sexta-feira, 8 de abril de 2016

Histórias de Sempre



Histórias de SEMPRE!


 
Manuel Preto Rodas, o Marujo, é já pai de dois filhos da primeira esposa e após o falecimento desta, casa com Ana de Sousa, com a qual tem dois filhos, José e António. O primeiro filho deste segundo casamento, José de Sousa Rodas nasce a 18 de abril de 1918.
Dez dias depois levanta-se cedo e com mais três vizinhos, deixam o lugar da Várzea, dizem um adeus até já ao rio de Castro Laboreiro, atravessam os contrafortes da Serra de Soajo e após quatro horas de viagem e uma pausa para uma bucha, chegam a Cabana Maior onde depositam os seus votos nas urnas respetivas, elegendo deste modo os 155 Deputados  para a Câmara dos deputados e  49 Senadores para o Senado. Dobram o terceiro boletim de voto e participam na única votação direta durante a primeira República, para um Presidente da República Portuguesa.
Durante as oito horas de viagem a pé, quatro na ida e outras quatro no regresso, têm tempo para falar de tudo que os preocupa e os anima, numa terra sem estrada, sem eletricidade, sem médico, dependentes da resistência de cada um e da solidariedade de todos.
Quando chegam a suas casas, já noite, trazem na cabeça a confirmação dos desejos duma vida melhor e a certeza que o poder emana do povo e não do Rei, e uma forte convicção na alma: é preciso que o povo queira assumir esse poder e participe na construção dum mundo novo. Como? Através das letras e da instrução!
Manuel Preto Rodas organiza, ao fim do dia e aos domingos, na sua varanda virada para o caminho público, sessões de aprender a ler e a escrever, para quem o desejar.

Na mesma data, 1918, o Dr. Bernardino Machado, Presidente da Republica Portuguesa inaugura em Benfica, Lisboa, a Escola Normal Primária de Lisboa.

Após algum tempo, Manuel Preto Rodas reconhece para si próprio que a tarefa é demasiada e o resultado é pouco, pois os alunos ficam-se pelo nome próprio e pouco mais. Constatada a indiferença do poder municipal e do Estado, perante os sucessivos apelos para a construção duma escola primária, fala com os vizinhos e decidem eles próprios construir a escola, na esperança que o Estado haveria de lá colocar uma professora. Aos domingos, após o almoço é vê-los a abrir os caboucos, cortar a pedra emparelhá-la e erguer uma casa igual às suas, uma porta e duas janelas. A alegria e a certeza do caminho a percorrer suaviza o esforço e atenua o cansaço. O Estado após muita insistência acaba por colocar uma regente escolar.
Trinta anos depois, o filho, José de Sousa Rodas, Guarda Florestal, é o correspondente do jornal regional de Arcos de Valdevez, A Vanguarda, desde 1948 a 1972. Através das suas crónicas quinzenais, informa, divulga e esclarece os assinantes, emigrantes espalhados por todas as regiões do mundo, contribuindo para a sua ligação ao torrão natal, à ascentral cultura serrana. Continua a querer um mundo melhor e um Soajo grande!
Este jornal é em muitas casas o único material impresso. Da compilação dessas crónicas, Manuel Rodas fez a sua edição e publicação (2014) com o nome Por Soajo, por ser dessa forma que começavam as suas crónicas.
80 anos depois das eleições republicanas de abril de 1918, 80 anos depois do nascimento do seu filho, José, e das primeiras lições de ler e escrever na sua varanda, um neto de Manuel Preto Rodas, o Marujo, é Professor na Escola Superior de Educação de Lisboa, no mesmo edifício inaugurado por Bernardim Machado, em Benfica, em 1918. Continua a querer um mundo melhor, mais fraterno e solidário... e deseja contribuir para a preservação da identidade cultural soajeira.

97 anos depois, 2015, pela mão do mesmo neto e em edição de autor, é publicado o livro Manual de Ramil, terra e saudade, e apresentado no dia 9 abril 2016, às 16 horas na Biblioteca Municipal de Oeiras!


 José Maria Dias Costa foi o apresentador, um arcoense com sangue e alma soajeira!




  Os amigos acorreram com entusiasmo e interesse! 


 
A Inês participou lendo partes da obra!



 José Maria Dias Costa entusiasmou a assistência levando-a ao rubro e à emoção!





 O Vice-Presidente da Camara Municipal de Oeiras, Carlos Morgado, esteve presente, numa manifestação pública de apoio à cultura e à contribuição dos munícipes.
O Luís fez a animação musical com acompanhamento à viola e belas canções de sabor minhoto!


 A Presidente do Rotary Club de Oeiras, Lurdes Torres e a Presidente da Universidade Sénior de Oeiras, Maria Emília participaram nesta apresentação e na sua dinamização!



 O Nelson, A Diana e a Inês leram partes do texto, tornando mais real e emotiva a sua representação!




Os convidados mais novos, o Simão e a Mariana  ofereceram as flores!



 O Rancho Folclórico OS MINHOTOS, da Ribeira da Lage, Oeiras quis estar presente e dar apoio a esta iniciativa.



A todos, 
o meu
MUITO OBRIGADO!



Sem comentários:

Enviar um comentário

Seja crítico, mas educado e construtivo nos seus comentários, pois poderão não ser publicados. Obrigado.