guião de apreciação duma fotografia. Vejam o que disse!
2024-09-24 

Para fazer uma análise crítica e histórica de uma fotografia, é essencial seguir alguns passos fundamentais que permitem a interpretação mais completa da imagem. Aqui está um guia que pode te ajudar a estruturar esse tipo de análise:

1. Contexto Histórico da Fotografia

Data e Localização: Quando e onde a foto foi tirada? Isso oferece uma compreensão inicial do período histórico em que a imagem foi capturada e ajuda a correlacionar o momento com eventos históricos significativos.
Acontecimentos Relevantes: Quais eram os eventos sociopolíticos, culturais ou econômicos que estavam ocorrendo na época? Esse aspecto ajuda a entender por que a fotografia foi tirada e como ela pode estar relacionada a esses eventos.
Fotógrafo: Quem tirou a foto? É importante conhecer o fotógrafo, suas motivações, o estilo e a intenção por trás de seu trabalho. Grandes fotógrafos são frequentemente conhecidos por documentar aspectos específicos da realidade ou promover uma certa estética.
2. Análise Técnica

Composição: Como os elementos na foto são organizados? Analise o enquadramento, as linhas, os planos de profundidade, o uso do espaço positivo e negativo. Pergunte-se se a composição segue regras clássicas, como a regra dos terços, ou se subverte essas normas.
Uso da Luz e Sombras: A iluminação é um dos elementos mais cruciais na fotografia. Identifique se a luz é natural ou artificial e como ela impacta a atmosfera da imagem. As sombras também podem ter papel central na construção do significado visual.
Textura e Foco: Considere a nitidez da imagem e os detalhes. O foco é nítido em toda a foto ou o fotógrafo decidiu destacar um elemento deixando o fundo em desfoque?
Cor ou Preto e Branco: O uso de cores ou a ausência delas pode alterar drasticamente a percepção de uma imagem. As cores podem simbolizar emoções, enquanto o preto e branco pode enfatizar contrastes ou dar uma sensação atemporal.
3. Análise Crítica

Significado e Interpretação: Qual é o tema central da fotografia? Pode ser uma cena de quotidiano, um protesto, uma paisagem ou uma composição abstrata. Aqui, você deve relacionar os aspectos técnicos com o significado emocional ou simbólico da imagem.
Emoções Evocadas: O que você sente ao ver essa imagem? Qual é a reação emocional pretendida pelo fotógrafo?
Contexto Social e Político: A imagem faz uma declaração ou comentário social? Por exemplo, fotografias de guerra, injustiças sociais ou transformações urbanas podem ser veículos de crítica.
4. Impacto e Relevância

Impacto na Sociedade: A fotografia teve repercussão quando foi publicada? Mudou percepções, influenciou movimentos sociais ou ficou conhecida por documentar um evento importante?
Influência Artística: A fotografia influenciou outros fotógrafos ou movimentos artísticos? Esse aspecto destaca a importância da imagem no campo da fotografia e da arte.
5. Comparação com Outras Obras

Comparação Temporal: Como essa fotografia se compara com outras imagens da mesma época ou do mesmo fotógrafo? Isso ajuda a avaliar a originalidade da obra.
Outras Influências Visuais: A fotografia pode ter sido influenciada por outros estilos artísticos, como pintura ou cinema, ou por eventos históricos específicos.
Exemplo de Aplicação:

Vamos imaginar que você está analisando a famosa fotografia "O Beijo da Times Square", tirada por Alfred Eisenstaedt em 1945, após o anúncio do fim da Segunda Guerra Mundial.

Contexto Histórico: Tirada no dia 14 de agosto de 1945, a foto celebra o Dia da Vitória sobre o Japão, quando a rendição do Japão foi anunciada, marcando o fim da Segunda Guerra.
Composição e Técnicas: O contraste entre o uniforme escuro do marinheiro e o vestido branco da mulher cria um foco visual. A imagem em preto e branco acentua o contraste e imortaliza o momento de euforia pública.
Significado: Simboliza a alegria e o alívio com o fim da guerra, além de representar um momento espontâneo de celebração.
Impacto: A fotografia se tornou icônica, representando uma era de esperança e o fim de um longo conflito mundial.
Com essas diretrizes, você pode estruturar sua análise de qualquer fotografia com uma abordagem crítica e histórica detalhada.