segunda-feira, 7 de outubro de 2013

15.10.1950 , in A Vanguarda


Festa a S. Miguel- Como nos demais anos, realizou-se este festejo no dia 29 de Setembro, no lugar da Várzea, que devido à chuva, esteve pouco concorrido; oxalá que os mordomos do próximo ano tenham mais sorte com o tempo. Constou da Santa Missa cantada, procissão e fogo de artifício. Fez-se ouvir o jazz-band de Intrime (Galiza), tendo executado, alguns números do seu vasto reportório.
Caminhos- Voltamos a insistir neste urgente e necessário melhoramento que esta freguesia precisa. Sendo uma das mais espalhadas e populosas do concelho, não faz sentido, nem condiz com o verdadeiro lugar que ocupa, o abandono, desleixo e falta de cuidado a que foram lançadas as suas vias de comunicação. Não temos um único caminho em que possamos transitar sem receio de sermos ofendidos pelas silvas e mato que se cruzam, ou que não nos obrigue a fazer um pouco de ginástica, com os seus enormes buracos. Isto não está certo. Se a nossa Junta não tem dinheiro, obrigue os proprietários a cortar as silvas e o mato nas suas testadas. Determine uma área para cada lugar, obrigando os moradores a repará-la. Não são inovações; já faziam assim quando éramos crianças, deixando, talvez por má vontade ou por falta de cuidado, ou por falta de autoridade, de assim proceder e... o resultado está à vista de todos nós.
A Ponte no local da Represa- Parece impossível, mas é verdade, existirem certas más vontades, falta de compreensão e …. não sei que digamos mais! Talvez com o intuito de servir interesses particulares, deixamos de cumprir o nosso dever, a nossa missão de bem servir o público. Constou-nos que a velha ponte de arame, ia ser transferida para o local da Trapêla, sobre o riacho que desce do miradouro, indo assim contra uma velha aspiração de dois importantes lugares desta freguesia e das vizinhas freguesias do Lindoso e Gavieira. O caso ainda não está completamente esclarecido, aguardemos a resolução das nossas autoridades, para melhor relatarmos aos nossos conterrâneos e leitores que vivem espalhados pelo Mundo em luta pela vida, a quem, como a nós, lhes interessa o assunto.
Eleições das Juntas- Constou-nos que iam ser eleitas novas Juntas. Oxalá seja para bem de todos, mas nesta freguesia, em que os lugares são espalhados, deveria ser eleito um membro de cada lugar, à imitação do que se fez noutras que nós conhecemos, para melhor poderem desempenhar a sua missão, ficando a presidência na sede. Não sendo assim, existirão sempre os mal entendidos, haverá sempre uma politiquice desnecessária.
Reparação- No último número dissemos, por engano, que o Exmº Sr. Dr. Guilherme Lopes tinha sido assistido, numa operação que fez à Menina Rosa Afonso Esteves, pelos Exmos. Srs. Drs. Cerqueira e Severino, mas foi assistido pelos Exmº Srs. Drs. Cerqueira e Ribeiro, do que pedimos desculpa, ficando feita a reparação.
Partidas e chegadas- Vindo de Trás-os-Montes encontra-se de visita à sua família o nosso velho amigo Sr. Serafim Domingues Lima, que brevemente se retirará para a capital, onde é competente empregado na indústria de Pastelaria.
- Para Braga, a continuar os seus estudos seguiu o Seminarista Abílio de Sousa Ribas.
- Para o Porto retirou o nosso amigo e conceituado Professor oficial Sr. Manuel Gonçalves Lage.

José de Sousa Rodas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seja crítico, mas educado e construtivo nos seus comentários, pois poderão não ser publicados. Obrigado.