quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Noticias de Soajo de há 55 anos


Em 16-12-1956 publicava José de Sousa Rodas, correspondente do jornal  «A VANGUARDA», de Arcos de Valdevez , as seguintes notícias:

Baptismos – Receberam as águas lustrais do baptismo, no p.p. mês de Outubro, na nossa Igreja Paroquial, os seguintes inocentes: Joaquim, filho d Américo Fernandes Cortez e de Maria Rego Cortez; Maria de Fátima, filha de José de Freitas Pereira e de Palmira de Castro Pereira. No mês de Novembro: Alexandre Evaristo, filho d e Napoleão Manuel de Amorim e de Joaquina Lopes.
Parabéns aos ditosos pais e muitas felicidades aos novos cristãos.

Casamentos – Pelos sagrados laços do matrimónio, uniram-se na nossa igreja paroquial, os srs. Venâncio Fernandes de Amorim e Manuel Cunha Fernandes com as meninas Maria Gonçalves Lopes e Maria Gonçalves Lage, respectivamente.
Desejamos aos novos lares católicos muitas prosperidades.

Óbitos – Confortados com os Sacramentos da Santa Igreja, faleceram no dito mês de Outubro, em 9, Maria Fernandes Cavaleiro e em 21, Teresa Alves. Também pereceram em 1 de Novembro, Maria Dias de Sousa e em 12, Domingos Barreira “Cuco”; igualmente confortados com os sacramentos da Santa Igreja.

G.N. Republicana – Quando será criado um um sub-posto da G.N.R. nesta freguesia? Muito se tem falado e escrito nesse sentido, mas até à data nada feito. Mais uma vez apelamos para quem de direito, convencidos de que  seremos atendidos no próximo ano. Oxalá que assim seja.

Estrada Mezio - Soajo – Peneda – Está quase concluída a primeira fase desta importantíssima via de comunicação , dando já aceso à se de da casa do povo desta freguesia . Seria de toda a conveniência que as nossas autoridades, bem como as da vizinha freguesia da Gavieira não descurassem tão importante problema, avistando-se com os poderes públicos, fazendo sentir as vantagens que daí adviriam para todos, rasgando-a através desta freguesia pelos lugares de Cunhas, Campo Grande, Paradela e Várzea, projecto este muito antigo , ou seja, a estrada nº 202 -2ª. Só assim, é que ficaria satisfeita a velha e justa aspiração deste povo serrano e aberta uma nova e excelente comunicação turística, que muito virai beneficiar o turismo no Alto Minho.

Pé descalço – Chamamos atenção de todos os soajeiros, sem excepção, de que deve ser banido o péssimo costume de andarem descalços; uso muito prejudicial à saúde do corpo, podendo ocasionar a morte em poucas horas, e muito feio para quem nos visita. Presentemente não há vila portuguesa em que os seus habitantes andem com os pés nus. Nós também felizmente vamos fazendo desaparecer esse reles e ordinário hábito; contudo ainda se verifica em algumas pessoas do sexo feminino, ao qual urge pôr-lhe fim, para bem da nossa saúde, nosso brio e honra da nossa terra.

Conselhos úteis – As nódoas de gordura, desaparecem polvilhando com pó de talco e colocando a peça de roupa um pouco ao calor.A gordura derrete-se e é absorvida pelo pó.
- Para limpar e tornar as escovas do cabelo com mais duração, devem-se mergulha numa solução de alúmen forte.
- Polvilhando os tapetes com sal, antes de os varrer com escova, não se levantará o pó e os tecidos ficarão limpos e brilhantes.
José de Sousa Rodas



Sem comentários:

Enviar um comentário

Seja crítico, mas educado e construtivo nos seus comentários, pois poderão não ser publicados. Obrigado.