quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Por Soajo 15-1-1955, in A VANGUARDA



De Soajo

Batida aos lobos - Na vizinha freguesia da Gavieira, realizaram-se no p. p. mês de Dezembro, duas montarias, tendo sido abatidos seis daquelas corpulentas feras. Parabéns senhores Gavieiros.

Ainda os serviços combinados com a C. P. - Todas as estações de Caminhos de Ferro, estão habilitadas a vender bilhetes e a despachar bagagens para esta freguesia. O Despacho Central, recentemente aqui instalado, pode vender bilhetes e despachar bagagens para qualquer estação da CP ou para qualquer localidade servida pela camionagem combinada.

Movimento demográfico de 1954 — Casamentos 16; Baptizados 70, sendo 36 do sexo masculino e 34 do feminino. Óbitos 33, sendo 17 do sexo masculino e 16 do sexo feminino. Pelo exposto verifica-se que a população desta freguesia aumentou, no ano findo 37 pessoas, respectivamente 19 homens e 18 mulheres.

Casamentos— No p. p. mês Dezembro, contraíram o santo sacramento do matrimónio, na nossa Igreja Paroquial os srs. João Fernandes Mourão Leites, com a menina Rosa Celeste Esteves Lima, os dois do lugar de Adrão e Manuel Mourão Leites
com a menina Ana Gonçalves Rodrigues, os dois do lagar da Várzea. Aos nubentes apetecemos uma perene lua de mel, desejando-lhes as melhores venturas de um lar católico, de que são dignos.

Baptizados - Na nossa Igreja Paroquial, receberam as águas lustrais do Santo Baptismo os seguintes inocentes: José, filho de Manuel Joaquim Gonçalves Martins e Esméria Gonçalves Martins; Etelvino, filho de António Domingues e Rosa Rodas
Fernandes; Rosa, filha de João Moreira e de Ana Gomes; Maria-Perfeita, filha de Manuel Gonçalves Afonso e de Joaquina Pires Barreira. Aos recém-nados auguramos as maiores prosperidades.

Óbitos - Com 54 anos, faleceu em l de Dezembro, a sr. Maria Pires de Amorim
Para junto de Deus, voou o inocente Abílio Soares, também em 1 de Dezembro,
No dia 22 do citado mês pereceu o sr. Francisco Gonçalves Brasileiro. O descanso eterno às suas almas e às famílias os nossos sentidos pêsames.

De tudo um pouco – Entre amigos: Aquela vaca branca é que nos dá o leite.
— E a preta? 
— A preta dá-nos o café!

Sabes quem morreu? O Barnabé!
Não pode ser!
— Porquê? 
–Ele não fazia nada sem me avisar, e ainda não mo comunicou!

Também sabias que em Fevereiro já se semeiam melões, pepinos, mostarda e abóbaras? Que se enxertam macieiras, pereiras e outras árvores de fruto? Também se transplantam laranjeiras, limoeiros, macieiras e pereiras?
E plantam-se cebolas, batata têmpora! 
— As videiras também devem ficar podadas neste mês.
Em dia de S. Matias começam as enxertias. Como Vês meu caro, já não falta que fazer ao nosso lavrador.

Paradela, 9 Janeiro 1955

1 comentário:

  1. Alice Fernandes Adoro este jornal, faz-me pensar à nossa VOZ de SOAJO !! Obrigada pela partilha Manel. Abraço

    ResponderEliminar

Seja crítico, mas educado e construtivo nos seus comentários, pois poderão não ser publicados. Obrigado.