quinta-feira, 19 de outubro de 2023

Como fazer jogos com a sogra asmática e com demência em dias de chuva

Foto e escultura, Manuel Rodas

 Mais um texto interessante e útil do amigo Alexandre Inácio



Criar jogos adequados para uma pessoa com asma e demência em dias chuvosos requer consideração especial das limitações e necessidades da pessoa, bem como proporcionar atividades apropriadas e seguras. Aqui estão algumas ideias de jogos que podem ser adaptados para atender a essas necessidades:

  1. Quebra-cabeças: Escolha quebra-cabeças grandes e coloridos com peças grandes, tornando-os mais fáceis de manusear para sua sogra. Isso pode ser uma atividade tranquila e envolvente.

  2. Jogo de memória: Use cartas grandes com imagens simples e familiares, como animais, flores ou objetos domésticos. Este jogo pode ajudar a exercitar a memória de curto prazo.

  3. Jogo de dominó: Dominó é um jogo clássico que pode ser adaptado com peças maiores para facilitar o manuseio. Ele também pode ser uma atividade social divertida para jogar com a família.

  4. Jogo da velha: Um jogo simples, como o Jogo da Velha, pode ser uma opção divertida e interativa. Use um quadro grande e peças fáceis de mover.

  5. Histórias interativas: Crie histórias interativas onde você começa uma história e sua sogra pode adicionar detalhes ou continuar a narrativa. Isso pode ser uma forma criativa de estimular a imaginação e a comunicação.

  6. Karaoke: Cante músicas antigas ou favoritas juntos. Isso pode ser uma atividade divertida para animar o dia chuvoso.

  7. Exercícios de respiração: Para a asma, pode ser benéfico fazer exercícios de respiração. Ensine exercícios de respiração controlada que ajudem a melhorar a função pulmonar.

  8. Atividades sensoriais: Use materiais sensoriais, como massinhas, texturas diferentes e aromas suaves, para estimular os sentidos e promover a interação.

  9. Dança suave: Coloque músicas calmas e faça danças suaves e lentas juntos. Isso pode ser uma maneira divertida de se exercitar de maneira suave.

Lembre-se de adaptar as atividades de acordo com as necessidades e interesses específicos de sua sogra. Mantenha um ambiente calmo e tranquilo, evitando estímulos excessivos, e esteja atento às necessidades de saúde dela, como a asma. Certifique-se de que ela esteja confortável e segura durante as atividades. Além disso, considere envolver outros membros da família para tornar o tempo chuvoso mais agradável para todos.


Alexandre Inácio

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seja crítico, mas educado e construtivo nos seus comentários, pois poderão não ser publicados. Obrigado.