domingo, 20 de janeiro de 2013

1957-2-10, Por Soajo, in A VANGUARDA


Por Soajo

Baptismos – No p.p.º mês de Dezembro, receberem as águas lustrais do baptismo, na nossa Igreja Paroquial, os seguintes inocentes: - José, filho de Álvaro da costa, dig.mo G. Fiscal no posto da Várzea, e de Rosa Domingues Rego; Maria, filha de Luís Fernandes Cavaleiro e de Rosa Pereira; Maria, filha de António Vieira Domingos e Teresa Enes Fidalgo; Maria de Lurdes, filha de Raul da Silva e Maria Gonçalves Cunha; José, filho de Joaquim Gomes e Maria da Conceição de Sousa; Maria, filha de Manuel Barbosa Fernandes e Maria Esteves Ramos; Maria, filha de José Rego Franqueira e Maria Domingos de Barros; Alexandre, filho de Manuel Martins do Souto e Rita Martins; Alberto, filho de Manuel Rodrigues Gonçalves e Maria Gonçalves; António e Augusto (gémeos), filhos de Manuel Pires de Carvalho e Maria Lopes Rodrigues; Luís, filho de João Lisboano Barreira e Maria Domingos Ribeiro; Luís, filho de Manuel Fernandes e Maria Gomes Barbosa.
Casamentos – Realizaram-se, na nossa Igreja Paroquial, no referido mês, os seguintes matrimónios: Manuel Esteves Guejo, com a menina Maria Rodrigues Gonçalves; João Albino Fernandes, António Domingos Belchior, Joaquim Gomes, com as meninas Maria Perfeita Gomes Belchior, Laurinda Fernandes e Maria da Conceição e Sousa, respectivamente. Desejamos, aos novos lares católicos muitas felicidades e uma perene lua de mel.
Óbitos – No lugar de Cunhas, pereceram a sr.a Emília Fernando. Paz à sua alma e as nossas condolências à sua família.
Movimento religioso verificado no ano de 1956 – Baptismos: do sexo masculino 37, e do sexo feminino 33. Óbitos: homens 10, meninos 3, mulheres 17, meninas 2. Verificou-se um aumento de 24 do sexo masculino e 14 do sexo feminino. Realizaram-se 21 casamentos.
Obras Paroquiais – No ano de 1956; procedeu-se a várias reparações e adquiriram-se vários objectos de culto para a nossa Igreja, citaremos as que atingiram maiores importâncias. Tudo isto foi conseguido debaixo de esforço sacrifício do nosso muito querido e dinâmico pároco Rev. Sr. P.e Manuel Vaz, que recentemente também adquiriu uma égua para com mais eficiência e menos dispêndio de forças, melhor atender aos seus pesados encargos nas duas freguesias que vem, com muito aprumo e dignidade, pastoreando, Soajo e Ermelo.
Soalhamento da Igreja Paroquial 4.750$00; Pintura e douramento nos altares 1.750$00; Reparação do telhado 2.500$00; Bandeira de N.S. de Fátima 1.400$00. Soma 10.400$00. Parabéns aos Soajeiros, porque assim veem para onde vai o dinheiro das sobras das festas e onde se gasta o que de boa vontade oferecem. Parabéns ao nosso pároco, porque pouco a pouco vai remodelando, renovando e construindo aquilo que mais necessita, para que a casa de Deus nesta freguesia se coloque no verdadeiro lugar a que tem direito.
Coisas que não estão certas – Desde há muito tempo que se impunha um novo recenseamento de novos sócios da nossa Casa do Povo. Procurou, e muito bem a nossa direcção levar a efeito esse recenseamento, mas não concordamos e creio bem, a maioria dos sócios, com o modo como esse serviço foi feito. É do conhecimento de todos que nesta freguesia as partilhas são feitas amigavelmente quando do falecimento das pessoas de família, pelo que a contribuição continua em nome do falecido. Ora não está certo que pessoas falecidas continuem a ser sócios, lá porque tenham uma casa ou uma leira em nome deles. Achamos que só os vivos e tenham ou não tenham casas e leiras é que devem ser sócios. Cremos que isto será revisto e deixemos os mortos na paz de Deus.
Não desejávamos falar neste assunto, mas por muito nos pedirem aqui fica feito o pedido, convencidos de que seremos atendidos.
Novo assinante – Por nosso intermédio, alistou-se na grande família vanguardiana, o nosso grande amigo sr. Manuel Gonçalves – 20 – Rue Monsieur Chantier Pin Freres Paris 7m França. Tendo pago adiantadamente como é da praxe 75$00.
Esperamos que este nosso amigo consiga mais assinantes, do nosso jornal, naquele país, o que desde já lhe agradecemos.
José Marujo, G.F.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seja crítico, mas educado e construtivo nos seus comentários, pois poderão não ser publicados. Obrigado.