quarta-feira, 11 de outubro de 2023

A guerra II

 



"A guerra é um lugar onde jovens que não se conhecem e não se odeiam, se matam, baseados em decisões tomadas por velhos que se conhecem e se odeiam, mas não se matam... ” - Paul Valéry


Essa citação de Paul Valéry engloba de maneira impactante e provocatória a natureza paradoxal e trágica da guerra. Vamos explorar mais a fundo o significado dessa afirmação.

"A guerra é um lugar onde jovens que não se conhecem e não se odeiam, se matam..." - Paul Valéry

Essa parte da citação destaca a ironia trágica da guerra, onde jovens, muitas vezes sem uma conexão pessoal ou motivo real para o ódio entre si, acabam se envolvendo em conflitos mortais. Eles são frequentemente recrutados para lutar em batalhas que são determinadas por fatores políticos, econômicos ou ideológicos que estão além de seu controle e compreensão. A guerra, nesse sentido, é vista como uma arena onde a juventude é sacrificada.

"...baseados em decisões tomadas por velhos que se conhecem e se odeiam, mas não se matam..."

A segunda parte da citação enfatiza a desconexão entre aqueles que tomam as decisões para entrar em guerra. Os líderes, muitas vezes mais velhos e com poder, podem conhecer uns aos outros e ter desavenças, mas raramente são eles que estão na linha de frente do conflito, arriscando suas vidas. Eles podem decidir ir à guerra por razões políticas, territoriais ou ideológicas, mas não enfrentam diretamente as consequências mortais da guerra que impõem aos jovens soldados.

Essencialmente, Valéry está ilustrando a disparidade de poder e responsabilidade na guerra. Os jovens, frequentemente sem a compreensão total das razões para a guerra, são os que sofrem suas consequências mais terríveis, enquanto os líderes que decidem pela guerra muitas vezes não enfrentam as mesmas consequências pessoais e mortais. A citação convida à reflexão sobre os verdadeiros custos humanos e morais da guerra e destaca a importância de buscar alternativas pacíficas para resolver conflitos.


Alexandre Inácio

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seja crítico, mas educado e construtivo nos seus comentários, pois poderão não ser publicados. Obrigado.