segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Por Soajo, in A VANGUARDA 10-10-1954


POR SOAJO
O tempo e a agricultura - O mês de Agosto decorreu um pouco fresco e húmido, assim como esta parte de Setembro, ainda que a temperatura tenha subido, pelo que se foi boa para algumas culturas causou atraso e prejuízo em outras. Os milhos continuam prometedores, mas atrasados em maturação. As uvas estão quase recolhidas, sendo em alguns lugares abundantes e em outros, média a sua produção.

Casa do Povo — Para aquisição do respectivo mobiliário, foi concedido um subsídio de vinte mil escudos, pela J C. C. P ., à Casa do Povo desta freguesia. Espera-se que essa verba seja brevemente reforçada, dada a falta de recursos deste organismo.

Estrada Mezio - Soajo - Peneda - Continuam os trabalhos da primeira fase desta importante via de comunicação, vindo ligar directamente o centro desta freguesia com a sede do concelho. Nada nos consta que a segunda fase esteja em vias de facto, o que é de lamentar, não só pela soa importância turística, como por nos ligar com a vizinha freguesia da Gavieira, depois de rasgar a nossa freguesia de lês a lês.
Mais ama vez chamamos a atenção das nossas autoridades, convencidos da sua boa-vontade, para apreciação deste assunto que merece ser estudado e, caso possa ser, concluído.

Partidas a chegadas — Para Carcavelos, a fim de dar início ao seu 1º ano de Teologia seguiu o seminarista Abílio Rodas de Sousa Ribas.

Depois de passar algum tempo junto de seus pais, retirou para a capital, o nosso amigo sr. P.e António Rodas de Sousa, distinto administrador da G. I. A. M.

Tivemos o prazer de cumprimentar o nosso amigo sr Armando de Carvalho, digno empregado de comércio em Lisboa e assinante de «A Vanguarda», que se encontra em gozo de merecida licença, em casa de sua mãe, no lugar de Cunhas. Pede-nos para por nosso intermédio, pedir desculpa os seus inúmeros amigos residentes naquela cidade, por lhe ter sido impossível despedir-se pessoalmente oferecendo-lhes os seus préstimos neste lugar. A todos muita saúde e felicidades.

Baptizado— Receberam as águas lustrais, do santo baptismo, na nossa igreja paroquial, no mês de Agosto e Setembro os seguintes inocentes, tendo-lhes sido dado nome de, Maria da Felicidade, filha de Maria de Sousa Preto; Manuel, filho de Américo P. Domingues e de Teresa G. Fernandes; Serafim, filho de Manuel G. Fail e de Deolinda de S. Tiago Barbosa; Manuel, filho de Manuel Afonso e de Glória Alves; Alberto, filho de Artur F. Carvalho e de Maria C. Barbosa; Luís, (filho de Manuel M. do Souto e de Rita Pires; António, filho de Manuel M. do Souto e de Rita Pires; Maria Regia, filha de João E. Capela e de Teresa C. de Brito; Maria Rosa, filha de João P. dos Santos e de Teresa G. Lage; Américo, filho de Manuel G. Rodrigues e de Maria G. Alves; em 5-9 Maria, filha de António Pereira e de Deolinda B. Pereira; em 26-9, Maria Helena, filha de João R. Vaz e de Tereza M. Cortez; João, filho de António Pires Rego e de Maria G. Perricho; Rosa, filha de Manuel E. G. Forneiro e de Maria M. Barbosa; Laurinda, filha de António A. Macieira e de Tereza R. Gonçalves.

A todos desejamos saúde e felicidades e parabéns aos ditosos pais.

Casamentos – Contraíram o santo sacramento do matrimónio, na nossa igreja paroquial, em 30 de Agosto, o sr. Alexandre Gomes e a menina Gracinda Rodrigues da Cunhas; em 18 de Setembro uniram-se pelo laço matrimonial o sr. ManuelFernandes Imperadeiro e a menina Florinda Cerqueira Barbosa, ele de Parada – Lindoso, ela do lugar de Cunhas, desta freguesia. A todos os nubentes, apetecemos as maiores venturas de que são dignos; oxalá a a paz e harmonia reine sempre nos seus lares cristãos.
Óbitos — Em 17 de Acosto faleceu no Lugar de Adrão o sr. Joaquim Domingues Capela com 68 anos de idade; Com a idade de 77 anos, pereceu o sr. António Pires, em 22 de Agosto. Que descansem em paz e às famílias os nossos sentidos pêsames.
Sociedade — Depois de passar a costumada temporada em sua casa no lugar de Paradela, retirou para a capital a sr. D.Ermelinda Rodrigues, abastada proprietária e capitalista.

Para Lisboa, a fim de se submeter a uma intervenção cirúrgica, seguiu o nosso amigo e colega Manuel J. G. Martins, considerado guarda Florestal na Branda de Murço. Oxalá Deus lhe dê sorte e que dentro em pouco, volte ao desempenho das suas funções.
Vindo do posto da Guarda Fiscal do Cabril-Braga com o fim de assistir à inauguração da capelinha de Cunhas, tivemos o prazer de cumprimentar o nosso grande amigo sr. Tomaz A. da C. Ferreira, distinto 1º Cabo da G. Fiscal.
De Sintra chegou o sr. António O. Capela, que vem passar algum tempo junto de sua dilecta esposa.
Da capital, onde é digno empregado da Panificação, chegou o sr. Mário D. Correia.
Na casa do nosso amigo sr. António Lage, encontra-se a passar alguns dias de repouso a menina Eugénia Gonçalves Cerqueira, extremosa filha do sr. José Gonçalves Cerqueira, distinto agente da P.I.V.D.E., em Lisboa.
A todos, os nossos sinceros cumprimentos, desejando-lhes muita saúde e felicidades.

3 de Outubro de 1954

O Correspondente
José de Sousa Rodas Marujo
G. F.tal

3 comentários:

  1. Maria Branco
    Neste blogue, vi 3 assuntos que gostei, O D. Abilio, que conheço pessoalmente, o baptizado de uma bébé, que mais tarde fui madrinha de casamento, e um casamento de amigos Alexandre Gomes, já falecido. Como é bom recordar. Obrigada pela publicação.

    ResponderEliminar
  2. Emilia Mateus
    muito interessante . eu pessoalmente conheci o Bispo Abilio da Varzea .Assistiu ao funeral da minha tia Olivia em Olelas .

    ResponderEliminar
  3. Maria Branco Mas, para a pessoa que conserva estas «reliquias», obrigada. Ainda me esqueci, da Maria Regis (Regina) também aqui de Vilar.

    ResponderEliminar

Seja crítico, mas educado e construtivo nos seus comentários, pois poderão não ser publicados. Obrigado.