segunda-feira, 10 de junho de 2013

Por Soajo, in A Vanguarda de 20-2-66


 A Vanguarda de 20-2-66 publicava na Rúbrica   Por Soajo esta crónica assinada por meu pai!

Teve Soajo regalias e forais. Parece que o primeiro lhe foi concedido por El-Rei D. Dinis, que por cá andou, nos primórdios do século XIV, para visitar as obras do Castelo de Lindoso, que lhe fica em frente, concedendo-lhe, então, este Rei, o privilégio: — «De nenhum fidalgo demorar aqui mais tempo do que o necessário para se esfriar um pão quente posto no ar na ponta de uma lança. Tinha este privilégio, por causa das proezas e aventuras de alguns nobres das casas de Araújo e Lobios, que tendo vindo viver para Soajo, tratavam como a roupa de franceses os pobres habitantes e lançavam como lobos esfaimados a perturbação e a tirania no redil das boas Soajeiras. Também D. João I ordenou aos monteiros que proibissem a residência de cavaleiros por esta terra, privilégio que foi confirmado pelos Reis seu sucessores.

PINHEIRO BRAVO
Como mais tarde veremos, é de toda a vantagem proceder à plantação ou sementeira (bolota) de carvalhos, no local da sementeira de Penisco (Pinhão), devendo aqueles ficarem distanciados entre si, de 8 a 10 metros. Aconselhamos a arborização pelo pinheiro bravo, porém, a árvore mais indicada para as propriedades incultas da nossa freguesia, pouco exigente, rápido desenvolvimento e menos atacada, principalmente dos animais. No entanto podeis proceder à plantação de outras espécies de árvores, como castanheiros, bétulas (bidoeiros), sobreiros, choupos, freixos, nogueiras, plátanos e olmeiros; árvores estas mais exigentes, tanto em terrenos, que devem ser fundáveis, como em cultura.
Se vos inclinardes pelo castanheiro, devo dizer que se o destinais à exploração de madeira, deve ser plantado à distância de 2 a 3 metros, e à profundidade de 0,50 a 0,70 metros. Contudo, se o destinais à produção de castanhas, terá de ficar distanciado entre si de 10 a 12 metros, cujo terreno deve ser cultivado anualmente. A plantação de qualquer árvore florestal, deve ter lugar desde Outubro a fim de Março do ano seguinte. Vá, Senhores Proprietários: não deixeis de embelezar e enriquecer a nossa freguesia, valorizando as vossas propriedades, arborizando-as com   as   espécies   do   vosso agrado, mas sempre conforme com as condições dos terrenos. Além das espécies folhosas citadas, ainda podeis optar por algumas resinosas, tais como: abeto, criptomeria, larício, picea, pseudotsuga ,etc.
Os Serviços Florestais, têm à vossa disposição, sementes e árvores, desde que sejam devidamente requisitadas.

ESTRADA
Quando esta informação chegar à luz do dia, já deve ter principiado o rompimento da estrada florestal de Bordença para a casa de guarda de Adrão. Ainda bem que os Serviços Florestais nos vão trazendo estes indispensáveis e tanto desejados meios de comunicação. Pena é que não possa seguir outra de Soajo (sede da freguesia) a Cunhas, como tanto se tem falado; esta por conta da nossa Câmara Municipal. Então senhores de Cunhas, em que ficamos, não desanimem e cada um contribua com a sua parte, como prometestes.

CAIXA POSTAL
Durante alguns anos existiu uma caixa do correio no lugar  de  Cunhas,   mas   foi retirada   não   sabemos   porquê. Ora como todos sabem, hoje  é indispensável   numa terra, por isso apelamos para quem de direito, a fim de que a caixa do correio volte para  Cunhas,  uma vez que existe, neste lugar, uma casa comercial com pessoal competente e habilitado para tomar conta e assumir todas as responsabilidades.
Oxalá que este assunto seja resolvido  o   mais  rápido possível, assim o desejamos  e esperamos.
Acabamos de ser informados de que dentro em pouco tempo, não só vai ser colocada em Cunhas a caixa do correio mas também um posto público de telefone, dois importantes melhoramentos cuja falta se tem feito sentir muito.

VÁRZEA
A quem pertence o edifício escolar deste lugar da nossa freguesia? Uma vez que não tem proprietário, uma vez que não aparece alguém que se digne fazer as reparações indispensáveis de que o mesmo urgentemente necessita, cremos serem as nossas autoridades quem deve tratar deste melindroso assunto e resolverem-no o mais rápido possível. Não tem carteiras, não tem vidros nas janelas, e ... segundo nos contaram, as crianças assistem às aulas de guarda-chuvas abertos! ... Poderá por ventura continuar a funcionar em tais condições ? Apareça alguém que tome as necessárias e urgentíssimas providências.

TELEFONES
Também chegou ao nosso conhecimento,   de   que   vão ser  colocados  postos  públicos de telefone, nos lugares de Adrão, Várzea e Vilar do Suente.  Ainda  bem  que  os C.T.T. se dignaram voltar as suas vistas para estas populosas localidades da nossa freguesia. Estão prometidos, agora veremos o tempo que levam a cá chegar.

FEIRA MENSAL
No dia 6 do corrente mês de Fevereiro, realizou-se mais um mercado, na sede da nossa freguesia, que apesar do tempo   continuar  de   chuva, esteve muito concorrido, tendo-se    efectuado    bastantes transacções,    principalmente de gado bovino e suíno. Esta feira tem lugar todos os primeiros domingos de cada mês.

MAIS UM VANGUARDISTA
Por nosso intermédio, inscreveu-se assinante do nosso jornal, o sr. António de Sousa Rodas, Digno 1.° Sargento de Inf., Bateria Ind. Def. Costa  n.º1, Horta,   Faial, Açores, para onde lhe deve ser enviado, podendo ser já desde início de Fevereiro. Pagou adiantadamente, como é da praxe,  cuja importância se encontra em nosso poder.

O TEMPO
Continua chuvoso e com trovoadas que se fazem acompanhar de granizo, pelo que está a atrasar bastante os trabalhos da época, sobretudo da poda das videiras.

José de Sousa Rodas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seja crítico, mas educado e construtivo nos seus comentários, pois poderão não ser publicados. Obrigado.