sábado, 22 de dezembro de 2018

Natal

Estou estafado com este natal
Se o natal ė isto quero da quaresma o roxo mais intenso
a coroa de espinhos feroz na minha cabeça
que rasgue a pele e espete bem fundo na minha alma,
onde mais me dói
porque não vai doer tanto como o que agora sinto

Que o zorrague vibre em meu corpo e o sangue escorra e jorre na valeta
Se isto é o natal
quero a guerra vil e negra
quero a fome da desgraça de quem não ama
quero a raiva de quem tudo perdeu e nada tem

Se o natal é isto
eu não o mereço, nem o quero
Eu quero paz
eu quero amor
eu quero tudo a que tenho direito
ao pão
às doces palavras da ternura
ao olhar que me segue a sorrir
à inteligência de saber escutar

Eu quero despir-me de toda a raiva e dor que asperges em mim
de toda a injustiça mórbida
e chantagem fria
que semeias em meu coração

Nós merecemos um mundo melhor
e contávamos contigo para sairmos por aí a anunciá-lo
Esperávamos que tu te orgulhasses de nós
dos sonhos com que te demos banho e pão
dos patos a sorrir para nós no jardim
e do loureiro regado com mãos amorosas e floridas

Eu quis ensinar-te os perigos do caminho
queria a minha mão junto a ti para que não te magoasses
Nós tiramos o pão da nossa boca para te dar a ti
como os pais dos nossos pais fizeram eles a nós

Ensinamos-te andar, a falar, a escrever, a ler e desenhar
a bondade e a justiça
Ensinamos-te a não desistires
a ser forte e a sonhar com um mundo azul
Como podes ser assim comigo
de espadas e pedras
mão levantada em ameaças e juízos
a morder a mão que te susteve,
e te afagou os cabelos quando choravas?

Quem te virou contra mim
nossos pais e avós?
Quem? Que raiva é essa que derruba as muralhas de Sião e Babilónia
e não se compadece de nós?

O que eu esperei de nós...
Não me enganei
voltava a percorrer o mesmo caminho 
sei que todas as tempestades vieram depois dum sol radioso
Pode ser um longo inverno mas ninguém me tira a rosa que inventei para ti, contigo
Ninguém nos rouba o que vivemos
Ninguém, nem tu!

22 dez 18

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seja crítico, mas educado e construtivo nos seus comentários, pois poderão não ser publicados. Obrigado.