sábado, 16 de novembro de 2024

6. dia

 


Hoje foi um dia terrível para este diário. Torci o pé direito, de manhã e já não consegui ir à vela. Que chatice! Uhfff!

Bom, mas o dia foi passando e tentei valorizar as coisas boas. Primeiro, de manhã, fui à praia de Carcavelos e, como o tempo estava de verão, não resisti tomei dois banhos fantásticos. Água maravilhosa e sol espetacular. Até eu fiquei tão surpreendido que fiz um video para memória futura. Banho do dia 13 de novembro. É isso, dia 13, azar! O que vale é que não sou supersticioso. Avisei os amigos da vela a dizer que não podia ir, mas desejava-lhes uma ótima aventura, no Tejo.

Como estava em casa, aproveitei para fazer uma revisão d matéria e fui à IA saber o que havia disponível sobre CABOS, VELAS E GUINDASTES. Ora vejam: 

Um barco à vela é uma embarcação rica em nomenclatura específica, especialmente nas partes relacionadas à navegação. Aqui estão os nomes dos principais cabos, velas e guindastes encontrados num barco à vela, com suas respectivas finalidades.

1. Cabos • Escotas: Cabos que servem para ajustar a posição das velas, controlando o ângulo delas em relação ao vento. • Escota da vela grande: Ajusta a vela principal. • Escota da genoa: Ajusta a vela de proa. • Amantilho: Cabo que sustenta o peso da retranca (a barra horizontal que fica na parte inferior da vela grande). • Brandais: Cabos de aço ou cordas que sustentam o mastro lateralmente. • Brandais de barlavento: Ajudam a evitar que o mastro dobre para o lado oposto ao vento. • Estais: Cabos que sustentam o mastro para frente e para trás. • Estai de proa: Fixa o mastro pela frente e onde muitas vezes a vela de proa, como a genoa, é fixada. • Estai de popa: Sustenta o mastro para trás, impedindo-o de inclinar para frente. • Baluma: Cabo que tenciona a parte traseira da vela. • Cunha: Cabo que regula a altura da retranca em relação ao mastro. • Carreta: Cabo usado para ajustar a posição das velas em sentido horizontal. • Escoteira: Peça ou cabo que prende o punho da vela para esticar a parte inferior (carangueja). • Borneca: Corda para prender as velas ao mastro ou à retranca. • Bujarrona: Usado para ajustar a posição da bujarrona (vela de proa maior que a genoa). • Fundo: Cabo para ajustar a posição da retranca para baixo. 2. Velas • Vela Grande (ou Mestra): A vela principal que está presa ao mastro e à retranca. Fornece a maior parte da propulsão do barco, direcionando-o contra o vento. • Genoa: Uma vela de proa grande que se estende além do mastro. É usada para navegar com vento de través (lateral) e popa. • Vela de Estai (ou Tormentina): Uma vela menor de proa, usada em ventos fortes. É menor e oferece mais controle em condições adversas. • Spinnaker (ou Balão): Uma vela grande e leve, usada em ventos favoráveis, como vento de popa, para aumentar a velocidade. • Vela de Trinqueta: Fica entre o mastro principal e o mastro da proa, usada em ventos fortes para melhorar a estabilidade. • Vela de Estai Interno (Stay sail): Menor e montada em um estai interno para condições de vento fortes. • Vela de Storm Jib: Pequena, triangular, para ventos muito fortes. • Vela de Popa (ou Mezena): Usada em barcos de dois mastros, situada no mastro menor (popa) para equilibrar o barco. 3. Guindastes e Dispositivos de Elevação • Halyard (Adriça): Cabos que servem para içar as velas até o topo do mastro. • Adriça da vela grande: Iça a vela grande até o topo do mastro. • Adriça da genoa: Iça a genoa. • Grua: Um pequeno guindaste, geralmente usado para levantar e abaixar o bote auxiliar do barco. • Mastro: O grande “poste” vertical que sustenta as velas e distribui o peso delas. • Retranca: Barra horizontal na parte inferior da vela grande, ajuda a estabilizar e estender a vela. • Mastro de Genaker: Usado em algumas embarcações para içar e controlar velas maiores como o genaker ou spinnaker. • Cadernal e Moitão: Polias para reduzir a carga e facilitar o manuseio dos cabos das velas. 4. Outros Cabos e Acessórios de Controle • Esticador: Serve para ajustar a tensão dos estais ou brandais. • Trapézio: Usado em embarcações leves para os tripulantes se posicionarem fora do barco e equilibrá-lo. • Rizos: Linhas usadas para reduzir o tamanho da vela em ventos fortes. • Carro de Escota: Permite ajustar a posição da escota de uma vela, especialmente nas velas de proa. • Retinida: Cabo para manter a vela amarrada ao mastro ou à retranca quando está recolhida. Esses cabos, velas e guindastes trabalham em conjunto para garantir que o barco possa navegar de maneira eficiente e segura, aproveitando a força do vento. Cada um desempenha um papel específico na orientação, tensão e ajuste das velas para responder ao vento e ao MAR.

Fiquei surpreendido. Bolas. O que a IA sabe!


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