segunda-feira, 7 de outubro de 2013

17.1.1953, in A Vanguarda



Natal... Ano Novo- Apresentamos os nossos sinceros cumprimentos e desejos de Boas-Festas ao Sr. Director de «A Vanguarda», assim como a Iodos os colaboradores, correspondentes, assinantes e leitores deste nosso tão querido jornal. Oxalá que o Novo Ano seja propício à realização das nossas mais gratas esperanças. Com os anjos entoemos uma vez mais - Glória a Deus nas Alturas e Paz na Terra aos Homens de boa vontade.
Estrada Soajo-Peneda- Por   várias vezes temos feito eco, nas colunas deste jornal, pela realização deste importantíssimo melhoramento; já destacámos algumas das inúmeras vantagens que daí adviriam, não só para a nossa terra, como até para o País. Sabemos que alguém se interessa por isso, mas é preciso que, todos juntos, façamos chegar a nossa petição a quem de direito. Seguindo as vias competentes, seremos atendidos; não estará longe o dia em que tenhamos a satisfação de ver concluída esta antiquíssima aspiração do nosso povo, desde que todos nos lancemos com afinco no caminho das realizações.
Cunhas- No dia 1 do corrente mês e ano, reuniram-se, neste populoso lugar, os seus habitantes, para resolverem alguns dos urgentes interesses locais; chegaram a acordo, de tentarem obter uma escola para educação de seus filhos, sem que os mesmos tenham de continuar a deslocar-se à sede da freguesia, isto por terem alunos suficientes e depois por, em todos os lugares, já existirem escolas, achando-se no direito de serem como os demais lugares. Oxalá sejam atendidos por quem de direito. O outro assunto versado, foi sobre a próxima construção de uma capelinha. Presidiu à reunião o nosso amigo Sr. A. Tomaz Ferreira, 2º cabo da G. Fiscal, Digmo. comandante do Posto de Paradela. Foi possível, devido à boa vontade de todos, resolver alguns obstáculos e brevemente teremos uma escola e uma capela neste lugar, único que ainda se encontra sem essas obras. Assistimos a esta reunião, por sermos convidados; pediram-nos para, por intermédio de «A Vanguarda», levar ao conhecimento de todos os filhos da nossa terra que se encontram espalhados pelo mundo, em luta pela vida, e que desejem contribuir com algum donativo, devem fazê-lo com urgência, dirigindo-o à comissão encarregada das obras, o que desde já muito se agradece, visto serem construídas a expensas do povo. A comissão é constituída pelos Srs. Tomaz de C. Ferreira, 2º cabo da G. Fiscal, Domingos de Carvalho e João Alves Barbosa (da Fonte). Esperamos que esta iniciativa tenha o merecido acolhimento e o carinho de todos nós. Nas colunas deste jornal serão publicados os nomes dos ofertantes e importâncias oferecidas. Como ficou resolvido dar início primeiro à construção da capelinha, principiaremos a relatar algumas das ofertas para essa obra: Srs. Tomaz da Costa Ferreira, 1.000$00; José Gonçalves Cancela, o terreno necessário e 100$O0; Manuel Alves Barbosa da Fonte, toda a madeira de pinho que seja necessária; Maria Cerqueira, um Carvalho; Ana Gonçalves Cancela, 2 pinheiros; Maria Macieira Santiago, 1 pinheiro e 20$00; Manuel Barbosa da Chão, 30$00 e 1 carvalho; António Gonçalves do Outeiro, 1 pinheiro e 100$00; Luiz Macieira, 2 pinheiros; Manuel D. Carvalho, 100$00; Maria Grande, 10$00; Domingos D. Carvalho, 150$00; António F. Gonçalves, 20$00; Amélia Fernandes, 3 pinheiros; Rosa Barbosa, 50$00; Rosa G. Mateus, 15$00; Adelina P. Macieira, 20$00; Teresa A. Barbosa, 20$00; Ana Alves, 20$00; Maria Pequena, 20$00; Maria Macieira, 50$00; Júlia Fernandes, 50$00; Maria Gomes, 50$00; José G. Mateus, 100$00; António Moreira, colocação de todo o material de carpinteiro; José Fernandes, 50$00; António Jesus Afonso, 40$00; Artur F. Carvalho, 50$00: João Pereira, 100$00; António A. Fail, 100$00; João A. Barbosa, da Fonte, 100$00 e carreto de pedra; António Fernandes, 100$00; Izolina Fernandes, 20$00; António Pereira, 30$00.
Partidas e chegadas - Para Braga, a continuar os seus estudos, seguiu o seminarista António Hélder de Oliveira Valente.
- Para Lisboa onde é competente empregado da Panificação, retirou-se o nosso amigo Sr. Manuel Esteves Soares que, acompanhado de seus extremosos filhinhos, veio passar as festas do Natal, junto de seus pais.
- Depois de passar os festejos do Natal e Ano Novo entre nós, retirou para a Peneda, o Sr. Francisco José Alves, 1º cabo da G. Fiscal e competente chefe do Posto da Peneda. Fez-se acompanhar de sua esposa e prendados filhinhos.
- Da capital, chegou o nosso amigo Sr. António Rodas Barbosa, onde é digno empregado da Panificação.
- Da mesma cidade vieram os Srs. Manuel Soares e Manuel Esteves Rodas, empregados da Panificação. A todos desejamos Boas Festas e feliz Ano Novo.
- Também cumprimentamos o nosso amigo Sr. José Maria, digno G. Fiscal, na Ponte da Barca, e sua esposa. Já se retiraram.

José de Sousa Rodas

2 comentários:

  1. Imenso interêsse Palavras à Solta.Quantos "Suajos" escondidos haverá no nosso País...na esperança de que alguem se estimule pela leitura de Palavras à Solta...grande mérito de Manuel Rodas. Bom NATAL...Bom ANO NOVO.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo12/20/2022

    Muito obrigado, amiga Elisete Alves. Boas festas e Bom Ano Novo!

    ResponderEliminar

Seja crítico, mas educado e construtivo nos seus comentários, pois poderão não ser publicados. Obrigado.