quarta-feira, 27 de junho de 2018

Charles Tomlinson, um poeta inglês que cantou Soajo!


-->
Charles Tomlinson , um poeta inglês que cantou Soajo!




Charles Tomlinson  1927–2015


Há dias em que cavalgamos as coisas... Ia a entrar na Biblioteca  Municipal de Oeiras e logo à entrada, no baú de ofertas aos leitores, um senhor já muito velho deixa cair um livro que, por ser de poesia, suscitou a minha curiosidade. Levo-o comigo, na intenção de o devolver ao fim do dia, se não me agradar.

Sento-me, retiro o computador, os óculos e começo a ler, ...estamos a comer mel numa casa de granito... bom, a minha curiosidade aumenta. Quem é este autor, que fala de Soajo, Ponte de Lima, do Porto, Coimbra e de Lisboa?






 Deixei-me levar pelo "brilho de partículas inscrustadas no granito", que sempre me fascinaram como sinais dos tesouros que as pedras escondiam no seu interior e me levava a perguntar a meu pai, as pedras crescem?
Uma "trama de granito pavimenta o largo da aldeia"...o Eiró! 
Verdade, poeta, uma trama de granito pavimenta os nossos passos e as nossas vidas. Aqui não há um único passo,  que não seja suportado pelo voo áspero e doce do granito.  Não disseste que estavas a comer mel numa casa de granito?

E o mausoléu para o milho, túmulos para uma dinastia, não régia, mas divina, Charles Tomlinson, com as mós abertas como as palmas da nossa mão e a cruz a elevar o olhar, para fornadas de pão, lá em cima, no azul celeste...
Obrigado, poeta, por este retorno a casa! 

M Rodas





Fui à net procurar e encontrei:

Poeta, artista e tradutor Charles Tomlinson nasceu em Stoke-on-Trent, Staffordshire, em 1927. Fluente em alemão, francês e italiano, lia inglês no Queen's College Cambridge, estudando com o poeta Donald Davie , que foi uma influência inicial e mais tarde tornou-se um amigo próximo. 
Tomlinson ensinou na escola primária antes de ingressar na Universidade de Bristol, onde lecionou por 36 anos. Suas coleções de poesia incluem Relações e Contrários (1951), Cenas Americanas e Outros Poemas (1966), Ser Gravado no Crânio de um Cormorão(1968), The Shaft (1978), Jubilation (1995), Skywriting e Outros Poemas.(2003), pelo qual ganhou o Prêmio New Criterion Poetry, e New Collected Poems (2009). 
O trabalho de Tomlinson é conhecido por sua atenção para a percepção visual e aural, seus efeitos pictóricos e seu estilo e assunto cosmopolita, até mesmo urbano. Embora ele tenha escrito sobre o mundo natural, especialmente em seus primeiros trabalhos, sua inclinação filosófica e interesse por outros lugares e culturas - bem como por seu trabalho altamente respeitado como tradutor - fizeram dele um estranho na poesia britânica. Segundo o crítico Michael Hennessy ,“Tomlinson é o poeta inglês mais internacional e menos provinciano de sua geração. Numa época em que a maioria de seus contemporâneos se inspirava, amamentando e cuidando de sua 'fidelidade', Tomlinson estava viajando, interagindo com o mundo e enriquecendo seu trabalho através da agência de tradições poéticas americanas, européias e até japonesas ”.
Tomlinson foi um campeão da poesia americana e americana. Ele ocupou cargos de visitante na Universidade do Novo México e na Universidade de Princeton; sua coleção A People's Landscape (1963) foi influenciada pela paisagem do sudoeste americano, enquanto Notes from New York e Other Poems(1984) foi motivada por uma visita a Nova York. Coleções de ensaios, como  Some Americans (1981) e American Essays(2001), também trataram sua longa relação com a cultura e a poesia americanas. Em uma entrevista com o Paris Reviewele comentou que seu "senso da América era coerente com muitos fragmentos, entre eles aquela pequena reprodução de uma Georgia O'Keeffe, totalmente desconhecida na época. Eu vim para a América em um período em que a Escola de Nova York havia mudado a atenção de Paris para aquela cidade. Para mim, foi um desses períodos de rápida assimilação - Jackson Pollock, Willem de Kooning, Arshile Gorky, particularmente Gorky. ”Tomlinson foi influenciado por poetas americanos bem cedo em sua carreira e admitiu uma afinidade com modernistas americanos como William Carlos Williams. , Wallace Stevens , Ezra Pound , Marianne Moore , George Oppen , e Louis Zukofsky . Critical QuarterlyO escritor Alan Young comparou o projeto dos poetas modernistas americanos ao “tema básico” de Tomlinson, nas palavras de Tomlinson: “que não é necessário ir além da experiência sensorial para uma união mítica, que o“ eu ”só pode ser responsável no relacionamento e não se dissolvendo em êxtase ou na Sobrealma ”. E Jonathan Barker, citando também Tomlinson no  Times Literary Supplement , apontou que Tomlinson rejeita a“ poesia simbólica como representação ”de uma visão da vida muito subjetiva para permitir a contemplação precisa da mundo exterior.'"
Tomlinson também é conhecido como tradutor, e traduziu obras de César Vallejo , Attilio Bertolucci , Antonio Machado e Octavio Paz, com quem escreveu a coleção Airborn / Hijos del aire (1981), uma edição bilíngue de um único poema que cada poeta escreveu. traduzido para a linguagem do outro. Em sua entrevista à Paris Review , Tomlinson observou seu trabalho com Paz on Airborn : “Eu simultaneamente percebi o quanto muitos de nossos poetas, voltando de Chaucer , tinham sido ótimos tradutores, o tempo todo estendendo as possibilidades do inglês introduzindo novos formas e novas idéias para a poesia. Então eu fui em frente e editei o Oxford Book of Verse em Inglês Tradução( 1980).
O trabalho de Tomlinson como editor - ele também editou Marianne Moore: Uma coleção de ensaios críticos (1969) e Poemas selecionados de William Carlos Williams (1976) - e tradutor garantiu seu lugar como um dos mais importantes e diversificados talentos da Grã-Bretanha. Ao aprender seu ofício de numerosos poetas de origens variadas, Tomlinson encontrou um estilo próprio; críticos como Cal Bedient consideravam-no “inconfundivelmente um poeta original”. Bedient continuou na Poesia Britânica desde 1960 : “Há nele, é verdade, uma medida de Wordsworth.... [mas] Wordsworth se descobre na natureza - é isso, é claro, que faz dele um poeta romântico. Tomlinson, por outro lado, descobre a natureza da natureza: um artista clássico, ele é todo um distanciamento tenso e responsivo ”. Em última análise, é difícil categorizar Tomlinson como distintamente britânico ou americano. “Na minha opinião”, o poeta Ed Hirsch disse, “Tomlinson é um dos poetas mais astutos, disciplinados e lucentes de sua geração. Ele é um dos poucos poetas ingleses que estenderam a herança do modernismo e eu suspeito que sua voz tranquila e meditativa reverberará nos dois lados do Atlântico por um longo tempo. ”
Charles Tomlinson tornou-se membro da Academia Americana de Artes e Ciências em 1998. Ele recebeu inúmeros prêmios e honras por seu trabalho, incluindo o Prêmio Italiano Internacional Flaiano per la Poesia e o Prêmio Bennett da Hudson Review. Ele foi feito um CBE em 2001 e recebeu um Doutorado Honorário de Letras da Universidade de Gloucestershire em 2008. Ele morreu em 2015.






Sem comentários:

Enviar um comentário

Seja crítico, mas educado e construtivo nos seus comentários, pois poderão não ser publicados. Obrigado.