quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Por Soajo


In, A Vanguarda, 30.8.1953
(...)

Electrificação da nossa vila de Soajo- Continua, presentemente, a ser a máxima aspiração do nosso povo; oxalá possamos em breve ver realizado este sonho dourado, ao qual as nossas autoridades têm dedicado o melhor do seu esforço e boa vontade. Segundo nos informa o nosso muito digno Presidente da Junta, Sr. Alexandre Baptista, incansável obreiro do progresso da nossa querida terra, será possível termos a luz brevemente, com o que muito nos congratulamos.

Partidas e Chegadas- Em gozo de merecidas férias, encontra-se junto de seus pais, no lugar da Várzea, o seminarista Abílio Rodas de Sousa Ribas, que em Viana do Castelo concluiu com bom aproveitamento o 1º ano de Filosofia. Os nossos parabéns. Vinda de Lisboa, encontra-se na sua casa do lugar de Paradela, onde tenciona descansar algum tempo, a Ex.mª Srª D. Ermelinda Rodrigues, abastada proprietária e capitalista.
(...)

In, A Vanguarda, 25.10.1953
(...)

Escolas- Com o fim das férias, voltaram a funcionar as nossas escolas, com a frequência cada vez maior de alunos, vindo assim sobrecarregar o já muito trabalho dos nossos Professores, que actualmente desempenham entre nós a sua missão. É certo que este ano foi criado o Posto de Ensino do lugar da Várzea, mas é pouco; temos o lugar de Cunhas à espera que chegue a vez de ver findar a caminhada de seus filhos, debaixo de todas as intempéries, vindo procurar a instrução à sede da freguesia. No nosso parecer, merecem ser atendidos, uma vez que é o lugar mais populoso da freguesia.


Estradas- Se, de facto, nos encontramos ligados com todo o país, pela estrada da Petada, se brevemente principiam os trabalhos para a construção do ramal Mezio-Soajo, pondo-nos em comunicação directa com a sede do concelho, ainda não é o suficiente; achamos justo que a estrada não deva parar aqui, mas deve seguir através dos lugares de Cunhas, Paradela e Várzea desta freguesia, indo ligar com a de Lamas de Mouro, em construção, para a Senhora da Peneda. Estudo que deve merecer a máxima atenção das nossas autoridades e da Comissão de Turismo. Só assim ficará a nossa freguesia rasgada de lés a lés e satisfeita a aspiração maior de todos.

(infelizmente foi preciso esperar muitos anos...)

José de Sousa Rodas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seja crítico, mas educado e construtivo nos seus comentários, pois poderão não ser publicados. Obrigado.