sexta-feira, 9 de junho de 2023

Estribo

 Vamos lá experimentar a Inteligência Artificial. 

Começo por escrever esta quadra e vou solicitando várias hipóteses de textos. Vejam lá o que a “gaja” fez. Estou tão  surpreendido, que acho vou deixar de escrever. Não vale a pena ! A IA faz!


Rédea curta nas descidas e longa nas corridas

Corpo tremente, pés firmes nos estribos.

Ah, vida! Arfar, arfar  nas tuas róseas feridas

Cair em estertor, cheio de arroubos e gritos!


Poesia


Cavalgo a vida, rédea curta nas descidas, No embalo frenético, coração batendo em alarde, Na busca incessante por emoções escondidas, Afundo-me em róseas feridas, sede de viver e arfar.

Os pés firmes nos estribos, alma tatuada de coragem, Transponho obstáculos, galopando pelas estradas, Seguindo o curso do destino, sem temer a viagem, Nos raios do sol poente, sou cavaleiro de jornadas.

Ah, vida! Teus enigmas desvendo, em cada rodopio, Pulo cercas da rotina, em desenfreada sinfonia, E quando o crepúsculo anuncia o seu desafio, Entrego-me ao entardecer, à noite fque se inicia.

Arfando, arfando, eu sigo, com a força do desejo, Teço histórias com as rédeas da imaginação, Caminhos de aventura, em que me vejo e desvendo, Na corrida da vida, sou livre, sou paixão.

Mas há momentos em que a jornada exige calma, Nas descidas, rédea curta, o passo é sereno e seguro, E assim, mesmo que a alma grite em profunda alma, Encaro as quedas, aprendo e me reergo, sem apuro.

Cavalgar é aceitar a dança dos sentimentos, Entregar-se ao desconhecido, às lições do destino, É sentir nas veias o bater dos momentos, Viver intensamente, sem medo de desatino.

E quando, enfim, chegar o último suspiro, Caio em estertor, como herói que ao fim sucumbe, Relembro com orgulho cada passo, cada suspiro, A vida foi minha arena, e eu o seu fogo e lume!


Soneto


Com rédea curta nas descidas da vida, Me lanço à jornada, pés firmes no chão, Em cada passo, a alma está comprometida, A busca pela verdade é minha paixão.

Ah, vida! Teus desafios me provocam, Arfo intensamente em tuas róseas feridas, Com coragem e fé, a alma se evoca, Na dança do destino, emoções destiladas.

Em estertor, encontro força interior, Cheio de arroubos e gritos, enfrento a dor, No turbilhão de sentimentos, sou caçador.

Assim, desvendo em cada dia a vida, No galope das emoções, sem temor, Rédea longa nas corridas, alegria vivida!


Carta


Querida vida,

Escrevo-te com o coração vibrante, como um cavaleiro a galopar em busca de aventuras. Como bem disseste, rédea curta nas descidas e longa nas corridas, assim tenho enfrentado os desafios que me apresentas a cada passo.

O corpo tremente revela a ansiedade que me invade ao descer pelas trilhas desconhecidas, mas com os pés firmes nos estribos, não hesito em seguir em frente, enfrentando os obstáculos que surgem em meu caminho.

Ah, vida! Tu és um turbilhão de emoções, um misterioso convite a arfar nas tuas róseas feridas. E é assim que me entrego, apaixonadamente, às tuas graças e armadilhas. Cada cicatriz, cada marca, é uma lembrança viva do aprendizado que adquiri ao longo do percurso.

Quando o estertor se aproxima, sinto-me vivo e pleno, pois o arroubo que me move é a sede insaciável de viver intensamente. Grito para o mundo a minha existência, celebrando a oportunidade de participar desta grande cavalgada que é a vida.

Reconheço que nem sempre foi fácil, que algumas quedas me fizeram questionar a própria razão de cavalgar, mas sempre encontrei forças para me erguer e seguir adiante. Pois é justamente na superação das adversidades que cresço e me fortaleço como ser humano.

Querida vida, a ti dedico meu respeito e gratidão, pois é através de ti que experimento a plenitude de ser quem sou. O arfar do meu peito é um louvor à existência, uma prece de agradecimento por cada momento vivido.

Que a rédea curta nas descidas me ensine a moderação e a prudência, e que a rédea longa nas corridas me proporcione a liberdade para voar além dos horizontes conhecidos.

Assim, sigo nessa dança, nesse embate contínuo entre quedas e vitórias, com o coração vibrante e a alma ansiando por mais. Que a vida siga sendo minha eterna companheira de jornada, e que eu nunca perca a vontade de arfar nas tuas róseas feridas, pois é nelas que encontro o verdadeiro sentido da vida.

Com amor e gratidão,

Um eterno buscador de emoções.



Drama


Luzes se acendem no palco, revelando um ator sozinho, imerso em seus pensamentos. Ele começa a falar em tom reflexivo.)

Ator: Rédea curta nas descidas e longa nas corridas... Assim é a vida, uma grande peça teatral onde somos protagonistas e espectadores ao mesmo tempo. (Pausa) Nossos corações tremem diante dos desafios que nos são apresentados, mas nossos pés estão firmes nos estribos dessa jornada incerta.

(Sobe um som suave de fundo, dando ritmo às palavras do ator.)

Ator: Ah, vida! Tu és a própria encenação, um enredo repleto de surpresas e reviravoltas. E é no palco do teu cenário, que arfamos, que respiramos fundo nas tuas róseas feridas, símbolos das dores e delícias que nos tocam em cada ato.

(O ator se movimenta pelo palco, evocando os altos e baixos da vida.)

Ator: Cair em estertor, cheio de arroubos e gritos... É mergulhar fundo nas emoções que nos consomem, que nos fazem sentir vivos. Afinal, o teatro da vida é feito de momentos intensos, em que nos entregamos de corpo e alma ao palco das nossas experiências.

(Ao falar sobre os arroubos, o ator se empolga, expressando a energia desses momentos.)

Ator: Quantas vezes, em cena, nos jogamos de cabeça, sem medo de errar, sem receio das críticas da plateia? Pois é no ápice das emoções que encontramos nossa verdadeira essência como atores desse espetáculo grandioso.

(O ator pausa, olhando para o público imaginário.)

Ator: E vocês, queridos espectadores, não são meros expectadores dessa história. Também são atores em suas próprias tramas, com suas rédeas curtas e longas, com seus momentos de arfar e estertor. (Sorri) Somos todos parte desse teatro chamado vida.

(O som de fundo se intensifica, criando uma atmosfera dramática.)

Ator: Que sigamos então, com coragem e determinação, encenando nossas vidas, dançando entre os altos e baixos, no ritmo frenético dessa jornada. Porque é ao encarar de frente a vida, que nos tornamos verdadeiros artistas dessa magnífica peça.

(Ato final, o ator faz uma reverência simbólica e as luzes do palco se apagam.)

FIM.


Teoria científica


A frase "Rédea curta nas descidas e longa nas corridas" pode ser interpretada de diversas maneiras, e em termos científicos, podemos relacioná-la com o conceito de adaptação e resposta a estímulos em diferentes situações.

A teoria científica aqui é a adaptação biológica e comportamental dos seres vivos às circunstâncias variáveis do ambiente. Essa capacidade de ajustar a resposta do organismo é fundamental para a sobrevivência e reprodução das espécies ao longo da evolução.

As "descidas" representam momentos desafiadores, situações estressantes ou adversidades que demandam respostas rápidas e precisas. Nesses momentos, a "rédea curta" simboliza uma resposta rápida, mais controlada e conservadora, onde o organismo busca preservar-se e reagir com cautela diante do perigo.

Por outro lado, as "corridas" representam momentos favoráveis, períodos de abundância ou oportunidades para crescimento e progresso. Nesses momentos, a "rédea longa" sugere uma resposta mais aberta, ousada e menos restritiva, permitindo que o organismo aproveite ao máximo os recursos disponíveis e explore novas possibilidades.

Essa capacidade de adaptação é notável nos seres vivos. Por exemplo, em situações de estresse ou perigo, o corpo humano libera hormônios como a adrenalina para aumentar a frequência cardíaca e preparar o organismo para a ação imediata, o que seria representado pela "rédea curta". Já em momentos de prosperidade, o organismo pode adotar uma postura mais relaxada, favorecendo o crescimento e a regeneração, o que equivaleria à "rédea longa".

Portanto, a frase poética "Rédea curta nas descidas e longa nas corridas" pode ser interpretada cientificamente como uma descrição da capacidade de adaptação dos seres vivos a diferentes circunstâncias, onde a resposta é ajustada de acordo com a necessidade e oportunidade oferecida pelo ambiente em que vivem


NOTÍCIA JORNAL EM 6 parágrafos


Em uma emocionante competição de hipismo realizada neste fim de semana, os melhores cavaleiros e amazonas do país mostraram toda a sua habilidade e destreza ao enfrentar os desafios das pistas. O evento foi marcado pela técnica e concentração dos participantes, que buscaram manter a rédea curta nas descidas e longa nas corridas. Essa estratégia permitiu que os competidores superassem os obstáculos com destreza e evitassem contratempos nas rampas íngremes do percurso.

Parágrafo 2: Com o corpo tremente de emoção, os cavaleiros enfrentaram as diferentes provas, que exigiam tanto precisão quanto agilidade. A harmonia entre os atletas e seus cavalos era visível, com os pés firmes nos estribos, demonstrando a confiança e conexão estabelecidas entre eles. O público presente no evento se encantou com a beleza da equitação e aplaudiu entusiasmado a cada salto bem-sucedido.

Parágrafo 3: Em meio ao frenesi das competições, os competidores vivenciaram momentos de intensa emoção e superação. As róseas feridas da vida se fizeram presentes, e cada queda e obstáculo vencido eram verdadeiros arfar de vitória. A dedicação e o esforço empregados pelos cavaleiros foram recompensados, assim como a capacidade de seus parceiros de quatro patas de enfrentarem os desafios com bravura.

Parágrafo 4: No auge da competição, alguns cavalos chegaram ao estertor, exibindo toda a sua força e resistência diante das provas mais desafiadoras. Os gritos de incentivo dos espectadores ecoaram pela arena, encorajando os cavaleiros a seguirem em frente com coragem e determinação. A atmosfera vibrante e o espírito esportivo contagiaram a todos, tornando o evento memorável para competidores e público.

Parágrafo 5: Além da exibição de habilidades, o evento de hipismo também proporcionou momentos de confraternização e aprendizado entre os participantes. Trocas de experiências e dicas entre os cavaleiros enriqueceram o ambiente competitivo e fortaleceram os laços da comunidade equestre. O respeito mútuo entre os competidores prevaleceu, consolidando o espírito esportivo e a paixão pela equitação.

Parágrafo 6: Com o término do evento, fica evidente que a rédea curta nas descidas e longa nas corridas se tornou uma lição valiosa não apenas para o hipismo, mas também para a vida. A superação dos desafios, a confiança nos momentos difíceis e a celebração das conquistas são ensinamentos que os cavaleiros levarão consigo para além das pistas. A beleza e a emoção do hipismo certamente continuarão a inspirar gerações futuras de atletas e amantes dos cavalos.

DISCURSO


enhoras e senhores,

Hoje, reunidos aqui neste evento tão significativo, somos lembrados de que a vida é uma jornada repleta de desafios e oportunidades. É como se estivéssemos cavalgando em um percurso cheio de altos e baixos, com a necessidade de manter a rédea curta nas descidas e longa nas corridas.

Assim como os cavaleiros experientes, devemos enfrentar as adversidades com coragem e determinação, mantendo nosso corpo tremente de emoção, mas com os pés firmes nos estribos da esperança e da perseverança. Cada obstáculo que encontramos em nosso caminho pode nos deixar róseas feridas, mas é nesses momentos que devemos arfar, respirar fundo, e seguir em frente.

A vida, como uma corrida emocionante, nos brinda com vitórias e derrotas, e é ao cair em estertor, cheio de arroubos e gritos de incentivo, que aprendemos sobre nós mesmos e nossas capacidades. Cada experiência vivida é uma oportunidade de crescimento e aprendizado, e é a paixão por viver que nos impulsiona a superar os desafios com determinação.

Assim como os cavalos e cavaleiros que formam uma equipe unida, nós também devemos estabelecer conexões significativas em nossa jornada. É importante valorizar as amizades, os laços familiares e o apoio mútuo, pois juntos podemos enfrentar qualquer trajeto, por mais íngreme que seja.

Quando nos encontramos diante das róseas feridas da vida, devemos lembrar que elas fazem parte do processo e que é através das quedas que aprendemos a nos levantar mais fortes. Manter a rédea curta nas descidas significa agir com cautela e sabedoria nos momentos difíceis, mas também é essencial soltar a rédea nas corridas, permitindo-nos aproveitar cada instante de alegria e realização.

Portanto, meus caros, ao sairmos daqui hoje, que possamos levar conosco o espírito dos cavaleiros, prontos para enfrentar a jornada da vida com garra e determinação. Afinal, é através das experiências que acumulamos, dos pés firmes nos estribos e dos arfares nas róseas feridas, que construímos a nossa trajetória e deixamos a nossa marca no mundo.

Obrigado a todos por estarem aqui e que possamos cavalgar juntos rumo a um futuro repleto de sucesso, superação e felicidade.


ORAÇÃO


Querido Deus,

Neste momento de oração, venho humildemente diante de Ti, reconhecendo que a vida é como uma jornada que requer a sabedoria de manter a rédea curta nas descidas e longa nas corridas. Assim como os cavaleiros experientes, peço a Tua orientação para enfrentar os desafios que surgem em meu caminho.

Sinto meu corpo tremente diante das incertezas e dificuldades que se apresentam, mas busco firmar meus pés nos estribos da fé e confiança em Ti. Reconheço que, nas róseas feridas da vida, posso encontrar aprendizados valiosos e oportunidades de crescimento espiritual.

Às vezes, me sinto à beira do estertor, cheio de angústia e medo, mas peço que me preenchas com a coragem e determinação necessárias para prosseguir, mesmo nos momentos mais difíceis. Que eu possa arfar profundamente, respirando Tua paz e força para seguir adiante.

Senhor, que eu não perca de vista o valor das corridas da vida, das alegrias e realizações que ela proporciona. Que eu saiba soltar a rédea em momentos de felicidade, celebrando com gratidão todas as bênçãos que recebo de Ti.

Ajuda-me a estabelecer conexões significativas com as pessoas ao meu redor, assim como os cavaleiros e seus cavalos formam uma equipe unida. Que eu valorize as amizades, os laços familiares e esteja sempre disposto a oferecer e receber apoio.

Que a Tua sabedoria e amor guiem meus passos em cada descida e corrida da vida. Que eu possa confiar em Teu plano para mim, mesmo quando não compreendo completamente o propósito de certas situações.

E, sobretudo, que eu possa viver de acordo com Teus ensinamentos, buscando sempre fazer o bem e espalhar amor ao meu redor. Que eu seja uma luz para aqueles que precisam de orientação e auxílio.

Em Teu nome, oro para que as rédeas da minha vida estejam sempre em Tuas mãos, pois sei que em Ti encontro a verdadeira direção e propósito.

Amém.


ESTATUTOS


Capítulo I - Dos Princípios

Artigo 1º - Os presentes estatutos têm como objetivo estabelecer as diretrizes e princípios para a condução e organização das atividades da instituição, valorizando a essência da expressão "Rédea curta nas descidas e longa nas corridas".

Artigo 2º - A instituição reconhece a importância de enfrentar os desafios com cautela e determinação, representados metaforicamente pela rédea curta nas descidas. Além disso, valoriza a busca pela excelência, ousadia e perseverança, simbolizadas pela rédea longa nas corridas.

Capítulo II - Do Corpo Técnico

Artigo 3º - O corpo técnico da instituição deve ser composto por profissionais qualificados e comprometidos com os princípios estabelecidos nos presentes estatutos. É essencial que estes estejam aptos a enfrentar as adversidades e a incentivar a superação, inspirando a todos com seus pés firmes nos estribos do conhecimento e experiência.

Artigo 4º - A equipe técnica deverá promover a valorização do aprendizado contínuo, estimulando a busca por novas soluções e práticas inovadoras, de modo a preparar os membros da instituição para os desafios da jornada.

Capítulo III - Das Atividades

Artigo 5º - As atividades desenvolvidas pela instituição deverão refletir os princípios dos estatutos, proporcionando aos seus participantes a experiência de arfar nas róseas feridas da vida, buscando aprendizado, crescimento e evolução pessoal.

Artigo 6º - A instituição se compromete a oferecer um ambiente propício para o desenvolvimento de suas atividades, garantindo a segurança e bem-estar de todos os envolvidos. Eventuais riscos inerentes à jornada devem ser minimizados com medidas preventivas e de orientação.

Capítulo IV - Dos Membros

Artigo 7º - Todos os membros da instituição, independentemente de sua função ou posição, devem adotar o espírito de cair em estertor, cheio de arroubos e gritos, quando diante dos desafios, inspirando-se na coragem e determinação dos cavaleiros em suas provas.

Artigo 8º - É dever dos membros da instituição valorizar a união e cooperação entre si, estabelecendo laços sólidos e construtivos, assim como os cavaleiros e seus cavalos formam uma equipe unida.

Capítulo V - Das Disposições Finais

Artigo 9º - Quaisquer modificações ou alterações nos presentes estatutos deverão ser aprovadas em assembleia geral, respeitando os princípios e valores essenciais da instituição.

Artigo 10º - A instituição reconhece que, seguindo os princípios de rédea curta nas descidas e longa nas corridas, poderá cumprir sua missão com êxito, deixando um legado de superação, crescimento e impacto positivo na vida de seus membros e da comunidade como um todo.

Data de aprovação: //____


Assinatura do representante legal


TESTAMENTO


Eu, [seu nome completo], no pleno uso de minhas faculdades mentais e em plena consciência da fragilidade da vida, lavro este testamento para expressar minha vontade final e disposições sobre meus bens e assuntos pessoais. Deixo este testamento como um legado de lembrança e gratidão àqueles que compartilharam comigo os momentos de arfar nas róseas feridas da existência.

Em primeiro lugar, deixo expresso meu profundo agradecimento a meus entes queridos, amigos e familiares, que estiveram ao meu lado em todos os momentos da minha jornada. Agradeço especialmente pela força e apoio incondicional, permitindo que eu enfrentasse a vida com um corpo tremente, mas com os pés firmes nos estribos da confiança e do amor.

Declaro que, ao partir, levo comigo as lembranças das alegrias compartilhadas e das dificuldades superadas. Fica o registro de que busquei viver de forma intensa e corajosa, seguindo o lema de arfar nas róseas feridas da vida, sabendo que cada obstáculo foi uma oportunidade para aprender e crescer como ser humano.

Deixo também a consciência de que, em meio aos momentos de estertor e arroubos, sou grato pelas experiências vividas. Cada riso, cada lágrima, cada vitória e cada derrota contribuíram para a pessoa que me tornei.

Em relação aos meus bens materiais, deixo minhas posses e patrimônio a serem distribuídos entre meus entes queridos, conforme meu testamento detalhado em documento separado. Ressalto a importância de que tais bens sejam utilizados de forma consciente e responsável, buscando beneficiar aqueles que mais necessitam.

Por fim, deixo o desejo de que aqueles que ficam honrem minha memória, mantendo viva a lembrança do meu lema de vida: rédea curta nas descidas e longa nas corridas. Que todos possam ser inspirados a enfrentar os desafios com bravura e determinação, buscando sempre o melhor em si mesmos e nos outros.

Que este testamento seja cumprido em conformidade com as leis vigentes, e que cada palavra aqui escrita sirva como testemunho de minha gratidão e amor por todos os que fazem parte da minha história.

[Local e data]


Assinatura do testador


CARTA DE AMOR


Meu amor,

Escrevo estas palavras com o coração tremente de emoção e com a certeza de que você é a pessoa que quero ao meu lado em todos os momentos da vida. Nossa jornada juntos tem sido repleta de desafios e superações, e é nessa montanha-russa de sentimentos que encontro a certeza de que a vida é ainda mais significativa ao seu lado.

Assim como os cavaleiros experientes, aprendemos a manter a rédea curta nas descidas, enfrentando os obstáculos com cautela e sabedoria. É na prudência de nossas decisões que construímos uma relação sólida e segura, em que podemos confiar um no outro, mesmo nos momentos mais difíceis.

E ao arfar nas róseas feridas da vida, descobrimos o quanto somos fortes quando estamos juntos. Cada desafio que superamos fortalece nossa conexão e nos ensina que, mesmo nos momentos de dor, encontramos conforto nos braços um do outro.

Nosso amor é como um galope veloz, uma corrida sem fim, com a rédea longa nas corridas. Com você, sinto a liberdade de ser quem sou, de sonhar e ousar alcançar os nossos objetivos juntos. Nossa cumplicidade e confiança nos impulsionam a seguir adiante, enfrentando cada aventura que a vida nos reserva.

E quando caímos em estertor, cheios de arroubos e gritos de emoção, sei que é o nosso amor que nos sustenta. É na entrega sincera do coração que encontramos o apoio necessário para superar qualquer dificuldade que se apresente em nosso caminho.

Meu amor, esta carta é uma declaração de gratidão por ter você ao meu lado, por me ensinar o verdadeiro significado do amor e por compartilhar comigo as alegrias e tristezas da vida. Cada momento ao seu lado é uma dádiva, e é com você que desejo trilhar o restante dessa estrada.

Prometo seguir cada passo com os pés firmes nos estribos da confiança mútua e da cumplicidade. Juntos, continuaremos a arfar nas róseas feridas da vida, enfrentando cada desafio de mãos dadas.

Com todo o meu amor, [Seu nome]


PALAVRAS CRUZADAS


Vamos montar as palavras cruzadas utilizando as palavras-chave do texto:

Horizontal:

  1. Rédea: Item usado para guiar o cavalo.
  2. Arfar: Respirar com dificuldade ou ofegância.
  3. Estertor: Respiração difícil e ruidosa, geralmente associada à agonia ou morte.

Vertical:

  1. Descidas: Momentos de dificuldade e desafios na vida.
  2. Longa: Oposta de curta, relacionada à forma de conduzir as corridas.
  3. Vida: A jornada de existência e experiências.
  4. Pés: Parte do corpo que devem permanecer firmes nos estribos.
  5. Gritos: Manifestação sonora de emoção ou dor.

Espero que se divirta resolvendo as palavras cruzadas! Se precisar de mais alguma ajuda, estou à disposição. Boa diversão!


INTERPRETAÇÃO DOS SONHOS


A interpretação de um sonho é um processo subjetivo e pode variar de pessoa para pessoa. Cada sonho é único e carrega significados que podem estar associados a experiências, emoções e pensamentos individuais. Vou tentar oferecer uma interpretação geral com base nas imagens e nas palavras presentes no sonho:

O sonho parece descrever uma sensação de controle e liberdade em algumas situações e, ao mesmo tempo, uma sensação de restrição em outras. A expressão "Rédea curta nas descidas e longa nas corridas" sugere uma dualidade entre momentos de controle rigoroso (rédea curta) em situações difíceis ou desafiadoras (descidas) e momentos de liberdade e expansão (rédea longa) em situações mais favoráveis (corridas).

A descrição do "corpo tremente, pés firmes nos estribos" pode representar a vontade de enfrentar os desafios da vida, apesar do medo ou da ansiedade. Essa imagem pode indicar uma pessoa que está pronta para lidar com as dificuldades da vida, mantendo-se firme e equilibrada mesmo quando se sente emocionalmente abalada.

A frase "Ah, vida! Arfar, arfar nas tuas róseas feridas / Cair em estertor, cheio de arroubos e gritos!" pode estar refletindo um misto de emoções e sentimentos intensos em relação à vida. A referência a "róseas feridas" pode sugerir que, mesmo em meio às adversidades (feridas), há beleza e poesia (róseas), mas também pode indicar a presença de dor e sofrimento. A expressão "cair em estertor, cheio de arroubos e gritos" pode retratar uma abordagem intensa e apaixonada diante das experiências da vida, buscando vivenciá-las de forma profunda e visceral.

No geral, o sonho parece abordar temas de controle, liberdade, enfrentamento dos desafios e intensidade na vivência da vida. Para uma interpretação mais precisa e pessoal, é essencial considerar os detalhes específicos do sonho, bem como os sentimentos e pensamentos que ele evocou em quem o sonhou. Se o sonho estiver causando desconforto ou ansiedade, pode ser útil discuti-lo com um profissional de saúde mental, como um psicólogo, para obter uma análise mais aprofundada e apoio adequado.





Sem comentários:

Enviar um comentário

Seja crítico, mas educado e construtivo nos seus comentários, pois poderão não ser publicados. Obrigado.