terça-feira, 8 de janeiro de 2013

27-3-1955, in A VANGUARDA


De Soajo

O tempo e a agricultura - A nossa terra encontra-se coberta de neve, que depois de mais de um mes de chuvas torrenciais, se deixou caiar de branco em 19 dias seguintes, do p. p, mes de Fevereiro, podendo ainda hoje admirar-se o lençol branco de neve que a cobre. Há dias que sopra rijo frio do norte, castigando, sobretudo as pastagens dos gados. Com algum atrazo, procede-se com afã à poda das videiras e principiou-se a plantação das batatas. Devido A irregularidade do tempo, os trabalhos agrícolas encontram-se atrasados.

Carreira diária – Continuamos sem ligação com a sede do concelho e resto do pais, aos Domingos, apesar de o assunto ter sido exposto há bastante tempo
a empresa concessionária, recomendado por um dirigente da mesma. Apelamos para qerm de direito e em especial para os gerentes dos Transportes Mecanicos «Viação Auto-Motora», que seria de toda a conveniência dar uma solução a este magno problema de interesse público, ou pelo menos uma resposta à referida petição.

Cunhas — Tem, nos últimos anos, progredido muito, este populoso lugar: levou a cabo, com bastante sacrifício, a construção da capelinha, que hoje se pode
ufanar de ser a melhor da freguesia. Tem-se construído alguns prédios para habitação. Conseguiu uma escola para os seus filhos não terem de calcorrear os
intransitáveis caminhos, debaixo de todas as intempéries do tempo diariamente, em busca da Instrução, à sede da freguesia. Foi a mesma preenchida, pela primeira vez este ano, pela distinta regente, menina Maria Ester Domingues de Sousa, de Paderne - Melgaço. Temos dela as melhores informações do serviço que
prestou no ano escolar de 1954, em Touvedo - S. Salvador - Ponte Ia Barca.

Aqui sacrifica-se dia e noite, quase não tendo tempo para preparar e tomar as refeições indispensáveis para por em dia o atraso de 3 meses em que os alunos
estiveram sem escola e ainda com o curso de adultos.

Assinantes que pagam — De Vila Manica, África O. Portuguesa, recebemos do sr. António Sousa Rodas, distinto 2º sargento do nosso exército, a importância de 70$00, sendo 6o$oo para pagamento da sua assinatura até Setembro de 1955 e 10$00 para os pobres de «A Vanguarda», sufragando a alma de seus saudosos irmãos, Ana e Francisco P. Rodas. Em nome dos contemplados, o nosso muito obrigado.

Baptismos - No mês de Fevereiro, receberam na nossa Igreja paroquial , o Santo Sacramento do Baptismo, os seguintes inocentes:
Alexandre, filho de João Evangelista da Costa Machado e de Deolinda Fernandes; Teresa, filha de Manuel Fernandes Enes e Maria Fernandes de Brito; Joaquim, filho de Joaquim Domingues Barros e de Maria Pires Domingues Capela; Rosa Helena, filha de Manuel Rego Domingues e de Rosa Gomes Domingues; Alexandre, filho de Manuel Rodrigues Gonçalves e de Maria Esteves Rodrigues; Felicidade, filha de José Rodrigues Covelo e Maria Gonçalo Portilhas; Maximino, filho de Teresa Gonçalves Cunha; Gracinda, filha de António de Jesus Afonso e Maria Pereira Fernandes.

Casamentos — Contraíram o Sacramento do Matrimónio, na nossa Igrejanem 8 do mês de Fevereiro, o sr. João Gonçalves Fernandes, com a menina Felicidade Santos Fidalgo e em 19, o sr Manuel Rodas Fernandes, com a menina Carminda Fernandes.
Aos novos lares cristãos auguramos as maiores venturas de que são dignos.

Óbitos — Em 7 de Fevereiro, pereceu o sr. João Pereira, de 62 anos; Com 44 anos de idade faleceu o sr. Alexandre Enes, em 15 do dito mês. Este nosso grande amigo ha muito que se encontrava atacado por enfermidade que não perdoa. O descanso eterno às suas almas e sentidos pêsames as famílias.

Sociedade — De Lisboa, já regressou o nosso amigo sr. Casimiro Rodrigues Cachês. Da mesma cidade, veio o sr. João Afonso Gonçalves, comerciante em Paradela, desta freguesia, onde tinha ido de visita a sua família.
Para Sintra, já retirou a sr.* D. Teresa Fernandes Barbosa, esposa dilecta do nosso amigo s. Manuel Soares, competente comerciante naquela Vila; fez-se acompanhar de sua extremosa filha. — Seguiu para AlqueirAo-Sintra, depois de passar um mês entre nós, o sr. João Rodas Fernandes, onde e competente industrial. — De França, também chegou o nosso amigo sr. Luís Gavejo, que veio assistir ao casamento de sua estremosa filha. — A substituir no desempenho das suas funções a distinta regente menina Maria Ester Domingues de Sousa, encontra-se no lugar de Cunhas, desde 15 do corrente a não menos competente regente menina Arminda Martins, filha dilecta do nosso amigo e assinante de «A Vanguardas, sr. José Martins, da Peneda-Gavieira. Parabéns aos alunos do referido lugar que nada devem ter perdido com a substituição.

Divagando— Um inspector soviético, na Ucrânia, pergunta a um campónio: 
— Não vives agora melhor que antes da revolução?
Não. Antes, tinha dois fatos, agora só tenho o que trago vestido.
Não te queixes. Em África os homens andam nus …
Sim?! Então é que houve lá duas revoluções...

Entre amigos:—As mulheres são mais formosas que os homens.

- Naturalmente! Naturalmente, algumas…artificialmente, outrasG

Ramil, 17 de Março de 1955.

O correspondente,
JOSÉ MARUJO
G. F.tal

4 comentários:

  1. maria paula t queiroz b pinto
    Ontem, à(s) 22:21

    Muito interessante este diário! :)

    ResponderEliminar
  2. miguel taveira
    Ontem, à(s) 23:06

    Muito fixe Manel. Gostei!

    ResponderEliminar
  3. Que terra tão avançada! Nunca em Maços, onde nasci, se poderia sonhar com outro meio de comunicação que não fosse a rádio...
    Gostei muito mesmo. Se recuassem 2 anos, teríamos visto aqui a notícia do teu nascimento. Parabéns ao teu avô Marujo, é?

    ResponderEliminar
  4. smeralda Martins Cachez li adorei..obrigado.

    ResponderEliminar

Seja crítico, mas educado e construtivo nos seus comentários, pois poderão não ser publicados. Obrigado.