sábado, 3 de fevereiro de 2018

Tomamos um café?

Desculpa o atraso.
Se soubesse que vinhas
Teria incendiado o caminho
E espalhado as estrelas
Para que me viesses mais cedo
Queres um café?

Desculpa o atraso. 
Se soubesse que vinhas 
teria convidado mais três amigos
um peixe e um cágado.
Gosto de cágados, 
espero não te importes!

Desculpa o atraso. 
Se soubesse que vinhas 
traria uns livros de poemas
passaríamos uma tarde memorável
a petiscar palavras e versos
com muitas risadas e graças.

Por favor, avisa-me quando voltares...


MRodas

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Os leitores dos EUA a recuperar neste mês!



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Estados Unidos
553
Portugal
387
França
81
Ucrânia
47
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10
Canadá
9
Romênia
9
Alemanha
8
Brasil
7
Rússia
7

Dar à língua




A ESTRANHA BELEZA DA LÍNGUA PORTUGUESA”

   Este texto é dos melhores registos de língua portuguesa que eu tenho lido sobre a nossa digníssima 'língua de Camões', a tal que tem fama de ser pérfida, infiel ou traiçoeira.
Um político que estava em plena campanha chegou a uma pequena cidade, subiu para o palanque e começou o discurso:
 “Compatriotas”, “companheiros”, “amigos”! Encontramo-nos aqui, “convocados “, “reunidos” ou “juntos” para “debater”, “tratar” ou “discutir” um “tópico”, “tema” ou “assunto”, o qual me parece “transcendente”, “importante” ou de “vida ou morte”. O “tópico”, “tema” ou “assunto” que hoje nos “convoca”, “reúne” ou “junta” é a minha “postulação”, “aspiração” ou “candidatura” a Presidente da Câmara deste Município.
 De repente, uma pessoa do público pergunta:
 - Ouça lá, porque é que o senhor utiliza sempre três palavras, para dizer a mesma coisa? O candidato respondeu:
 - Pois veja, caro senhor: a primeira palavra é para pessoas com nível cultural muito alto, como intelectuais em geral; a segunda é para pessoas com um nível cultural médio, como o senhor e a maioria dos que  estão aqui; a terceira palavra é para pessoas que têm um nível cultural muito baixo, pelo chão, digamos, como aquele alcoólico, ali deitado na esquina.
 De imediato, o alcoólico levanta-se a cambalear e 'atira':
 - Senhor “postulante”, “aspirante” ou “candidato”:(hic) o “fato”, “circunstância” ou “razão” pela qual me encontro num estado “etílico”, “alcoolizado” ou “mamado” (hic), não “implica”,”significa”, ou “quer dizer” que o meu nível (hic) cultural seja ”ínfimo”, “baixo” ou mesmo “rasca” (hic). E com todo a “reverência”, “estima” ou “respeito” que o senhor me merece (hic) pode ir “agrupando”, “reunindo” ou “juntando” (hic) os seus “haveres”, “coisas” ou “bagulhos” (hic) e “encaminhar-se”, “dirigir-se” ou “ir direitinho” (hic) à “leviana da sua progenitora”, à “mundana da sua mãe biológica” ou à “puta que o pariu”!
AA

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

O maquinista


O combóio chegou, parou, mas não arrancava...
Um homem, de pasta na mão, falava com o maquinista de forma intranquila e agitada, enquanto a  inquietação dos passageiros aumentava.

O homem de pasta na mão sorria ironicamente com gestos acentuadamente descordenados.


O motorista empurrou o homem que se agarrara à porta da cabine, tentando livrar-se dele.


Por fim, o homem, de surpresa, puxou com força o braço do maquinista, arrastou-o para a plataforma, deixando-o caído no chão e foi a correr, meter-se na cabine,  trancou a porta e finalmente o combóio arrancou para sossego e tranquilidade dos passageiros!


MRodas

Dançar



Não gosto que me olhes assim
obrigas-me a ser cego

Não gosto que me digas sim
obrigas-me a mentir

Fazes-me olhar para mim
e descobrir o que não gosto

Por isso
já gosto
que me olhes
e fales

mas por favor
não me convides para dançar

MRodas

domingo, 21 de janeiro de 2018

A fotografia





Para o Victor São Marcos

A fotografia


Sair de nós por aí
Com a máquina pela mão

Olhar e pressentir
A existência oculta da criação

Uma janela, não é uma janela
Nem é apenas o enquadramento inspirado
Na ponta dos dedos
Nas teclas da imaginação
Com colcheias e pautas
Segredos e descobertas
Aberturas e velocidades

Para no final
Surgir brilhante
O retrato da janela
Que já não é apenas uma janela

Mas  o que habita na alma dela


Tudo isto
Por apenas um click!


MRodas

21 jan.2018


sábado, 13 de janeiro de 2018

A casa, in Manual de Ramil, Rodas, Manuel, Ed. A. 2015



A casa. 

O meu pai era Guarda-Florestal e vivíamos no meio da serra, numa casa com três quartos, um escritório, uma cozinha, duas arrecadações grandes e uma casa de banho. 

O chuveiro era um balde de zinco, com um alçapão no interior e descia através duma roldana presa no teto, para se encher de água morna e, lá no alto, desabava em chuva sobre nós, quando se puxava o guito, uma corrente de metal.
A cozinha era grande e tinha quatro portas: uma de entrada, a seguir a um pequeno pátio de granito, outra para a arrecadação, a terceira para o quarto de meus pais e a última para o corredor de acesso à casa de banho! Havia uma mesa, com duas gavetas, encostada à parede, onde guardávamos os talheres e era lá que fazíamos as refeições. Havia ainda um balcão com pia e lavatório, alguns armários, um fogão a gás e do que eu mais gostava, uma lareira grande, que, quando acesa, perfumava a casa toda, com o fumo acre do pinho, da giesta, da urze, as risadas das pessoas, a tosse de meu pai e os suspiros e lágrimas de minha mãe.
- Porque choras, mãe?
- É do fumo!

Mais tarde, às costas duns homens suados, cobertos de escuro, apareceu um fogão de ferro. Aí crepitavam as achas e fumegavam panelas e tachos. Tinha uma torneira donde saía água quente e um forno, onde às vezes minha mãe assava carne e batatas e cozia broas de milho. No resto do tempo, guardava os tachos.

Os quartos tinham paredes brancas, uma cama de casal, com um crucifixo na parede, uma mesinha de cabeceira de madeira e um guarda-fatos com espelho grande, onde a minha mãe se ria, observando as minhas caretas e momices.

O escritório, com uma janela e uma porta verde para o exterior – em casa todas as portas e janelas eram verdes -, era para meu pai como a sacristia para o padre. Lá escrevia, fazia as listas de nomes, que mandava para a Administração Florestal em Arcos de Valdevez. Somava, subtraía, com uma caligrafia muito regular e arredondada, as parcelas muito verticais, sem um milímetro de desvio, enquanto a caneta Lamy deslizava como numa dança, em diálogo preciso e sincronizado, com a mão e os olhos que tudo controlavam: a forma, a pressão, a velocidade, a linearidade...
Mais tarde apareceu uma máquina de escrever com uma capa alaranjada, a imitar a rugosidade e as saliências do couro. Na secretária escolheu logo o melhor espaço: o do centro. Era impossível entrar no escritório e não ver a máquina. Aí, ele batia com os dedos nas teclas, que por estímulo preciso e ponderado se transcreviam em letras, frases, parágrafos, páginas e páginas, relatórios, exposições, artigos de jornal e...cartas de amor.
Eu ficava de longe a espiá-los e depois encostava-me sorrateiramente a ele, a ouvir o ronronar daquela máquina que tudo parecia saber e ao mínimo toque, zás, as teclas, primeiro como moscas voando, depois num enxame, deixavam o refúgio e num voo picado, aterravam ao de leve na folha de papel em branco, deixando lá impressas as asas, ou as pegadas de tinta! Mas a máquina dava sentido ao que ele escrevia e mais tarde nos lia na cozinha e posteriormente aparecia numa coluna no Jornal A Vanguarda. Semana após semana, durante vinte e tal anos assim fez. Primeiro em Ramil, depois em Germil, lá no alto da serra Amarela. Na Junqueira esteve calado durante sete anos – todos os que lá esteve -, mas ao voltar a Ramil, ganhou novo ânimo e só se calou quando se reformou e foi para Paradela.
.....

Havia ainda um sótão escuro e misterioso e as gateiras sob a casa por onde entrava o ar e se escondia um coelho doméstico, mas que resolvera viver em liberdade e ficar a ver o que acontecia... até que um dia um cão amarelo e vindo, sabe-se lá donde, comeu-o, para tristeza de meus pais e desespero meu.
Circundando a casa, havia um grande largo, onde, quando me deixavam, corria de manhã à noite. A cozinha era o coração da casa, mas o terreiro para além de ser sala de estar e de visitas, era verdadeiramente o pulmão do lar. Nada acontecia que não se soubesse primeiro no largo e nada acontecia no largo que não se soubesse primeiro em casa.
Do lado de baixo do terreiro (Sul) e num patamar inferior havia o quintal, que se espraiava colina abaixo, num rosário de parcelas de terreno. Descia-se através dumas escadas íngremes até uma cancela de ferro. De lá víamos os montes do Murço, parte da serra Amarela e ao longe Soajo, como um presépio de luzinhas rutilantes, a serra do Gião e um rosário de serras e montes até ao mar, numa névoa doce, que nunca descobri, se se formava nos meus olhos ou afagava mesmo os cumes dos montes e às vezes descia aos vales e rios.
Do lado Este, a mais ou menos 40 metros, a ribeira, o cortelho dos porcos, o caminho para Soajo, Assureira e Adrão, esta última a uma boa hora a pé, pela serra, entre matos e giestas. Foi neste caminho, junto ao poste com fio do telefone (pau do fio, como lhe chamávamos), que o meu pai, de cabeça perdida perante a recusa persistente do nosso burro “Cadete” em ir a Soajo trazer duas garrafas de gás, disse ao Tio Chico da Florinda, de Cunhas :
- Vá lá a casa e diga à minha mulher que lhe dê a pistola, que eu mato este cabrão!

O tio Chico, com a cara picada das bexigas e ar maroto, ensaiou umas passadas com as pernas arqueadas e as costas gingonas com saudades do jogador de boxe nas esquinas de Lisboa. Por lá tinha andado a ganhar o sustento, tendo agora, no último terço da sua vida, regressado ao seu eido, a Cunhas.
O Cadete, depois de ouvir este bafo desesperado, bateu as orelhas e começou a andar, disposto a ir onde fosse preciso!
Grande burro, o Cadete, ah!

Do lado Norte, havia o cortelho dos pitos, onde as galinhas chocavam os pintos, à sombra do caniço de varas de giestas entrelaçadas numa malha vegetal, para guardar as poucas espigas, que o quintal produzia. Depois o cortelho dos cães à esquerda, a seguir, o das ovelhas à direita, a corte das vacas, galinheiro e o forno ao fundo, e lá no alto, sobre a esquerda, o dos burros.
À direita, ficava o caminho para a Várzea e Paradela, sempre a subir até à Fonte Fiães, Lapa dos Defuntos[1] e mais à frente, a Portela do Galo. Era neste cortelho que a burrinha branca do meu avô Marujo vinha parar, quando o peso dos cinco netos era excessivo. Incapazes de a fazer parar, o primeiro fazia força com as mãos na padieira da porta e os detrás iam caindo, uns por cima dos outros, às fatias de risadas, enquanto ela se refugiava lá dentro, resguardada dos netos, pelo escuro das pedras.
A Oeste ficava o tanque, onde minha mãe lavava e estendia a roupa e nós nos refrescávamos no verão, bifurcando-se o caminho de terra e pedras, para a mina e contornando o quintal, à direita, para Soajo.
A água fresca era extraída duma mina, mesmo do interior da serra. Brotava dela mais clara e transparente que todas as águas do mundo.

Andou lá um homem a trabalhar dias sem fim e, no final dos dias, vinha apresentar contas a meu pai e requisitar mais carbureto para o dia seguinte. Despejava as sobras do carbureto no chão e eu cobri-as com terra e água, chegava-lhe fogo e a terra ardia. Tal como as teclas da máquina de escrever, também havia outros segredos a descobrir...

....

Na parte de trás da casa, virada a sul, existia outro pátio com três degraus de granito e a porta do escritório. Esta só se abria quando vinha o engenheiro, ou o mestre fazerem os pagamentos aos trabalhadores, ou em alturas cerimoniosas, como por exemplo a visita do padre, pela Páscoa!

A casa era térrea e de granito, com gateiras para a entrada de ar. Tinha quatro portas exteriores, pintadas de verde e seis janelas, também da mesma cor. Era caiada de branco e as telhas vermelhas formavam um conjunto que sobressaía, ao longe, do verde das árvores, do castanho das plantas rasteiras e do granito cinzento.
Era uma pincelada de nada, no meio do verde e do granito.
Em volta da casa, o meu pai mandou pôr os canteiros com lírios que todas as primaveras se abriam em cânticos de azul, amarelo e branco.
 Foi ele que escolheu aquele sítio e aquela organização: a casa, o quintal, a mina, o poço, a casa do forno e os cortelhos.

Um dia veio com dois homens e, quando chegou aos montes de Fonte Fiães, subiu ao alto do Muranho, um promontório rochoso, qual capitão sem mar! A vista estendia-se dentro dele até aos confins da serra Amarela e da serra D’Arga. Mas como fazer uma casa neste deserto de gente? De certeza que sorriu e parou a olhar. Nem muito longe das pessoas, nem muito longe da serra e... a água por perto.
À esquerda, o território já estava ocupado com bouças e tapadas. Outras colónias e outras benfeitorias na serra. À direita era muito íngreme. Lá no alto, mesmo pertinho do céu, as imagens foram passando na sua mente, na ponta do indicador a apontar: aquele morro protegeria a casa dos ventos norte e outras intempéries.
Ali ficaria a casa com um terreiro em volta. As crianças brincariam, os trabalhadores passariam por lá e a minha mãe correria da casa para o poço, deste para o quintal, mais em baixo, onde a terra parecia fértil, e do quintal para casa. O resto apareceria mais tarde. Tinha tempo até ao sétimo dia.
Logo apareceram os trabalhadores – não sei vindos donde - a revolver a terra, alinhar as pedras, a cavar os alicerces, erguer as paredes, rasgar as janelas e portas, sobrepor o telhado e tudo o mais que a uma casa diz respeito.
Todos os dias de manhã ele vinha de Paradela e à tarde voltava. Uma hora e meia para cada lado. A minha mãe perguntava:

- Falta muito, Zé ?
Não, a obra ia bem e assim se fez durante um ano e seis meses. Após esta data, a nossa família mudou-se duma casa igual, em Paradela, onde nasci, para esta. Assim, foi mais fácil deambularmos pela casa e arrumar a mobília. A mim, só me custou orientar no exterior, porque lá dentro, o frio e a solidão eram iguais...







[1] 1 A  Lapa dos Defuntos  é  uma  gruta  formada  por  dois  penedos  e  uma  lage,  que fica no caminho entre Ramil e a Várzea. Nós dizíamos que no tempo em  que os vivos traziam os mortos da Várzea para serem enterrados em Soajo,  as pessoas descansavam ali um pouco, antes de iniciar nova caminhada até  ao  rio  e  depois  até  ao  cemitério,  em  Soajo.  Sempre  que    passava,  com  tanto silêncio e impressionado pelas histórias que tinha ouvido, sentia a pele  a  eriçar-se  e  olhava  com  medo  para  dentro,  à  espera  que  algum  morto  viesse, sabia-se lá donde!