segunda-feira, 27 de maio de 2024

Écloga III

 



**Écloga: O Porteiro e o Senhorio**


**Senhorio:**

Porteiro, meu bom, o que fazes o dia inteiro?

Vejo-te sempre sentado, de olhar ausente,

Por que não trabalhas com mais esmero,

Em vez de parecer tão indolente?


**Porteiro:**

Senhorio, respeitado dono deste prédio,

Não julgue minha labuta sem ver,

Cada minuto que passo em intermédio,

Resolvo problemas que não podes saber.


**Senhorio:**

Mas vejo poeira acumulada no chão,

E as janelas que brilham menos que antes,

Não será falta de tua dedicação,

Que traz a desordem, em instantes?


**Porteiro:**

A poeira, senhorio, é constante batalha,

Mas cada manhã, eu luto contra o pó.

As janelas, limpá-las, é nossa medalha,

Mas não vês o trabalho que faço só.


**Senhorio:**

És pago para zelar por este lugar,

Mas parece que foges do teu dever.

Será que não queres mais te esforçar,

Ou falta-te vontade de bem fazer?


**Porteiro:**

Pago sou, senhorio, mas justo seria,

Receber pela carga que é minha lida.

Enquanto te enches de ouro e alegria,

Eu cuido de tudo para tua vida.


**Senhorio:**

Não desmereço teu papel, porteiro atento,

Mas espera-se zelo em cada função.

Talvez falte entre nós um entendimento,

De quanta labuta tens em tua mão.


**Porteiro:**

Senhorio, eu sei que tens grande fortuna,

E pouco te importas com meu labor.

Mas sem meu trabalho, a vida desuna,

E teu prédio caia em desamor.


**Senhorio:**

Reconheço, porteiro, a tua argumentação,

E vejo que ambos temos que aprender.

Talvez possamos achar uma solução,

Para nosso respeito, de novo, crescer.


**Porteiro:**

Se juntos pudermos melhor dialogar,

E entender as lutas que cada um traz,

Teremos um prédio em perfeito lugar,

E um ambiente de paz, que satisfaz.


**Narrador:**

Assim, o porteiro e o senhorio chegaram,

A um acordo de respeito e de parceria.

E juntos, um ao outro ajudaram,

A tornar a vida no prédio uma harmonia.


---


Esta écloga explora o conflito e a reconciliação entre um porteiro e um senhorio, destacando a importância do respeito e do entendimento mútuo no ambiente de trabalho e na convivência diária.

Alexandre Inácio

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seja crítico, mas educado e construtivo nos seus comentários, pois poderão não ser publicados. Obrigado.