quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

O retrato (exercício)


  - Otília, enquanto estás a ver tv, eu estive a pensar... e não consigo fazer o retrato prometido. Como se faz um retrato da nossa própria mulher? Há coisas que são mais fáceis: 56 anos estatura baixa, pele morena, cabelos grisalhos crespos, sinal no lábio...
- Tudo é difícil no início! – Dizia a mulher a retorcer os olhos na televisão.
- O difícil é pôr a tua alma no retrato! Como vou fazer para o retrato contar a pessoa que és?
João soltou uma baforada de fumo do cigarro, esquecendo-se agora dos anéis e dos círculos perfeitos...
- E como sou eu?
- Lamurienta, mandona, instável, espevitada, adoras saber tudo sobre todos…
-É isso que pensas de mim?- Suspendeu o programa da tv e mirou o marido.
 - Calma, calma Otília, também és trabalhadora, determinada…
- Pois não sabes tu o resto…
- Qual resto?
E de mãos na anca, desabafou:
- Sempre tive um sonho: ser uma mulher bonita que fizesse os homens virarem-se ao passar por mim! – Sorriu e voltou ao sofá e à tv !
- Ó Otília Passarinho, o único que se virou fui eu e vê lá o que me aconteceu…
- Tu? Quem te queria se não fosse eu? – Desta vez não se virou!
- Eu? Eu era o rapaz mais bem posto da freguesia… pele clara, olhos castanhos, cabelo liso, sereno e misterioso...
- Ninguém te ligava, sempre muito reservado, a pescar, a ler...
- E a pensar num mundo melhor, Otília Passarinho, num mundo melhor!
- E nesse  mundo há lugar para uma mulher de 56 anos se apaixonar?
- Claro Otília! Nesse mundo todos os homens e mulheres experimentarão várias paixões e milhões de orgasmos!
Tossicou, levantou-se e foi-se dali a cismar, dividido entre um mundo a inventar e o retrato da mulher!

Que mundo este!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seja crítico, mas educado e construtivo nos seus comentários, pois poderão não ser publicados. Obrigado.