quinta-feira, 29 de agosto de 2024

A surpresa duma vida

 O amigo Alexandre Inácio continua as suas descobertas no mundo da escrita e da ficção. Este ensaio para uma fotonovela pode ser um bom princípio. O que pensam os  leitores?






**Painel 1:**  

*Cena: Uma pequena sala de estar em uma casa de campo, simples e aconchegante. O casal idoso está sentado em cadeiras de madeira junto a uma janela. A luz do fim de tarde entra suavemente. A mulher, de cabelos grisalhos e rosto enrugado, está tricotando. Ela usa um vestido simples de algodão e um xale. O homem, também grisalho, está com as mãos trêmulas e olha para fora da janela. Ele veste uma camisa de flanela e calças gastas de trabalho.*



“ Sabes, querida, parece que foi ontem quando nos conhecemos no baile da aldeia..."


**Painel 2:**  

*Cena: Um flashback em cores suaves. Eles estão mais jovens, num baile ao ar livre, dançando sob uma árvore iluminada por lanternas. Ele segura-a com firmeza, e os dois sorriem com entusiasmo.*


"Eu sabia, desde aquele primeiro olhar, que você seria a mulher da minha vida."


Painel 3:

Cena: De volta ao presente, a mulher olha para o marido com ternura. Há um sorriso caloroso em seus lábios, mas também uma sombra de preocupação em seus olhos enquanto ela observa o tremor nas mãos dele.



"Juntos criamos três filhos fortes e corajosos..."


**Painel 4:**  

*Cena: Outro flashback. A família está reunida no campo, colhendo juntos. Os filhos são crianças pequenas, ajudando com risadas e brincadeiras. O casal troca um olhar de cumplicidade e orgulho.*

"Mas a guerra levou nosso mais velho... Foi uma dor que nunca passou, mas ficamos mais unidos do que nunca."*


**Painel 5:**  

*Cena: Um retrato da parede, mostrando o filho mais velho em uniforme militar, com uma expressão séria. A mulher olha para a foto, e uma lágrima discreta rola por seu rosto. O homem tenta limpar a lágrima dela com a mão trêmula.*

 *"Agora, esta doença lembra-me todos os dias que o tempo está passando, e eu já não posso fazer o que fazia antes."*


**Painel 6:**  

*Cena: A mulher segura a mão dele com força, segurando-a com força para  parar o tremor. Ela o olha com amor e compreensão.


 *"Mas ainda te tenho a ti. E enquanto estivermos juntos, não importa o que aconteça, continuaremos lutando, como sempre fizemos."*


,**Painel 7:**  

*Cena: O casal está sentado junto, em silêncio, aproveitando a companhia um do outro enquanto o sol se põe do lado de fora. A imagem transmite um senso de paz, apesar das dificuldades.*

“Tenho uma coisa a dizer-te.”

Painel 8

-Desculpa, mas tenho uma coisa a dizer, antes que seja tarde. O nosso filho que morreu na guerra, não era nosso filho. O nosso bebé nasceu morto e eu troquei-o por outro que estava na cama ao lado, na maternidade.

- Porque fizeste isso?

- Queria poupar-te o desgosto. Estavas tão encantada com o facto de ires ser mãe!

“Não sei se te vou perdoar!”

Painel 9

- Nao pode ser…Diz que é mentira!

- Não sei se te vou perdoar.

- Mas eu sempre fui um bom pai. Não matei ninguém e fiz isso porque te amava…


Painel 10
- Mataste aqueles pais que viram seu bébé  morto.

- Seríamos nós a sofrer…assim , poupei -te o desgosto, porque eu sofri na mesma e sozinho. Isso já foi o maior castigo!


Painel 11

- Afinal acabou por morrer na mesma.Tanto que chorei por ele, aqui desta janela, quando soube da sua morte. Choro dois filhos perdidos e um marido que me mentiu toda a vida. Isso é um castigo demasiado. Não sei se sou capaz de te perdoar, apesar de estares doente com essa tremideira das mãos…

-Mas ainda temos dois filhos e um ao outro!

-Sim, mas nada faz esquecer um desgosto e uma traiçao! E como reagirão s irmãos, quando souberem a verdade?

- O que o amor pode fazer…não precisam de saber. É o nosso segredo!



Alexandre Inácio



Sem comentários:

Enviar um comentário

Seja crítico, mas educado e construtivo nos seus comentários, pois poderão não ser publicados. Obrigado.